SOCIAL
To Top

Volante sensorial mantém seus olhos na estrada

  • A Jaguar Land Rover realizou uma pesquisa sobre o aquecimento e resfriamento rápido do volante para uso em navegação

  • O “volante sensorial” ajuda a reduzir a distração do motorista, mantendo seus olhos na estrada

  • Motoristas que não prestam atenção quando dirigem são as maiores causas de acidentes de trânsito

  • A mudança térmica pode ser usada para avisar o motorista de cruzamentos e vias com baixa visibilidade

Um novo volante desenvolvido pela Jaguar Land Rover pode ajudar motoristas a manterem os olhos na estrada – usando o calor para avisá-los quando devem virar à esquerda ou à direita.

A pesquisa, em parceria com a Glasgow University, criou um “volante sensorial”, em que partes dele podem ser aquecidas ou resfriadas rapidamente para informar ao motorista onde fazer a curva, quando mudar de faixa ou quando se aproximar de um cruzamento. Isso pode ser útil quando a visibilidade está comprometida por conta de tempo ruim ou pelo traçado da estrada.

A tecnologia também foi aplicada para as alertas de troca de marcha atrás do volante, indicando quando o carro passa a andar de forma autônoma ou quando o motorista deve assumir o controle, preparando para o futuro, quando os carros autônomos forem finalizados.

A distração de motoristas é o maior contribuinte para acidentes de trânsito no mundo todo, eles representam mais de 10% dos acidentes fatais apenas nos EUA*. Os pesquisadores da Jaguar Land Rover sugeriram que os avisos térmicos poderiam ser uma forma de manter os motoristas atentos à estrada.

Os avisos acontecem nos dois lados do volante, indicando a direção da curva aquecendo ou resfriando rapidamente um lado, com uma diferença de, até, 6ºC. Para conforto, o motorista pode ajustar a oscilação de temperatura.

Os estudos mostraram** instruções que, baseadas em mudanças de temperatura, podem, também, ser usadas para situações com menos emergência, em que vibrações podem ser desnecessárias para chamar a atenção, por exemplo quando a gasolina está acabando ou avisos futuros, como pontos de interesse. Os avisos térmicos podem ser usados também em ocasiões em que avisos sonoros poderiam atrapalhar, como a reprodução de música na cabine ou durante conversas.

Alexandros Mouzakitis, gerente sênior de Electrical Research da Jaguar Land Rover disse: “Segurança é nossa prioridade número um na Jaguar Land Rover e estamos com o compromisso de melhorar constantemente nossos carros usando os desenvolvimentos tecnológicos mais avançados, se preparando para o negócio do futuro, os carros autônomos.

“O ‘volante sensorial’ faz parte dessa visão, com avisos térmicos capazes de reduzir o número de vezes que motoristas precisam tirar seus olhos da estrada. ”

“A pesquisa nos mostrou que as pessoas entendem facilmente as dinâmicas do aquecimento e resfriamento para indicar direções, e uma mudança brusca de temperatura pode ser a resposta perfeita para um aviso, sem necessidade de um áudio intrusivo ou vibrações. “

A pesquisa criada pela Jaguar Land Rover é parte de um estudo da PhD Patrizia Di Campli San Vito na Glasgow University como parte da Glasgow Interactive Systems Research Section (GIST).

Os modelos da Jaguar e Land Rover possuem uma vasta seleção de sistemas de apoio ao motorista – Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) – desenvolvidos para melhorar a segurança do motorista e do veículo, incluindo a nova geração do Head-Up Display (HUD) na Range Rover Velar. O Velar conta também com um volante com controles táteis para funções comuns, interagindo com o Interactive Driver Display, ajudando a reduzir as distrações para o motorista.

Notas:

https://www.nhtsa.gov/sites/nhtsa.dot.gov/files/documents/812_381_distracteddriving2015.pdf

** http://eprints.gla.ac.uk/166314/1/166314.pdf 

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, construída em torno de duas marcas icônicas de carros britânicos: a Land Rover, líder mundial de veículos premium com tração nas quatro rodas; e a Jaguar, uma das principais marcas de sedãs e esportivos de luxo do mundo. Na Jaguar Land Rover, somos movidos pelo desejo de entregar veículos líderes de segmento, que proporcionarão experiências que nossos clientes vão amar por toda a vida. Em 2018, a Jaguar Land Rover vendeu 592.708 veículos em 128 países.

Apoiamos cerca de 260 mil pessoas por meio de nossa rede de concessionários, fornecedores e empresas locais. Somos uma empresa essencialmente britânica, com dois grandes centros de design e engenharia, três fábricas de veículos e um centro de fabricação de motores no Reino Unido. Também temos fábricas na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia.

A partir de 2020, todos os novos veículos Jaguar Land Rover terão ao menos uma versão eletrificada, oferecendo ainda mais opções aos nossos clientes. Introduziremos um portfólio de produtos eletrificados em toda a nossa gama de modelos, englobando veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves, além de continuar oferecendo os mais recentes motores a diesel e a gasolina.

Sites: www.media.jaguar.com e www.media.landrover.com
Facebook: www.facebook.com/jaguarbrasiloficial e www.facebook.com/landroverbr
Instagram: @landroverbr e @jaguarbrasil
YouTube: www.youtube.com/user/JaguarBrasilOficial e www.youtube.com/user/landroverbr
Twitter: @landrover_br

 

 

 

Por Viviane Romano de Ponte

Imagem: Ilustração

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.