SOCIAL
To Top

Personalidade ao decorar: inspire-se nos projetos da arquiteta Cristiane Schiavoni

Ousar nas cores e nas combinações pode transformar os ambientes da casa

A decoração deve refletir a personalidade dos moradores. No projeto assinado por Cristiane Schiavoni, elementos como as poltronas, o sofá curvo amarelo e o tapete azul declaram o desejo de emanar a vivacidade e o jeito dos moradores

Parece óbvio, mas cada detalhe do projeto de arquitetura de interiores deve seguir os gostos e, acima de tudo, a personalidade dos moradores. Afinal, as pessoas precisam sentir que a casa é o seu lar e os ambientes devem refletir, por meio das escolhas, suas histórias, lembranças e o estilo. Assim, a seleção do mobiliário e dos itens decorativos carregam a missão de representar o senso de pertencimento e a tão esperada sensação de aconchego.

Nesse sentido, o emprego de cores vibrantes tem o poder de transformar, combinando com personalidades marcantes. Porém, antes de sair colocando esses tons em todos os lugares, é importante ter algumas questões em mente. “As tonalidades se equilibram? De que forma? Existem outras cores no espaço? O que o morador quer transmitir? A intenção é destacar ou camuflar?”, são algumas listadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.

Antes de especificar essas tonalidades em projetos, a profissional afirma que passa pela etapa de conhecer muito bem os seus clientes. “No dia a dia vou percebendo as preferências dos futuros moradores. Nas projeções 3D insiro algumas cores e observo as reações. É essencial compreender o jeito de cada um”, explica.

Porém como conseguir o equilíbrio? A resposta pode parecer complicada, mas com a utilização do círculo cromático tudo fica mais simples. Ele apresenta 12 cores dispostas lado a lado e divididas seguindo a tonalidade. A classificação mostra como podem ser misturadas: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia. “O material está disponível na internet e pode ser consultado na hora de escolher os elementos”, diz Cristiane Schiavoni.

Outra técnica para balancear é usar componentes que, muitas vezes, são considerados neutros como madeira, tecidos e até mesmo o branco. Esse último, dependendo da situação, funcionará mais como um meio de destacar os tons vibrantes do que os suavizar.

Dessa forma, se o objetivo é ousar nas tonalidades, sem esquecer da harmonia no cômodo, a arquiteta reuniu inspirações de seus projetos para ajudar nessa missão.

Confira a seguir:

1) Quarto azul:

Casal de moradores com personalidade alegre rendeu inspiração para um quarto todo azul

Apesar de ser uma cor de bastante originalidade, o azul é associado à calma e tranquilidade, encaixando perfeitamente em um dormitório. Assim, ao observar o modo animado dos moradores, a profissional escolheu usá-lo em quase todas as paredes. Os quadros, a cortina, a estrutura de metal da cabeceira, o cinza e a madeira no banheiro foram empregados como forma de dosar a intensidade da cor.

2) Sala de estar com toques de amarelo:

O amarelo e o cinza, cores de 2021 da Pantone, marcam presença no projeto da sala de estar com atmosfera de décor industrial

A sala de estar pertence aos mesmos moradores do quarto azul. “É interessante ressaltar que os elementos amarelos desse ambiente já pertenciam ao casal, que nos trouxe a possibilidade de compor a partir deles”, conta a profissional. Para destacar, uma base neutra com cimento queimado, tijolinhos e cinza foi a melhor opção. Os tons combinados realçaram a integração do projeto.

3) Sofá vermelho: 

No contraponto ao sofá vermelho e os quadros coloridos, elementos brancos, como a mesa de centro em laca brilhante, a parede e o cinza claro do tapete

Os quadros pertenciam à moradora, porém estavam espalhados pela sala de estar. Além disso, apesar de ser uma casa em um estilo clássico, a profissional percebeu o jeito marcante da cliente. Portanto, para enaltecer esse lado animado, foi criado uma exposição com todas as obras de arte na mesma parede.

Nesse sentido, o sofá vermelho faz parte do painel, acrescentando alguns toques sutis de verde e roxo. Os demais itens são neutros, criando um fundo ideal para a composição.

4) Geladeira amarela: 

A combinação entre amarelo e cinza aparece novamente, dessa vez na cozinha

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Artigo | Design Thinking: a solução de problemas complexos com o consumidor no centro das atividades

——————————————————————————————————————————————————————————

Após a cliente ter comprado a geladeira errada, a arquiteta resolveu o problema propondo usar pontos de amarelo na peça e no nicho ao lado. A solução coube perfeitamente no ambiente com predomínio do cinza. “O amarelo chegou para trazer alegria para o local onde os alimentos são preparados. A cozinha demanda cores mais vibrantes, animando os dias”, conta a profissional.

5) Obras de arte: 

Quando a obra de arte dá o tom para o restante da decoração em uma sala de TV cheia de estilo

Nesse projeto, a arquiteta percebeu, desde o início, que os moradores eram apaixonados pelas cores, afinal o sofá azul foi comprado por eles. “A ideia principal foi trazer esse estilo, equilibrando as tonalidades de azul, amarelo e verde”, conta. A escultura da artista plástica Rosana Ciotta e o tapete entraram na composição, tendo o móvel como protagonista.

Nesse caso, as paredes foram pintadas em um tom neutro, porém isso não é uma regra. É possível misturar cores vibrantes em um mesmo ambiente, sem ficar incômodo. Se for usar o branco, por exemplo, é importante entender que ele tem a função de destacar ainda mais o elemento colorido. Logo, se a intenção for diminuir a intensidade, o recomendado é escolher tonalidades próximas e colocá-las lado a lado.

6) O roxo toma conta: 

Usando o painel como inspiração, o roxo ganhou os móveis da sala

A decoração dessa sala de estar teve como principal inspiração o painel ao fundo que traz uma foto significativa para a proprietária. Dessa forma, o mesmo roxo da imagem foi usado para as cadeiras ao centro. No projeto, o branco foi escolhido para realçar o tom forte.

7) Combinação clássica:

A combinação clássica ofereceu elegância ao banheiro

Apesar de ser uma cor clássica, o preto ainda assusta algumas pessoas. Nesse banheiro, a proposta foi trazer elegância e sofisticação, entretanto, a tonalidade também pode estar em projetos mais modernos. O preto marmorizado foi aplicado na parede, contrapondo com o branco. A combinação transformou a atmosfera, complementado pelo armário em grafite.

8) Cozinha vermelha: 

A cozinha ganhou ares ousados com a combinação cromática

Partindo do piso de granito preto, Cristiane Schiavoni criou uma proposta arrojada. Assim, nasceu o projeto de uma cozinha retrô, reforçada pelos armários em vermelho coral. O aspecto forte da moradora ainda foi reforçada nos pendentes em amarelo e nas cadeiras padronizadas.

“Quando falamos de cores vibrantes e decoração com personalidade, é essencial seguir seu estilo, sem esquecer da harmonia cromática nos ambientes. Eu sempre digo que não existe feio ou bonito, brega ou chique, mas sim projeto coerente ou incoerente”, finaliza a profissional.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

 

 

 

Por Bianca Benfatti

Imagem: Carlos Piratininga

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.