SOCIAL
To Top

Mostra 100% Minas chega a sua 3ª edição destacando o cenário do design mineiro

Evento criado pela CASACOR Minas faz parte da programação da mostra de arquitetura pensada para incentivar a produção, o mercado e a cena do design mineiro, apresentando o trabalho de 30 designers do estado.

 

É inegável que nos últimos anos o cenário e o mercado de design brasileiro alcançou um elevado patamar de qualidade e de sofisticação. Esse aprimoramento se deve não só por questões estéticas, mas também pela realização de trabalhos que primam por transformar em um produto palpável conceitos inventivos e inovadores, sempre atentos às tendências da contemporaneidade. Por meio do design, o mercado tem, cada vez mais, proposto novas alternativas e conceitos inventivos para produtos que são aliados no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, o público passa a buscar criações que se destaquem não apenas pela qualidade estética, mas também devido ao conforto apresentado, durabilidade, ergonomia, praticidade e aerodinamismo.

 

Um dos principais potencializadores desta renovação na cena mineira do design é a CASACOR Minas, que em seus 24 anos de atuação teve um papel fundamental no desenvolvimento, aprimoramento e geração de oportunidades para o design local ao aproximar criadores de consumidores, além de valorizar a produção contemporânea do setor. Dando sequência a este compromisso, a CASACOR Minas promoverá a 3ª edição da Mostra 100% Minas, evento que faz parte de sua programação e foi criado para dar visibilidade a uma nova safra de criações produzidas por designers mineiros experientes e também por nomes fortes da nova geração. Nesta edição, serão apresentadas 25 peças inéditas, assinadas por 30 designers. A 3ª edição da mostra será realizada na Casa Fiat de Cultura, entre os dias 29/06 e 08/07.

 

A terceira edição da Mostra 100% Minas traz três grandes novidades para sua programação. A primeira delas é que para a realização da mostra deste ano a direção do evento promoveu uma convocatória aberta com o objetivo de selecionar novos nomes do cenário e entrar em um profundo contato com a produção recente e fresca do design mineiro. Ao todo foram recebidas 17 peças entre mobiliário, objetos e luminárias que foram selecionadas para compor a exposição, além de outros projetos de designers convidados. A segunda novidade é a parceria com a Casa Fiat, que possibilita a criação de um projeto expositivo exclusivo para a mostra, assinado por Alex Rousset.

 

A terceira novidade foi a criação de um espaço dedicado aos objetos criados na Semana Criativa de Tiradentes através de uma imersão criativa de designers e artesãos locais. No programa que antecedeu o evento, designers como Paulo Alves, Maria Fernanda Paes de Barros, Guilherme Leite, Daniela Karan e André Bastos do “Nada Se Leva”, foram convidados a exercitar a criatividade dos artesãos que trabalham a madeira, pedra-sabão, latão, bordado e até papel crepom. O resultado desse processo poderá ser conferido em primeira mão na capital mineira na programação da mostra.

Outra notícia que também merece destaque é que a 100% Minas também conta com uma programação educativa centralizada em um bate-papo mediado pelo curador João Elias, que receberá Simone Quintas, idealizadora da Semana Criativa de Tiradentes, o artesão Wagner Trindade e a designer Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, que compartilharão suas experiências com a imersão criativa. O encontro, que será realizado na quinta-feira (05/07) às 17h, no auditório da Casa Fiat de Cultura, convidará o público a refletir a respeito dos diversos processos de produção dentro do design autoral e criativo, além de contextualizar e debater situações específicas existentes no mercado mineiro.

 

Criada com o objetivo de promover um intercâmbio entre design e artesanato, além de resgatar tradições, valorizar o design de raiz e estimular o empreendedorismo e a economia criativa, a Semana Criativa de Tiradentes teve sua primeira edição em 2017. Uma das etapas do projeto foi uma imersão de designers reconhecidos com artesãos locais para trabalhar a criatividade e promover a troca de conhecimento. É justamente o resultado dessa experiência rica, profunda e transformadora que será compartilhado na conversa, que visa inspirar a todos que atuam em áreas criativas.
A mostra segue a essência da CASACOR Minas, se preocupando em ser mais do que uma mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, mas sim uma plataforma de múltiplas possibilidades, sustentada por quatro pilares: inspiração, conteúdo, entretenimento e networking. Assim, a Mostra se confirma como um convite para o visitante conhecer e se aproximar da recente, diversificada e expressiva produção de cadeiras, aparadores, luminárias, poltronas, bancos, mesas e objetos em caráter de protótipo, peças únicas ou lançamentos independentes que percorrem do artesanal ao industrial e exploram o aço, madeira, pedra-sabão, concreto e papelão.

 

A MOSTRA

 

Dentro de sua proposta de trazer protagonismo e uma oportunidade de exibição dos resultados de trabalhos do design mineiro, a mostra 100% Minas apresenta peças, em sua maioria de mobiliário, adornos e pequenos objetos, que variam desde formas tradicionais e usos bem definidos, a peças inventivas até utensílios e objetos que tiveram suas funções ressignificadas a partir de um meticuloso trabalho de criação, buscando. A seleção dos trabalhos apresenta o resultado de um diálogo entre o conceito e concepção do design combinado aos olhares particulares de cada designer, trazendo inspirações de áreas variadas, além de experimentações de formas, acabamentos modernos e materiais inovadores ou surpreendentes.

 

Um dos destaques presentes entre as obras selecionados da Mostra 100% Minas é o Banquinho Tear, criado pelos artesãos Delano Nunes e Maria Laura de Resende para a Semana Criativa de Tiradentes que será realizada entre os dias 18 e 21 de outubro, mas que seria exibida de forma inédita na mostra de design da capital mineira. O banco em madeira leva um toque especial com o assento de couro e tiras de tear, produzidas pela tecelã Maria Laura, de Resende.

 

 

Participantes da Mostra 100% Minas

 

Danillo FariaCadeira Aslo, 2018

Danillo Faria é graduado em Design pela Universidade Federal de Uberlândia, onde
despertou o interesse pelo trabalho manual. Atualmente, é proprietário da Oficio Lenho,
estúdio especializado em criação e produção de mobiliários e produtos autorais. A Cadeira Aslo é feita em madeira maciça e revestida em tecido veludo, de cores variadas. A peça foi construída através de técnicas tradicionais de marcenaria. A madeira utilizada na confecção é o cedro, encontrada em florestas abertas e campos de clima quente e úmido brasileiros. É principalmente usada em mesas de jantar, mas pode se encaixar em escritórios ou avulsa em diversos ambientes.

 

Geraldo Coelho – Cadeira Une Petite Blague, 2018

– Geraldo Coelho é formado em Desenho Industrial pela FUMA (1983) e professor de Design
na UEMG, na FUMEC, no SESI e no SENAI. Proprietário e Designer da empresa KR DESIGN.
Responsável por criação, projetos, desenvolvimento e fabricação de produtos pelo “Atelier
Lapin Fou”. A Cadeira Une Petite Blague (do francês: Uma Pequena Brincadeira) é composta por
uma estrutura de aço e acabamento de cores alegres que propõe o uso para brincadeiras de roda a crianças de todas as idades. Se tratando de uma cadeira
“coringa”, pode ser usada em todos os tipos de situações e locais, mesmo que sejam
sérios.

 

Pedro HarufPoltrona Esferas, 2018

Pedro Haruf é arquiteto urbanista formado pela PUC Minas (2010) e pós-graduado em
Design de Mobiliário pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2016). Atuou por 4 anos
como arquiteto da Secretaria de Saúde de Contagem, desenvolvendo e acompanhando
projetos desse campo. Hoje se dedica a projetos de diversas áreas, como casas; edifícios
residenciais e comerciais; projetos de interiores; projetos industriais, dentre outros. Sua
metodologia de trabalho visa o diálogo entre arquitetura e áreas afins, buscando sempre
parcerias com designers, fotógrafos, paisagistas, etc. A Poltrona Esferas é composta por estrutura metálica sustentada por esferas de
alumínio e lona encerada. Ao mesmo tempo em que as pequenas esferas
proporcionam uma sensação de fragilidade, são elas que conferem junção às demais
peças do produto. Versátil, despojada e tropical, a poltrona é ideal para ambientes externos e de lazer.

 

Francisco Oliveira – Cabideiro Cerrado, 2018

– A peça produzida pelo designer Francisco Oliveira é inspirada na vegetação, fauna e flora do Cerrado, bioma essencialmente brasileiro e presente nas regiões norte e nordeste do país, cobrindo uma área que o coloca como 2º maior bioma da América Latina. Caracterizado por sua vegetação baixa, seca, de cascas grossas, galhos retorcidos que sustentam frutos robustos, o bioma inspirou a criação de uma peça baixa que possui hastes longas com uma bola em madeira maciça.

 

Juliana Stark  e  Sérgio StarkBase S2, 2018

– A inspiração para a Base S2 se origina no telhado da antiga fábrica da Marcenaria Stark, instalada em um galpão datado dos anos 40 e localizado no tradicional bairro da Lagoinha. O majestoso telhado aparente da construção apresentava tesouras em madeira, com peças finas e que venciam longos vãos. Sua estrutura suportava grande peso devido a enorme quantidade de robustas telhas francesas. A base era toda feita em madeiras retas no perfil 2×2 – por isso chamado de S2 – possibilita um maior aproveitamento da madeira, proporcionando um peso muito reduzido, simplicidade na execução e extrema resistência. Para a peça apresentada pelos designers Juliana Stark e Sérgio Stark na Mostra 100% Minas, foi executada frijo maciço, e sendo adequada para receber diversos tipos de tampos.

 

Thales Pimenta – Tempos modernos, 2014 a 2017

– Thales Pimenta é um arquiteto mineiro que desde 2012 se dedica a exploração e desenvolvimento de produtos, mobiliários, pinturas e objetos que transmitem como o meio urbano é repleto de traumas, texturas e ternuras. A proposta surgiu da oportunidade de ocupar um grande espaço com pé direito duplo onde pessoas aleatórias trabalhariam simultaneamente. Para seguir com a intenção de subverter sua função primária (auxilio na
construção civil de altura elevada) precisava me munir de significados e argumentos.
Minha intenção era trazer
isto para um contexto atual de crescimento, onde milhares de pessoas hoje optam
pelo estilo de vida autônomo e menos corriqueiro, em pequenos espaços nos grandes
centros urbanos ao redor do mundo, estas pessoas precisam trabalhar, estudar e
morar. Com toda esta carga e fazendo um paralelo da época que a produtividade
obrigava trabalhadores a praticamente morar nas fabricas, nomeio-o de Tempos
Modernos. Hoje sim, na contemporaneidade, vemos como produtivo ou otimizado, um
mobiliário que permite múltiplas funções opostas complementares em nossas vidas.

 

Ricardo Rangel – Aparador Ubu, 2018

– Iniciou suas atividades como designer a partir da influência direta de seu pai, que toda vida atuou no ramo. Ricardo ingressa na escola de Arquitetura e Urbanismo e começa a trabalhar
como colaborador em projetos arquitetônicos no estúdio.
O uso predominante da madeira em suas peças revela a preferência do material pelo
designer, onde encontra caminho livre para o traçado fluido e escultural de seus desenhos.

 

Porfírio Valladares – Poltrona Cildo,

– Arquiteto e designer de móveis; possui experiência na área de Arquitetura, com ênfase em projetos residenciais e
institucionais. Chaise-longue com base construída em perfis de aço inox e concha do assento com perfil recortado em compensado multilamidado. O espaço entre os
dois perfis laterais é preenchido por rolos de madeira maciça que massageiam o
corpo de quem nela toma assento. A concha pode ter sua inclinação alterada
conforme o desejo do usuário.

 

João Diniz – Poltrona Liber, 2018

– Nascido em Juiz de Fora e formado pela Escola de Arquitetura da UFMG em Belo Horizonte.
Mestre em Engenharia Civil com ênfase em construção metálica pela Universidade Federal
de Ouro Preto. A cadeira Liber é um mobiliário doméstico híbrido capaz de ser, ao mesmo tempo, um assento móvel para leitores e um suporte para seus livros favoritos. As duas chapas dobradas são encaixadas entre si e soldadas em inclinação adequada
para promover conforto no assento. Na base são parafusados 4 rodízios em silicone.
A peça pode receber pintura eletrostática ou ser executada em chapas oxidadas e envernizadas.

 

Luiz e Rodrigo – Vasos Ghost, 2017

– A Coleção Ghost é uma releitura contemporânea de vasos de flores através da desconstrução da forma. O interior ganha espaço e transcende a originalidade. Flutuando entre ser uma obra de arte ou um objeto funcional, o “demi vase” contraria o esperado e se apresenta surpreendente. Perfeito para flores, os anéis metálicos banhados a ouro elevam o adorno ao status de natureza.

 

Carla MedinaMesa K

– A Mesa K, criada pela designer Carla Medina, toma partido do Design Emocional para criar novas relações com o usuário a partir de uma espacialidade que varia a cada ângulo de observação, aguçando e instigando a percepção. Sua base é toda feita em marcenaria artesanal trabalhada com encaixes e aliada à tecnologia CNC para corte do tampo, além do trabalho de serralheria tradicional com função estrutural.

 

Marcelo Toledo – Banqueta Alta Compasso/Aparador TORii, 2018 (a definir)

Marcelo Toledo é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. É fundador da Samauma Marcenaria. O projeto nasce da vontade de unir criação e o trabalho artesanal. O desenvolvimento do mobiliário produzido na empresa busca inspiração na diversidade, na natureza e na regionalidade. O aparador Torii tem seu nome e desenho inspirado nos portais dos templos japoneses. Foi utilizada também a técnica japonesa de carbonização da madeira chamada Shou Sugi Ban. xxx BANQUETA COMPASSO TEM TODO SEU DESENHO PENSADO EM FUNÇÃO DE UM JOGO DE ANGULAÇÕES.

 

Juliana Vasconcellos – Banco em Mogno Africano

– Natural de Belo Horizonte, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade
Federal de Minas Gerais com especialização em Gestão de Empreendimentos em Arquitetura
e Construção pela IEC PUC MINAS. Possui escritório próprio desde 2004.

 

Izabel e Tatiana Azzi – Suporte Labo,

– Tatiana: Mestre em Design, Arte e Tecnologia pela Universidade Anhembi (2009).
Bacharel em Design Industrial – Projeto de Produto pela UEMG. Izabela: Graduação em Psicologia pela UFMG (1981) e
mestrado em Psicologia pela UFMG (2006). É especialista em
Psicologia Clínica. Atua principalmente com a clínica e o ensino da Psicanálise. LABO é uma coleção de suporte para flores. As peças possuem base em concreto – retangular ou redonda.

 

Lilia Fonseca – Terço,

– Terço produzido em papel crepom

 

@estudiotrindade – Luminária Brancusi,

– O ofício das luminárias ja esta na família a mais de 50 anos.
Wagner aprendeu com o pai, que aprendeu com o artesão português seu Fernando.
Desde então mantenho a tradição das luminárias aqui em Tiradentes.
Com a Semana Criativa desce início a uma nova fase, com luminárias mais modernas e
contemporâneas. Luminária de vitral e latão feita pelo artesão Wagner Trindade com tutoria do Nada se leva.

 

João Bertholini e Lilia Fonseca – Santa Cruz,

– Foto de João Bertholini da fachada de uma casa colonial do século 18, com aplicação de crucifixo de papel crepom, da artesã Lilia Fonseca. Em Tiradentes, é comum ver cruzes nas fachadas das casas, pois acredita-se que estas residências “marcadas” serão abençoadas por Nossa Senhora na madrugada de 3 de maio, quando se comemora o dia da Santa Cruz.

 

Expedito Jonas de Jesus, Maria Conceição de Paula e Wagner Trindade – Porta Joias,

– Caixa com tampo de pedra-sabão furado manualmente pelo artesão Expedito Jonas de Jesus e bordado por Maria Conceição de Paula com fios de algodão com tingimento natural. A base de madeira é de Wagner Trindade.

 

Expedito Jonas de Jesus e Rodinelly Santos – Gamela,

– Gamela de pedra-sabão do artesão Expedito Jonas de Jesus com entalhe do artesão
Rodinelly Santos.

 

Delano Nunes e Maria Laura de Resende – Banquinho Tear,

– Banquinho de madeira, do artesão Delano Antunes, com assento de couro e tiras de tear, produzidas pela tecelã Maria Laura de Resende. A peça é uma prévia do que será exibido na edição de 2018 da Semana Criativa de Tiradentes, que acontecerá de 18 a 21 de outubro.

 

Olavo MachadoEstante LOT,

– The Loneliness of the Long Distance Runner…LOT. É uma linha baseada na leveza das formas em constraste com a robustez dos materiais, o que possibilita configurações únicas em vários acabamentos e cores. Inspirada no conto de Alan Sillitoe publicado em 1959, a linha faz um paralelo primeiro com a descoberta quase por acaso de uma vocação do artista em contato com a matéria prima, e, em seu desfecho, como um manifesto pela liberdade criativa, para que se possibilite a expressão máxima do potencial de cada um. Estrutura em aço com acabamento em pintura eletrostática, também podendo ser revestida em couro e madeira (mogno africano).

 

Danilo Lopes e Paula Gontijo

 

– Danilo Lopes e Paula Gontijo primam pelo conforto em seus desenhos, sem deixar de valorizar a proporção, a estética e o acabamento dos móveis, sempre impecáveis.

– Danilo trabalha linhas minimalistas cuidando sempre dos detalhes de acabamento que diferenciam suas peças.

– Paula Gontijo, arquiteta formada pela UFMG em 1996, trabalhou na área de arquitetura de interiores nos mais renomados escritórios mineiros até 2002. Hoje desenvolve produtos com a contribuição de toda a experiência adquirida na arquitetura

 

Danilo Guerra e Henrique Cançado

 

– Concreto, madeira, cobre, arames e uma lâmpada. A mistura desses elementos com influências industriais deu origem ao estúdio Tomada. Suas luminárias passam por um processo de criação totalmente artesanal que une arte e design a materiais pouco convencionais. O resultado é um produto único que te convida a apostar no inusitado para personalizar sua casa do jeito que você deseja.

 

Zargos

 

– Zargos Arquitetos  é  um grupo  de  arquitetos com núcleo  em  Belo Horizonte, dedicado principalmente  ao  desenvolvimento e execução de projetos arquitetônicos.  Conceitua-se  a  criação  de  um  projeto como  uma  metodologia  de  análise  e  investigação  dos  parâmetros sociais,  ambientais  e econômicos,  acrescido  de  flexibilidade  e  adaptabilidade.

 

Designers convidados: Ofício Lenho, Pedro Haruf, Thales Pimenta, João Diniz, Riardo Rangel, Porfirio Valladares. Estúdio Iludi, Tomada, Francisco Oliveira, Carla Medina, Sergio Stark, Zargos, Juliana Vasconcellos, Alva Design, Samauma Marcenaria, Domingos Tortora, Zoe Atelier.

 

Sobre a 24a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2018 chega à sua 24a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

                                                                                                      

Em 2018, a CASACOR Minas ocupará pelo segundo ano consecutivo um prédio histórico da capital mineira, integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, localizado na rua Sapucaí 383. Como novidade, a mostra apresentará pela primeira vez o prédio com restauro total de suas estruturas originais, recuperando grande parte dos materiais e características dos três pavimentos, do porão, do sótão e dos extensos jardins. O processo de restauração realizado pela CASACOR Minas contou com a aprovação e a supervisão do IPHAN. O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte.

 

Sobre a Semana Criativa de Tiradentes

A Semana Criativa de Tiradentes é um festival que reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros em um ambiente especial: a cidade de Tiradentes. Durante quatro dias acontecem palestras, exposições, workshops voltados para designers de interiores e de produtos, arquitetos, artesãos e estudantes. Antes mesmo do evento acontecer, artesãos e designers participam de imersões para juntos criarem produtos que valorizem o artesanato e os saberes ancestrais, dando uma identidade genuína e de raiz ao design brasileiro. O que você está vendo aqui, é apenas parte do resultado dos encontros que aconteceram no ano passado e que reuníram os designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do Nada se leva, Daniela Karam, Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, e Paulo Alves e os artesãos Expedito Jonas de Jesus, Lilia Fonseca, Maria Conceição de Paula, Rondinelly Santos e Wagner Trindade.  A próxima edição da Semana Criativa de Tiradentes acontecerá de 18 a 21 de outubro.

 

Sobre a Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

 

Mostra 100% Minas

Datas: de 29 de junho a 08 de julho

Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)

Horário de funcionamento: terça a sexta, 10 às 21h; Sab e Dom, 10h às 18h

Entrada Gratuita

 

CASACOR Minas Gerais

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e  aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacor.abril.com.br

 

 

 

 

Por Mão Dupla Comunicação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.