SOCIAL
To Top

Santa Luzia inova em decks ecológicos para áreas externas e internas

Marca dispensa o uso de madeira natural com matéria-prima sustentável

O deck é um dos recursos mais utilizados por arquitetos, designers e paisagistas para revestir o piso de áreas externas, especialmente as que ficam próximas às bordas de piscinas e banheiras. O look natural é um dos pontos que aumentam o desejo pelos decks. Porém, por serem normalmente executados em madeira, além de demandarem um elevado custo de manutenção, sacrificam uma quantidade considerável de recursos naturais.

Em busca de alternativas sustentáveis, a Santa Luzia desenvolveu uma linha de decks ecológicos fabricados a partir de um material reciclado e reciclável, a chamada “madeira plástica”. Conhecido pela sigla em inglês WPC, trata-se de um composto formado por finas partículas de madeira totalmente envolvidas por resina plástica. O material não apodrece, não solta farpas, é imune ao ataque de pragas como cupins e pode ser limpo com água e detergente neutro, esponjas, vassouras ou escovões de cerdas plásticas.

Projetos de Débora Aguiar (esq.) e Larissa Oliveira/Gabriela Lotufo (dir.) com ecodecks imbuia na CASACOR São Paulo 2018

Projeto de Gabriela Gaunszer Kozlowski e Rejane Heiden com ecodecks brancos na CASACOR São Paulo 2018

O ecodeck é comercializado em barras de 2,4 metros com 125 mm de altura e 25 mm de espessura. Além dele, barrotes de fixação e grampos “T” formam sistema básico para instalar o produto sobre as superfícies, que devem ser planas, limpas e estáveis, com inclinação mínima de 3 mm por metro para permitir o escoamento de água. O acabamento varia entre os modelos branco, marfim e o imbuia (nas imagens abaixo, da esquerda para direita), reproduzindo diferentes tons de madeira para ampliar as possibilidades de combinação com mobiliário e até outros revestimentos.

1. Ecodeck Branco
2. Ecodeck Marfim
3. Ecodeck Imbuia

Santa Luzia
www.industriasantaluzia.com.br

 

 

 

Por Thiago Ienco

Imagens: André Bittencourt / ABDesignFotos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Inovação

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.