SOCIAL
To Top

Revitalização: Saiba quais são as tendências de cores, design de interiores e decoração 2017

Já foi comprovado cientificamente que as cores têm grande potencial de provocar alguns estímulos sensoriais no cérebro humano, influenciando no comportamento e sensações. A cada ano que passa, espera-se uma novidade para o ano seguinte, ou seja, a revitalização referente ao ano que se passou. Surgem então as tendências das cores. Mas de onde elas vêm e para que são destinadas? Isto vai além de uma estratégia de marketing para influenciar na escolha do consumidor. Os coolhuntings, termo do marketing que surgiu nos anos 90, definido como “caçadores de tendências”, são os profissionais responsáveis por prevê-las a cada ano.

Estes profissionais não ditam apenas sobre as cores do momento, mas também sobre design de interiores, moda, mercado, etc. São pesquisadores que observam em todos os ângulos e perspectivas, o comportamento social, os fatos históricos, as disponibilidades de textura, as produções de filmes, os símbolos, os fenômenos naturais e sociais do momento para ditar as tendências. Ou seja, são profissionais que “preveem o futuro” das tendências, de acordo com os acontecimentos do ano e este estudo pode durar entre seis a 24 meses anteriores à divulgação.

A revitalização está em alta e ficar de olho nas tendências de decoração e design de interiores pode ter ainda mais sentido quando o consumidor passa a conhecer a origem de cada uma delas. A Villagres – considerada uma grife quando o assunto é cerâmica – traça o perfil de suas linhas com base nas tendências mundiais de design, e mostra o que está em alta no setor.

As tendências de design e decoração podem proporcionar boas influências no comportamento humano. A arquiteta Nathalia Maule, da Villagres, ressalta que a decoração tem a capacidade de despertar estímulos sensoriais como: tranquilidade, bem-estar, frescor, etc. “Estas sensações podem ser influenciadas através das cores, texturas e formas. Textura e tons naturais trazem a paz e a harmonia da natureza para dentro de casa, transportando o ambiente externo para o nosso interior. Desta maneira é possível desacelerar a rotina insana de nosso dia a dia. Quando usamos produtos Vintage ou Retrô, por exemplo, inconscientemente, retornamos às memorias de nossa infância, talvez da casa de nossos avós, o que traz um aconchego e acolhimento ao lar”, completa.

Veja abaixo alguns ambientes inspirados nas tendências de decoração, cor e design 2017:

 

 

Com uma área de aproximadamente 19,12 m², a sala de almoço (foto acima), construída pela arquiteta Joana Peressinotto, de Americana, para a Decor Interior, apresenta a elegância do retrô mesclada com um toque contemporâneo. Joana descreve a combinação com a Linha Empório Decor, da Santa Fábrica de Ladrilhos, do Grupo Villagres, como a peça chave para enfatizar o charme à sua obra. “Harmonizando as características do passado ao contemporâneo, esta linha mostra musicalidade e encanta feito o pincel do artista, riscando geometrias da cor do céu. O resultado é a simplicidade e a elegância no contexto do olhar das pessoas”, descreve.

A cor do revestimento é a “Mergulho Sereno”, definida no evento Colour Future 2017 #CF17 – organizado pelas Tintas Coral e Shopping D&D – como a cor do ano, segundo um estudo da Global Aesthetic Center (Centro de Estética Global) da Akso Nobel – fabricante das Tintas Coral. A especificação foi dada pelo azul ser a cor do cotidiano, que representa do céu e a procura por dias mais tranquilos e serenos, mediante às turbulências. Cria uma bela harmonia entre tons neutros e leves. A Colour Future é uma publicação anual com previsões de tendências e cores para decoração e arquitetura.

 

 

 

 

Um dos destaques da Casa Cor (Ceará) 2017 foi o ambiente (foto ao lado) criado pelo design de interiores, Kaian Meira, do escritório Kriatize. O perfil da obra se encaixa na Digital Wave (Onda Digital), uma macrotendência inspirada na internet, identificada pela Worth Global Style Network (WGSN) – líder mundial em previsão de tendências.
A Digital Wave veio para desafiar os padrões e destaca cores vibrantes, liberdade de expressão, ondas, gráficos e formas geométricas. É onde a era digital se conecta ao dinamismo e faz uma releitura dos anos 80 de uma forma inovadora. Representa uma era totalmente tecnológica e todo o ativismo da geração Z. A peça que reveste o piso é a Ipanema, da Linha Maravilhosa, da Santa Fábrica de Ladrilhos, do Grupo Villagres. A Linha Maravilhosa faz uma releitura ao design das ruas da cidade do Rio de Janeiro, onde cada peça recebe o nome de um bairro. Suas formas geométricas em combinação ao preto e branco atemporal proporcionam sensação de movimento, perfeito para os mais diversos tipos de projetos arrojados.

Que tal relaxar um pouco e se conectar consigo mesmo? A procura pela “pausa” está em alta, mas não necessariamente longe da tecnologia, pois atualmente, ela veio para somar e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Este é o conceito da “Pause”, uma das macrotendências identificadas pela WGSN. Representa a inteligência artificial, os objetos que ganham vida e personalidade, as viagens virtuais e a meditação. Combina com formas lineares e angulares, curvas suaves, luz difusa, rendas trabalhadas, superfícies táteis e vestígios florais.

No ambiente, a Linha Ônix, da Villagres, é inspirada no precioso mármore de finíssimos veios dourados. Suas nuances peroladas aliadas à superfície de brilho pleno, valorizam os efeitos de profundidade e tonalidades exploradas pela alta definição da tecnologia digital. Um desenho rico em grandes formatos de porcelanato, quadrados ou retangulares, formam um produto belo e refinado para o toque final de seu projeto. A linha possui a tecnologia Touch de polimento, onde cada peça recebe uma cobertura esmaltada polida. Na sequência a tecnologia “Super Shine” confere proteção que sela os poros, garantindo extra brilho permanente, maciez no contato e proteção contra manchas.

 

 

Com base nas tendências mundiais de design, a Villagres desenvolve suas coleções a partir das mais conceituadas e atuais tecnologias de superfície, com impressão em alta definição (high definition), buscando excelência de produção.

Sobre a Villagres – Com 86 anos de história, a Villagres é considerada uma grife quando o assunto é cerâmica. São produtos de alta qualidade e com alto investimento em equipamentos de última geração. Localizada em Santa Gertrudes (SP), todos os processos de fabricação são automatizados. Atualmente conta com aproximadamente 75 linhas que atendem todas as exigências do mercado com requinte.

Site: www.villagres.com.br

Facebook: ceramicavillagres

Instagram: @villagres

Youtube: VillagresCeramica

 

Por Lucia Nunes|  LN Comunicação

Imagem: Divulgação

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tendências

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.