SOCIAL
To Top

Roca Brasil Cerámica ensina como cortar corretamente peças de SuperFormato

Cortes perfeitos são fundamentais para adequação dos SuperFormatos em cada projeto, proporcionando acabamentos livres de imperfeições em todo tipo de situação

Versáteis e perfeitos para agregar elegância e muita tecnologia aos projetos, os revestimentos de grandes dimensões são tendência na decoração. Pioneira em sua fabricação nacional, a Roca Brasil Cerámica, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa, conta com um portfólio completo, com linhas de SuperFormato que passeiam pelos tamanhos 120×120, 100 x 200 e 120×250 cm, com a menor espessura do mercado, de apenas 7 mm. Com peças de tanto valor agregado, os SuperFormatos oferecem uma série de possibilidades e devem ser manuseados com cuidado – especialmente quando o assunto é corte. “Seja para adequar o dimensionamento da peça, seja para permitir uma inserção, os cortes devem ser feitos por profissionais qualificados e com as ferramentas corretas”, afirma Fernando Gabardo, Coordenador de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica.

Segundo Gabardo, os principais cortes aplicáveis em peças de SuperFormato são os retos, circulares e retangulares. “Em todos os casos, é necessário ter uma bancada capaz de apoiar toda a peça, podendo ser adquirida junto ao mercado ou confeccionada na própria obra, desde que fique firme, proporcionando o devido apoio e estabilidade na realização dos cortes”, explica.

Corte reto

Linha Venatino, da Incepa

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Arq Design: cinco dicas para gerenciar seu escritório com uma estratégia digital eficiente

————————————————————————————————————————————————————————

Os cortes retos são indicados para a adequação e dimensionamento da peça nos locais de aplicação. Para fazê-lo, a Roca Brasil Cerámica indica sempre a presença de dois profissionais. “Com a peça totalmente apoiada na bancada, marque as duas laterais na medida que se deseja cortar e, em seguida, posicione a régua do cortador de SuperFormato sobre a superfície da peça, alinhado com as marcações“, explica Gabardo. Depois disso, com o carrinho cortador é necessário riscar por duas vezes uma das laterais da peça, em torno de 10 cm, para estabilizar o processo de corte. Somente então é que se deve riscar a peça por toda extensão, utilizando uma força média para garantir a melhor qualidade do corte. “Com auxílio de um segundo profissional, puxe a peça deixando para fora da bancada a parte que se deseja cortar ‘em balanço’, dando acesso ao alicate destacador, que deve ser posicionado em uma das laterais da peça sobre o risco efetuado. Uma vez posicionado, empregue pressão gradativa até escutar um leve estalo na peça. Repita a operação no outro lado e, por último, em duas pessoas force para baixo a parte que se deseja destacar até separação”, diz o especialista, que alerta: para cortes retos, nunca utilize serra mármore. “O indicado é sempre o cortador vídea do tipo régua, normalmente vendido em módulos, o que o torna versátil para adequação ao tamanho da peça e transporte”, indica Gabardo.

Corte circular

Diferentemente do reto, o corte circular é indicado para inserção de elementos hidráulico – como tubulações, torneiras, comandos – elétricos, como caixas de passagens e luzes, ou decorativos. Para evitar erros, a Roca Brasil Cerámica recomenda realizar cortes circulares sempre com o auxílio de serra copo diamantada e um gabarito. “Com a serra copo na dimensão do corte que se deseja realizar, fure um pedaço de peça para utilização como gabarito. Em seguida, marque a peça de SuperFormato onde se deseja cortar e posicione o gabarito”, ensina Gabardo. A marcação deve sempre ser feita onde será o centro do furo. Depois, basta fixar o gabarito com fita adesiva ou grampo e, então, utilizar a serra copo e furadeira para a realização do corte. “O processo deve ser feito com o auxílio de uma segunda pessoa, para jogar água para refrigerar e lubrificar o corte”, explica Gabardo. Assim, é possível garantir que a serra copo não escape e risque o material.

Corte retangular

Por fim, o corte retangular é muito utilizado para inserção de elementos hidráulicos e elétricos, como também para ajustar as peças em cantos, paredes, elementos estruturais, entre outros. “Neste corte, a dica essencial é sempre deixar raio nos vértices, para o alívio de tensão”, afirma Gabardo. Para isso, após marcação na região onde se deseja cortar, realize furos nos vértices com o auxílio de serra copo, furadeira e gabarito. “Em seguida, com uma serra mármore e disco para porcelanato, forme sulcos na região demarcada, repetindo o processo até a separação das partes e, por último, com uma lixa de ferro e taco de madeira, lixe o corte para dar o acabamento final”, diz Gabardo. Da mesma forma que o corte circular, esse processo sempre deve ser realizado a úmido. “Assim, sempre peça auxílio a uma segunda pessoa para jogar água, umedecendo e refrigerando a peça durante todo o processo de corte”, finaliza Gabardo.

Sobre a Roca Brasil Cerámica

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. São linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormato, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro.

www.rocaceramica.com.br

www.incepa.com.br

Showroom Roca Brasil Cerámica

Av. Padre Natal Pigato, 974

Vila Delurdes, Campo Largo

tel. (41) 3391-1430

 

 

Por Marcela Millan

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.