SOCIAL
To Top

Leo Romano apresenta a Casa dos Ventos: modernidade, volumetria e o estilo inventivo do arquiteto

Leo Romano surpreende em cada novo projeto que apresenta. A Casa dos Ventos, localizada em Goiânia, prova isso mais uma vez. A residência de quase 500 m² de área construída impressiona pelas proporções, design e criatividade. Dispondo de um terreno regular, a casa tem uma arquitetura moderna e, ao mesmo tempo, precisa, que foi implantada em formato de “L”, e que garante sombreamento à varanda e a sensação de prolongamento da área verde, com projeto paisagístico de Frederico Barbosa Rodrigues. A estrutura é convencional, com concreto armado. O revestimento da fachada é de concreto ripado, com fechamento de breezes em madeira.

Fachada e área externa da Casa dos Ventos

Com uma linguagem arquitetônica que brinca com planos e volumes, a casa aparenta ser estruturada em duas caixas sobrepostas, desmembrada em dois pavimentos que resguardam as alas sociais e íntimas. Na caixa inferior está a sala, varanda e cozinha e, na parte superior, os quartos. Com estrutura convencional em concreto armado, a casa é envolvida por um biombo em vergalhão de aço e materiais nobres de acabamento, além de contar com o diferencial de ter um espelho d’água que funciona como uma espécie de hall de acesso à casa.

Sala de Estar da Casa dos Ventos

Para enriquecer o décor, a seleção de mobiliário primou essencialmente por nomes brasileiros, tais como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, e Jorge Zalszupin, que conseguiram trazer valor agregado ainda maior ao projeto. Leo Romano também apresenta peças de sua autoria, como os espelhos das linhas Para Ser Feliz e Chuva.

Hall da Casa dos Ventos, espaço que contribuiu para a escolha do nome do projeto

O nome “Casa dos Ventos” foi escolhido devido a um detalhe interessante, que foi observado de forma poética por Leo Romano: o fechamento visual da casa para a rua é feito através de um grande biombo de vergalhão, que é separado por meio de um espelho d’água, onde fica o hall de acesso. Em casos de ventos mais fortes, o vergalhão faz um barulho que lembra uma espécie de “sino dos ventos”, ou seja, anuncia a chegada da mudança do tempo na residência.

Design assinado: À esq, poltronas de Sergio Rodrigues. À dir, o espelho Para Ser Feliz, de Leo Romano

A obra foi construída do “zero”, em que o escritório Leo Romano fez todo o projeto de arquitetura, que foi pensado nos mínimos detalhes. Os materiais utilizados (vergalhões e breezes) possibilitam um incrível filtro de luz para a casa. Como, por exemplo, no final da tarde, quando o sol entra e possibilita efeitos luminosos.

Piso em mármore branco, um dos destaques do décor

“O grande diferencial do projeto foi, primeiro, a volumetria, por si só. Também podemos destacar a entrada da casa, que aparece sobre um espelho d’água e escondida atrás da parede do biombo de vergalhões. Marcada pela simplicidade e fácil entendimento, a Casa dos Ventos, como um todo, é muito fácil de ser lida e não tem nada de reforma. Uma casa feita do zero”, afirma Leo Romano.

Fornecedores

Aldeia Acabamentos
Armazém da Decoração
Bontempo
Gruta Marmoraria
Interpam Iluminação

Leo Romano Arquitetura

Escritório criado há mais de 20 anos pelo arquiteto Leo Romano, cuja formação permite a ele transitar com propriedade pelo universo da criação (graduação em Artes Visuais, Design de Interiores, Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo; mestre em Artes Visuais). Em sua ampla cartela de clientes, destacam-se projetos para faculdades, bancos, lojas, bares, restaurantes, além de residências em várias cidades. Tem inúmeros projetos publicados dentro e fora do Brasil e já participou de várias edições da mostra CASACOR, em Goiânia, Brasília, São Paulo e Miami (EUA).

Rua 131, número 79 – Setor Sul – Goiânia
(62) 3086-1965 e 3945-4870 – www.leoromano.com.br
@leoromanoarquitetura

 

 

 

 

Por Karina Monteiro – Imprensa DC33

Imagens: Edgar César

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.