SOCIAL
To Top

Tratamento paliativo ganha novo espaço em Curitiba

Olesko e Lorusso assinam o projeto de interiores, áreas de convivência e reforma arquitetônica do Valencis Curitiba Hospice com soluções e decoração idealizadas para o conforto total dos pacientes

Criar espaços destinados a cuidados paliativos pode ser um grande desafio em diversos sentidos, uma vez que a ideia é garantir o máximo de conforto e humanização possível em todos os ambientes. A capital paranaense acaba de ganhar o Valencis Curitiba Hospice no bairro Bigorrilho – hospice é baseado em hospedagem e hospitalidade, tratando a doença, o emocional e o social em ambientes humanizados, além de contar com espaços para acolher a família dos pacientes – e as arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, da Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, são as responsáveis pelo projeto de interiores, áreas de convivência e atividades e reforma arquitetônica da instituição.

Hospices são muito comuns na Europa e América do Norte e o Brasil ainda está em andamento com este conceito. Assim, o Valencis Curitiba Hospice foi inteiramente planejado para conforto e acolhimento fornecendo cuidados paliativos para pessoas com doenças avançadas e incuráveis. “A ambientação é totalmente voltada para o conforto do hospede, ao bem estar e cuidado dele. Para proporcionar conforto, o objetivo foi levar a ‘sensação de casa’ com mobiliário que foi criado especialmente para o hospice, tecidos com toque especial, como suede e linho, e paleta de tons neutros que proporcionam aconchego e tranquilidade, sentimentos propostos pelos médicos responsáveis. Todo o projeto apresenta áreas de acessibilidade e fácil circulação”, detalha Luciana.

Em cada uma das suítes (incialmente são seis e a previsão é ampliar para 15 suítes no total) o paciente terá um banheiro privativo, armário com cofre, televisão de última geração com acesso a internet e TV a cabo, frigobar, camas reclináveis da Maxflex e camas hospitalares – a necessidade específica de cada um ditará a cama a ser usada – e um sofá cama para acomodar um acompanhante caso necessário. Além disto, o Valencis Curitiba Hospice conta com diversos recursos sustentáveis, com captação e reaproveitamento para água de chuva, aquecimento solar, toda iluminação em LED e sistema de irrigação do jardim automatizado, diminuindo o consumo de água.

As áreas de convivência também foram planejadas para comodidade ao paciente: a copa conta com mesa em marcenaria de madeira de demolição com inox, cadeiras confortáveis e leves em madeira e couro no tom nude e painel com televisão; área comum com espaços para terapias como reiki, acupuntura, fisioterapia e terapia ocupacional, com mobiliário escolhido e preparado especialmente para tais atividades; local para hidroterapia e um solário junto ao deck; espaço para quem gosta de admirar e cuidar de flores, um orquidário original da casa que foi mantido e revitalizado com novas orquídeas; além de jardim trabalhado com vidros para apreciar as plantas, com paisagismo assinado por Ciccarino.

Para o arquitetônico, as profissionais mantiveram o projeto da casa e optaram por realizar uma reforma pouco intervencionista para manter o estilo já existente. “O projeto arquitetônico segue um estilo mais europeu, com tijolo maciço aparente e bastante telhado com telhas Shingle. Mantivemos estes traços na reforma, acrescentando tijolo aparente, vigas aparentes pintadas na cor do concreto e esquadrias brancas de alumínio para fácil manutenção e conforto térmico e acústico da casa”, explica Maria Fernanda.

 

Por  Paola Possato – Prime Comunicacação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.