SOCIAL
To Top

Marcus Ferreira imprime seu próprio estilo e desponta como um dos maiores talentos do design brasileiro

Desde 1995 atuando como designer de móveis, o brasileiro Marcus Ferreira imprime sua digital com propriedade em sofás, poltronas, mesas, cadeiras e acessórios. Com flagships em São Paulo: Decameron e Carbono, o profissional conquistou o mercado e oferece produtos exclusivos para mais de 40 lojas no Brasil e no exterior.
Os desenhos assinados por Marcus Ferreira para a Decameron são exportados para a Europa e Estados Unidos, que produzem suas peças. O designer, que já fincou raízes no exterior, acredita no potencial dos profissionais brasileiros e, por isso, se identifica tanto com o mercado internacional. “No exterior a propriedade intelectual é altamente valorizada. Também acreditamos no potencial de nossos designers”, enfatiza o designer. Não à toa, o talento de Marcus Ferreira, que pode ser considerado um autodidata, é reconhecido em terras brasileiras e estrangeiras.
Suas criações sempre se diferenciaram por apresentar o estilo contemporâneo repleto de características e simbolismos humanos que somente o trabalho artesanal proporciona.
As lojas também são um escritório de design e um laboratório para a produção de seus móveis, uma vez que Marcus sempre optou por produzi-los seguindo as técnicas clássicas de tapeçaria e marcenaria associadas ao design contemporâneo.

Prêmios:

2001: Sofá Ninho, 15º Prêmio do Museu da Casa Brasileira.
2001: Mesa de Jantar Liss, Certificado Boa Forma da Abimóvel.
2003: Poltrona Giramundo, Prêmio da Feira Colônia – Alemanha.
2007: Sofá Cine, Menção Honrosa no Salão Design Casa Brasil.
2007: Sofá Stay, IF Design Award – Hannover Alemanha.
2007: Sofá Studio, IF Design Award – Hannover Alemanha.
2008: Chaise Rippa, Idea Brasil.
2012: Poltrona Alice, Prêmio Museu da Casa Brasileira.
2012: Sofá Pedra, Idea Brasil.
2013: Sofá Pedra, IF Design Award – Hannover Alemanha.
2016: Sofá Highback Link, IF Design Award 2016.
2018: Sofá Closer, IF Design Award 2018.

Designer pela própria natureza

Marcus Ferreira descobriu que era designer de móveis por acaso. Estudante de Biologia Marinha em Florianópolis foi para São Paulo visitar os familiares e conseguiu um trabalho temporário em que participava da produção de estofados. Começou a tomar gosto pelo negócio e passou a estudar com afinco todas as etapas criativas, produtivas e comerciais do mercado de estofados. Seu maior diferencial eram as técnicas antigas e artesanais, que prezavam pela qualidade e conforto do produto.
Em pouco tempo inaugurou uma oficina com seis funcionários e, aos poucos, foi conquistando o mercado. Seus primeiros grandes clientes foram a House Garden e Firma Casa. A Decameron, sua primeira loja, conta com cerca de quarenta funcionários, porém, continua desenvolvendo algumas técnicas artesanais de confecção de estofados e, conforto, qualidade e espaço continuam sendo os pontos de partida para suas criações. “Fazemos nossos produtos à mão; com carinho, eles ganham alma própria e tornam-se únicos”, valida Marcus exemplificando a etapa de costura do processo de produção.
Desde sempre o designer se inspirou em experiências pessoais e em estudos históricos e literários para elaborar seus produtos. O maior exemplo é o nome da empresa, inspirada nos textos de Giovanni Boccaccio. “Assim como a obra literária, nossos móveis são românticos e pouco impessoais. Usamos técnicas antigas para criar peças atemporais com conceitos atuais”, compara o designer que se inspira em um personagem diferente para cada produto. Para tal, não se amarra a técnicas e sim nas necessidades pessoais dos usuários finais. “Para mim, os móveis vão além da funcionalidade: eles existem para aproximar as pessoas”, finaliza o empresário.

Decameron
www.decamerondesign.com.br
Carbono
www.carbonodesign.com.br

 

 

 

 

Por Carolina Prado

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.