SOCIAL
To Top

Grupo Eliane participa da Cersaie 2018 com objetivo de ampliar as exportações

Hoje, mercado externo representa 25% do EBITDA da empresa

Da direita para a esquerda: porcelanatos Mont Blanc e Cube Light Gold, da Eliane Revestimentos; abaixo, cerâmicas Stencil e Ink White Gold, da Decortiles

Grupo Eliane – empresa detentora das marcas Eliane Revestimentos e Decortiles – participa da 36ª edição da Cersaie, principal evento mundial do setor de revestimentos cerâmicos, louças e metais. Sediada em Bologna, Itália – berço do design cerâmico –, a feira acontece de 24 a 28 de setembro.

Única empresa brasileira com estande próprio no evento, o grupo figura como um dos principais exportadores de revestimentos do país, fazendo do canal uma das estratégias comerciais mais rentáveis da empresa – atualmente, as exportações representam cerca de 25% do EBITDA da empresa. “Temos registrado uma crescente em nossas negociações com o mercado internacional, tendo como foco principal a consolidação do posicionamento das marcas perante os players atuais. Ainda assim, já aumentamos em 40% a base de clientes e tivemos um crescimento de mais de 20% de faturamento (em dólares e em reais) em relação a anos anteriores”, explica o gerente de planejamento e logística da Eliane, Paulo Mendonça.

Pioneira na internacionalização de revestimentos brasileiros, a Eliane traz em seu DNA uma forte vocação exportadora com trajetória sólida e reconhecimento no mercado externo perante grandes players, estando presente em mais de 80 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, e regiões importantes da América do Sul, Europa e Oriente Médio.

Ainda de acordo com o gerente, a empresa tem como uma de suas metas para até 2020 ampliar para 20% a participação das exportações na receita bruta, que hoje se encontra em torno de 13% no consolidado. Para atingir o objetivo, o grupo tem investido na prospecção de novos clientes, abertura de novos mercados e adequação do seu portfólio para atender ao máximo possível a realidade de cada um dos países em que atua.

Trajetória consolidada

Mesmo com as variações cambiais do mercado nos últimos semestres e a retomada ainda em ritmo lento do setor de construção no Brasil, a Eliane manteve destaque entre as empresas do segmento que mais crescem no setor: em 2017, o faturamento do Grupo foi de R$940 milhões somando mercado interno e externo, um aumento de aproximadamente 5% em relação ao ano anterior – no mesmo período, o setor brasileiro como um todo obteve uma queda de 3,1% de acordo com a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres).

“Para manter este posicionamento, a empresa direciona esforços em processos que foquem no maior ganho de competitividade, no aumento das exportações e redução nos riscos de exposição com as flutuações do câmbio. Neste sentido, sustentamos as estratégias comerciais sobre o tripé exportação – engenharia nacional – revenda nacional, de modo a garantir a estabilidade e minimizar a exposição das oscilações de cada um destes mercados, criando sempre alternativas para fugir de onde há desaquecimento”, detalha o diretor comercial e marketing do grupo Eliane, Rogério Longoni.

Lançamentos de produtos

Para a Cersaie 2018, o grupo Eliane apresenta ao mercado internacional coleções diferenciadas que traduzem toda a beleza da cerâmica brasileira, exaltando os padrões orgânicos dos elementos naturais, a criatividade do design nacional e a originalidade na mistura de cores, acabamentos e matérias-primas.

Da marca Eliane Revestimentos, destaque para a linha Mont Blanc, que apresenta uma superfície clássica e tradicional com fortes veios cinzas que se entrelaçam sobre o fundo branco, expressando um movimento quase natural. As peças são ainda mais imponentes com as grandes placas de 80 x 160 cm; 120 x 120 cm e 120 x 240 cm. A marca também leva para a Europa a volumetria metalizada do Cube Light Gold, que remete a uma arquitetura retrô-futurista, onde revestimentos 3D exalam um estilo mais contemporâneo e cool, conferindo uma personalidade forte aos ambientes.

Decortiles aposta na coleção Stencil de azulejos artísticos no formato de 29x29cm, que imprimem em sua superfície desenhos desordenados e ampla variação de texturas. Uma referência à técnica de pintura stencil – arte oriental muito utilizada como intervenções urbanas – os relevos orgânicos recebem a intensidade do preto profundo e proporcionam uma experiência sensorial pelo toque. Outro destaque é o revestimento Ink White Gold, que traz respingos dourados sobre um profundo tom negro que recebe a luminosidade do material nobre de maneira despretensiosa, formando grafismos assimétricos e únicos. A aplicação dos detalhes em ouro sobre a camada vítrea reforça a conexão entre a exclusividade da arte manual e a expertise da alta tecnologia.

Serviço:

Cersaie 2018

Data: 24 a 28 de setembro 2017

Cidade: Bologna, Itália

Stand Grupo Eliane: A28 – Hall 32

Mais informações: http://www.cersaie.it/it/index.php

ELIANE REVESTIMENTOS

www.eliane.com

DECORTILES

www.decortiles.com.br

 

 

 

 

Por Laís Colombini – Denise Delalamo Comunicação

Imagens: divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.