SOCIAL
To Top

Minas Gerais: Ambientes na CASACOR propõem formas construtivas sustentáveis

Numa edição que tem como tema “Planeta Casa”, profissionais refletem em seus projetos a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente e como inserir essa responsabilidade com a natureza no nosso dia a dia

A cada ano que passa, os ambientes apresentados na CASACOR Minas buscam apresentar ao público da mostra soluções sustentáveis que facilmente podem ser aplicadas nas construções de projetos comerciais e residenciais. Na 25a edição da mostra, este tipo de postura está ainda mais em evidência, com o tema “Planeta Casa” sendo o norte de todo o evento.

No espaço “MinasWorkPod”, do arquiteto português José Lourenço, a própria estrutura da edificação dá seu recado. O ambiente foi executado em um contêiner, mostrando uma possiblidade construtiva limpa, que surge do reaproveitamento dos cofres de carga. Além disso, o espaço criado para servir como um escritório itinerante para o governador, foi inserido no jardim com máximo respeito à natureza seguindo as formas das árvores à sua volta. Assim como a estrutura feita como anexo, em chapas de aço virgem, que se alinha ao movimento dos galhos e interage com a natureza. Além disso, as brises feitas em mármore, se abrem para que a inserção da luz natural seja a mais presente possível, minimizando os impactos do uso da energia artificial.

Já o espaço “Banheiros do Restaurante”, da arquiteta Maluh Amorim, traz elementos modernos e inovadores, que priorizam a sustentabilidade. O consumo consciente da água e da energia elétrica pode ser visto por meio de torneiras e descargas com controle de fluxo e a utilização da energia elétrica através das lâmpadas de LED. Outro destaque é o Ecogranito, um revestimento de tecnologia japonesa sustentável e impermeável.

O maior ambiente da mostra (250 m²), projetado pela arquiteta Estela Netto e construído pela Construtora Santa Rosa, também priorizou a sustentabilidade em sua criação. O uso do drywall, popularmente conhecido como “tecnologia a seco” traz mais eficácia à construção, por sua rapidez e, principalmente, por ser um método mais limpo de trabalho, reduzindo, drasticamente, dejetos e sobras que são danosas ao meio ambiente. Além disso, o espaço conta com pergolados e grandes vãos de vidro para priorizar a entrada da luz natural no ambiente e está composto por inúmeros materiais e texturas naturais que complementam o layout com design, beleza e conscientização.

A CASACOR Minas 2019 acontece entre 03 de setembro e 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. Praça Efigênio de Sales, bairro Mangabeiras.

 

 

 

 

Por Mão Dupla Comunicação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.