SOCIAL
To Top

A Lot Of Brasil apresenta a Tocantins Collections no Salão Internacional do Móvel de Milão

Localizada no Pavilhão 20, estande D25, empresa levará o melhor do design brasileiro para a principal feira do design mundial

Em sua 6ª participação no Salão Internacional do Móvel de Milão – o ISaloni, a indústria de alto design A Lot Of Brasil apresentará mais de 20 produtos desenvolvidos em parceria com grandes nomes do design mundial, como Alessandro Mendini, Fábio Novembre, Anna Gilli, Alessandra Baldereschi, Luca Nichetto e Andrea Borgogni.

Além da união com importantes designers, a A Lot Of apresentará o resultado da parceria realizada com empresas de decoração brasileiras: Cerâmica Portinari, Bontempo, Santa Mônica Tapetes, Cinex, Texion e Pormade, que chegam ao grande salão do design mundial com produtos desenvolvidos a partir da curadoria de Pedro Franco. Todas essas novidades poderão ser vistas no evento, que acontece de 17 a 22 de abril, na Itália.

Única indústria brasileira a expor dentro do cobiçado pavilhão 20, a A Lot Of permanece fiel às suas raízes de levar a localidade brasileira para um mundo global. E a região
escolhida para ambientar o estande da marca e o desenvolvimento dos produtos foi a área do Tocantins, localizada no centro-oeste brasileiro.

“Este ano estamos levando a Tocantins Collection para Salão Internacional do Móvel. O projeto para o estande foi inspirado em uma pesquisa realizada pelo Sebrae de Tocantins, denominada “Iconografias do Tocantins”, que aponta os maiores símbolos da região, como por exemplo, as artes rupestres que são facilmente encontradas nas chapadas; os índios; símbolos religiosos e animais típicos, como o tamanduá”, explica o designer Pedro Franco, fundador da A Lot Of Brasil, que ano passado apresentou no evento a Cariri Collection.

Todas as cores (nos tons frios e quentes) da região serão destaque para o cenário completamente árido do local. Além disso, as dunas, características do Tocantins, serão retratadas no estande, que, além mostrar os novos produtos da marca, segue o conceito desconstrutivista, dentro da ideia de que todas as pessoas, em algum momento da sua vida, passam por um tipo de transição.

A linha de destaque é a Capim Dourado, desenhada por Pedro Franco. Composta por cadeira, mesa de jantar, mesa de centro, mesa lateral, poltrona e banco, a linha, fabricada por chapas e estrutura em alumínio, foi inspirada na palha, cor de ouro, produzida exclusivamente na região do Jalapão (interior do Tocantins). Sua colheita é escassa (dura apenas 40 dias), mas o suficiente para se destacar como importante fonte de renda para as comunidades locais, que a transformam em artesanato. Para retratar a palha dourada nos produtos, o designer utilizou a mesma cor da planta, utilizando uma tecnologia de ponta, conhecida como eletroerosão.

Vejam os demais produtos que serão apresentados:

POLTRONA KAOS – Design Pedro Franco

Lançada em 2011, a peça tem em seu DNA o alinhamento com o conceito da Coleção Tocantins: a desconstrução, que ocorre por meio de lâminas em diferentes tamanhos e formatos, fixadas por pivôs, que permite ao usuário realizar diferentes composições em seu encosto. A partir, por exemplo, do encosto e braços únicos, a pessoa pode inclusive sentar-se de diferentes formas, com cabeças e pés nos braços, ou ainda utilizar o encosto de forma convencional.

CADEIRA ESQUELETO – Design Pedro Franco

Atualmente a linha de cadeiras Esqueleto é composta por: cadeira com braços, cadeira de escritório, Longarina, poltrona, mesa de jantar e aparador; em diferentes materiais: madeira líquida; acerola, açaí ou bambu (todos injetados).Lançada em 2012, este ícone de design, que hoje integra o acervo permanente no Vitra Design Museum, ganha uma nova versão: a de alumínio reciclado, com formato mais robusto para usos corporativos e resistente às intempéries relacionadas ao uso outdoor.

LINHA UNDER CONSTRUCTION – Design Pedro Franco

Neste ano a Linha Underconstruction, cuja poltrona foi lançada em 2010 e o sofá em 2016, ganha versão em cadeira com braços de jantar; e o seu tradicional efeito tramado ganha o modelo com tiras menores.

Sucesso reconhecido internacionalmente, a peça foi eleita como uma das quatro tendências do ISaloni 2017, pelo jornal The New York Times.

CADEIRA TALK + SOFÁ TIBIA – Design Andrea Borgogni

O designer italiano Andrea Borgogni apresenta a linha Talk, segunda coleção lançada por ele em parceria com a A Lot Of.

A Linha terá todas as suas peças produzidas em madeira, mas com um requinte único, que remete às verdadeiras obras de arte, diferente das cadeiras comuns. O sofá Tíbia segue nessa mesma linha de sofisticação e enaltece ainda mais o toque vintage.

SOFÁ ILUSION – Design Fabio Novembre

Com design inovador, que remete a uma falsa sensação de ótica, o sofá Ilusion é uma peça sofisticada, desenhada pelo designer exclusivamente para a A Lot Of.

LINHA GLOCAL – Design Luca Nichetto

DESIGN COMO ESTRATÉGIA DE MARCA

Pela primeira vez no ISaloni, a A Lot Of Brasil vai apresentar produtos, frutos da parceria de Pedro Franco com empresas de decoração Brasileira. Todos as peças desenvolvidas passaram por uma curadoria do designer, que tem como objetivo levar o design às empresas.

CERÂMICA CARMEN – Design Alessandro Mendini – Em parceria com a Cerâmica Portinari

Em 2014, Alessandro Mendini apresentou a estampa Carmem, desenhada exclusivamente para a indústria A Lot of Brasil, cujo nome é uma homenagem à icônica artista brasileira Carmem Miranda.

Para a Coleção 2018, a estampa, inicialmente utilizada em tecidos, ganha tridimensionalidade e interatividade e é apresentada em módulos cerâmicos. Peças hexagonais podem ser compostas de diferentes maneiras e convidam o usuário a co-criar com o grande mestre. As possibilidades são infinitas: unidade por blocos de cores, diversidade pelo uso multicolorido, adensamento ou espaçamento. Os módulos polivalentes poderão compor desde empenas de edificações até painéis a serem utilizados em áreas internas.

A peça foi produzida em parceria com a Cerâmica Portinari, que apresentou um preview das peças na Expo Revestir, realizada em março em São Paulo.

TAPETE TANGRAM – Design Pedro Franco – Em parceria com a Santa Mônica Tapetes

Módulos compõem o tapete e convidam o interlocutor ao protagonismo. A proposta inicial de composição pode ser modificada a cada momento, com alinhamentos lineares nas áreas externas que podem ser descontruídos e gerar espaços pontiagudos. Diferentes cores, alturas e tramas possibilitam criações infinitas e, seguindo a Linha Guia da Coleção Tocantins, podem (des)construir-se a cada dia.

A fonte de inspiração para a criação do tapete foi o milenar jogo oriental, mesclado
às diferentes tramas existentes no Tocantins. As peças são produzidas em parceria entre A Lot Of Brasil e a tradicional empresa de teares Santa Mônica, que mescla alta tecnologia a artesanalidade.

TAPETE BLOSSOM – Design Alessandra Baldereschi – Em parceria com a Santa Mônica Tapetes

Com trabalhos reconhecidos por terem uma linha mais vintage e romântica, as peças da designer italiana, junto à Santa Mônica, fogem dos parâmetros por conta do seu toque orgânico e multicolorido e que remete às formas rendadas.

TAPETE MODERN – Design Anna Gilli – Em parceria com a Santa Mônica Tapetes

A artista e designer retratou levou ao tapete cores e performances característicos das suas produções. O resultado é uma peça arraigada de muito bom humor.

LINHA F1 ESTANTE – Design Pedro Franco – Em parceria com a Indústria Cinex

Inspirada nas asas dos aerofólios dos carros de fórmula 1, a estante é produzida com material tecnológico de fibra de carbono, que permite a resistência a altas cargas (peso) e um pequeno ponto de fixação.

A peça é polivalente e interage com o usuário por meio do “Sistema Guia”, que possibilita a mudança de alturas com facilidade. Desta forma, ela pode se adequar tanto ao armazenamento de simples objetos e pequenos livros, quanto a esculturas e/ou livros de grande espessura.

O produto é produzido em parceria entre A Lot Of Brasil e a Indústria Cinex.

LINHA F1 MESA – Design Pedro Franco – Em parceria com a Indústria Cinex

A mesa utiliza a resistência da matéria-prima de fibra de carbono ao extremo. Com sua alta resistência, ela torna possível a produção, por exemplo, de uma mesa com grandes medidas sem apoios centrais.

O produto é produzido em parceria entre A Lot Of Brasil e a Indústria Cinex.

MÓDULOS PÍXEL BONTEMPO – Design Pedro Franco – Em parceria com a Bontempo

Mais do que um produto, a linha Pixel é um novo conceito que promete revolucionar a forma de “consumo” dos armários.

Sua personalização é levada ao extremo, e vai além dos elementos tradicionais (como puxadores, revestimentos e compartimentações internas). Ela possibilita diferentes concepções diárias na parte frontal de armários, módulos e livrarias. Em função dos perfis de alumínio exclusivo e da alta tecnologia de magnéticos, o usuário também pode com facilidade mudar completamente o contexto dos seus armários. Ou seja, um único módulo (ou armário), o acompanha em todas as etapas de sua vida porque pode ser facilmente modulável e adaptado.

O produto é produzido em parceria entre A Lot Of Brasil e a Bontempo, uma das mais tradicionais indústrias fabricantes de armários do Brasil.

TECIDOS 2018 – A LOT OF BRASIL + TEXION

Sob a curadoria Pedro Franco, mais de 100 tipos diferentes de tecidos, nas mais diversas tramas e cores, foram desenvolvidos junto a Texion, empresa especializada em tecidos e produtos. Toda a concepção dos produtos seguiu o estudo de tendências realizado pelo designer e sua equipe.

Nos últimos anos, a maior parte das tecelagens brasileiras, impactadas pela importação de produtos chineses, fecharam as portas. Mas a Texion, com grande personalização em seus itens, permaneceu na ativa e mantém até hoje sua produção em dois turnos para atender ao mercado.

O desenvolvimento da coleção visa agregar o valor da marca ao lifestyle. E as coleções e itens renovados a cada ano (com personalidade própria) exploram o melhor das tramas brasileiras do algodão: a juta.

Além de todos esses produtos desenvolvidos em parceria com grandes marcas de decoração brasileira, a A Lot Of levará para seu estande em Milão a tecnologia da Pormade, referência e maior fabricante de portas prontas do Brasil. A empresa apresentará as portas exclusivas, desenhadas especialmente para a A Lot Of, desenvolvidas com a tecnologia de impressão em HD.

Todas essas novidades serão apresentadas no ISaloni!

Não perca.

Salão Internacional do Móvel de Milão – Estande A Lot Of Brasil

Data: De 17 a 22 de abril

Local: Fiera Milano City, Milão-Itália – Pavilhão 20, estande D25

 

 

 

 

Por Ana Claudia Dantas

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.