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Patricia Anastassiadis assina showroom e coleção de mobiliário exclusiva para a Artefacto

Diretora criativa da marca, a arquiteta cria 38 novas peças, mistura ocidente e oriente com brasilidade e apresenta móveis e acessórios atemporais

 

 

Patricia Anastassiadis, sócia fundadora do escritório Anastassiadis Arquitetos, assume pelo terceiro ano consecutivo a direção criativa da Artefacto. A arquiteta, além de criar peças exclusivas, participa da tradicional mostra da marca “Escolhemos Patricia, pois valorizamos a qualidade e o ineditismo de seus projetos. Conhecemos sua expertise no segmento hoteleiro nacional e internacional.” diz Paulo Bachi, CEO da Artefacto.

A parceria da profissional com a marca acontece desde 1995. Patricia já participou 16 vezes da Mostra Artefacto, evento anual que reúne designers de interiores, decoradores e arquitetos, para apresentar as novas tendências de decoração e mobiliário. A profissional assina o showroom da marca, um espaço conceito com 400 m², incluindo a vitrine, localizado na Rua Haddock Lobo. Anastassiadis apresenta, na abertura da mostra, 38 itens que passam a integrar o portfólio de lançamentos da marca para 2017.

Sobre o processo criativo, Patricia explica “Sou uma pessoa que transita entre o passado e o presente”. O grande desafio da arquiteta é mesclar o estilo de hoje com referências do passado. Entre estofados, mesas, aparadores, cadeiras, banquetas e peças de apoio, os produtos preservam a tradição de mais de 40 anos e o acento italiano do mobiliário da Artefacto, acionando formas e volumes up-to-date e que estão em sintonia com as tendências do design.

“Se tivesse que apontar uma única inspiração, com certeza seria o Yves Saint Laurent (1936-2008)”, afirma Patricia. Em especial, a paixão do estilista francês pelo Marrocos – lugar onde passou boa parte de sua vida. O Jardim Majorelle, localizado no centro de Marraquexe, encabeça o moodboard de Anastassiadis.

“Meu objetivo é atingir a atemporalidade – quero que essas peças permaneçam atuais por mais uma ou duas décadas, em sintonia com a potência e o dinamismo com que Paulo conduz a marca”, prevê a profissional. Para 2017, Anastassiadis promete tradição, contemporaneidade, formas orgânicas e referências no Oriente Médio (Países Árabes) e na Ásia (China e Japão).

Para caracterizar a coleção, Patricia selecionou quatro moods. As peças seguem a linguagem e o estilo: New Classic, Nouveau, Ink e Orient Excess. Os lançamentos serão apresentados na inauguração da Mostra Artefacto, prevista para o dia 10 de março e estará disponível em todas as lojas da rede – 25 no Brasil e três unidades nos Estados Unidos.

As peças da Coleção 2017 seguem a linguagem e o estilo dos quatro moods abaixo:

New Classic

A tradição atualizada para os dias de hoje. Boiseries, capitonês e botonês aparecem de forma suave e elegante. Arquétipos legendários como a cadeira do imperador Napoleão, são trazidos para os dias de hoje por meio de materiais tecnológicos e desenhos mais limpos. É o clássico revisitado e readequado.

Nouveau

Com inspiração direta no movimento Art Nouveau (linhas curvas e formas derivadas, sobretudo de flores e folhagens), Anastassiadis apresenta peças com uma leitura feminina e sensual, com tonalidades suaves como nudes, cinzas e verdes acalmados.

Ink

A paixão pelas artes plásticas e por elementos gráficos fizeram Patrícia buscar na pintura sumi-ê e na técnica milenar de tingimento suminagashi, ambas originárias do Japão, a verve para compor os móveis dessa linha. A estética do alemão Vladimir Kagan (1927-2016) e os marmorizados italianos também entram na roda, compondo rico intercâmbio cultural entre oriente e ocidente.

Orient Excess

A China e o Oriente Médio aparecem diluídos com sofisticação: ouro amarelo, ouro rosa – novidade entre os acabamentos da marca –, palhinhas e tonalidades como o laranja queimado combinam com as curvaturas dos móveis, compondo matizes que agregam valor estético ao catálogo da marca.

Sobre Patrícia Anastassiadis

A arquiteta cresceu entre tecidos, linhas e agulhas em uma confecção feminina, de propriedade de sua família, no bairro paulistano do Bom Retiro. A mãe, de origem judaica, é estilista, e o pai, grego, administrador de empresas. Até os 17 anos, pensou em se dedicar à moda, mas por sugestão de sua mãe optou pela arquitetura. Entrou na faculdade Mackenzie e, aos 21 anos, já apaixonada pela profissão, montou um escritório na varanda de casa. Seu primeiro projeto foi o restaurante Filomena, em 1994. Depois disso, vieram outros projetos de marcas como o Banque Edmond de Rothschild, Deustche Bank, Bank Boston, Adidas, Nestlé, Sony, Brookfield, Tishman Speyer, tanto no mercado nacional quanto internacional (Portugal, Espanha, EUA e Chile). A profissional sempre busca projetar espaços onde a arquitetura e o design propiciem bem estar, conforto e percepção de soluções únicas. Entre os grandes hotéis estão o Palácio Tangará , da rede Oetker Collection, o Hilton Barra do Rio de Janeiro, o Ritz Carlton, de Santiago, no Chile, o Tivoli Mofarrej, em São Paulo e o Club Med de Trancoso, na Bahia. “Um projeto precisa ter um conceito único, ser pensado especialmente para atender as necessidades e o perfil do cliente, conter arte e tecnologia. Estudamos cada detalhe, buscando unir a preocupação estética com as melhores soluções técnicas e funcionais”, explica Patricia.

Sobre Anastassiadis Arquitetos

Há 20 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa, hoteleira, empreendimentos imobiliários. Sob a direção da arquiteta Patricia Anastassiadis e de uma equipe de sócios, a empresa é composta por um time de mais de 60 profissionais, que desenvolvem projetos e formulam conceitos buscando unir a preocupação estética com as melhores soluções técnicas e funcionais para cada projeto. Com mais de 700 projetos realizados e atuação no mercado nacional e internacional (Portugal, Espanha, EUA e Chile), a Anastassiadis Arquitetos prioriza espaços nos quais a arquitetura e o design resulte em bem-estar, conforto e percepção de se sentir em um lugar único.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Karina Pascini

Imagem:  Divulgação

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