SOCIAL
To Top

Ricardo Graham Ferreira participa da Made 2020 em evento 100% digital

Os novos tempos pedem novas abordagens em diferentes setores do design e da arte. Pensando nas novas formas de apresentar móveis, objetos e obras, as feiras do segmento estão criando plataformas digitais como uma ferramenta de manter a permanência e a existência das manifestações criativas no mundo e no Brasil. A Made, maior feira de arte da América Latina, acontece entre os dias 5 e 19 de agosto de maneira 100% digital, com o apoio da organização Not Cancelled, onde o visitante poderá ter uma experiência com as obras disponibilizadas no site.

Ricardo Graham Ferreira, designer à frente da marca oEbanista, atento a esta tendência imposta pela atualidade, participa da edição 2020, com seis peças. Uma delas é a poltrona Recordar, uma das peças mais icônicas de sua trajetória. A poltrona nasce depois de anos de carreira consolidada do designer, que teve uma recordação de como gostaria de fazer os braços de uma poltrona. Essa parte da peça já existia antes do designer começar a sua carreira em marcenaria.

A poltrona Recordar é constituída de três matérias-primas elementares no trabalho de Ricardo: a madeira maciça que compõe a estrutura, o estofado em linho e especialmente o encosto em corda de rami. O talento singular de Ricardo, somado às técnicas que adquiriu ao longo dos anos, deu vida à Recordar, tão única em seu desenho.  “A expressão das curvas, são para mim, um sentimento muito íntimo e o exercício da marcenaria também passa pelo corpo e pelas mãos. Traduzir essa poética para a madeira é para mim um dos grandes impulsos e desafios”, explica Ricardo.

Outra peça consagrada do designer que está na Made 2020 é o Banco Sela. Famoso pela sua ergonomia perfeita e design ao mesmo tempo robusto e leve, a peça já rodou os quatro cantos do mundo e recebeu importantes prêmios. O mesmo banco é fabricado tanto no seu ateliê como passou a ser produzida pela tradicional movelaria dinamarquesa PP Mobler, conhecida por executar, através de seus “artistas da madeira”, desenhos de Hans J. Wegner, Zaha Hadid, Verner Panton, entre outros, colocando o trabalho de Ricardo ao lado de gigantes do design mundial.

A Cadeira 3 pés também está entre os produtos. Preferida entre os colecionadores de design-arte, ela é um instrumento artesanal, de repouso, decorativo, que possui em seus genes a essência da marcenaria. A corda de fibra de ramí, que desenha o encosto da cadeira, é presa por de baixo do assento e esticada por torção. Os 3 pés são a solução encontrada para se criar um assento que permaneça estável em qualquer superfície.

As cadeiras Natural e Natural Alta dividem espaço com a Cadeira Capuri. A cadeira Natural, com duas opções de altura, tem um desenho elegante e original. Seu espaldar desafia a construção ordinária e produz um encosto flutuante, trazendo conforto e versátil. Já o modelo Capuri prima pelas leves curvas que constroem sua estrutura, com a delicadeza do encosto estreito e a beleza natural da tonalidade da madeira.

Made 2020

5 a 19 de agosto

Evento 100% digital no site https://www.notcancelled.art/made

Sobre Ricardo Graham Ferrreira- oEbanista

A escolha da Ebanesteria, um ofício quase extinto no mundo contemporâneo, surgiu da paixão de Ricardo pela madeira e suas infinitas possibilidades. O respeito pelo material e o prazer de dar vida aos seus desenhos com suas próprias mãos, utilizando espécies tropicais adquiridas de manejo florestal, ou então trabalhar verdadeiras joias raras que são as madeiras protegidas e até em extinção, mas que chegam até o artista advindas de demolições de casarões antigos ou de outras construções são, sem dúvida, duas de suas maiores satisfações como profissional.

Todo esse ciclo acontece alinhado com um discurso verdadeiro, vivido todos os dias por Ricardo e sua família – que mora a poucos metros de distância da oficina em que trabalha -através de processos renováveis e sustentáveis, que imprimem um frescor real em um mundo saturado pela urgência do tempo virtual. “O diferencial do meu trabalho é a minha expressão: esta não teve escola. É aí que emprego um conhecimento mais íntimo, onde a individualidade ganha forma: curvas, tons de madeira, encaixes. É uma linguagem, uma comunicação em forma de objeto”, explica.

Ricardo Graham Ferreira – oEbanista

www.oebanista.com.br

 

 

 

Por Marília Salla

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.