SOCIAL
To Top

Firma Casa participa da SP-Arte 2018

Loja apresenta peças exclusivas da arquiteta Candida Tabet

Qualquer peça de design colecionável deve ser produzida em uma edição limitada. Manifesta um conceito, um artesanato requintado e uma contribuição para a história do design.

O design fantástico é aquele que representa o zeitgeist. Aquele que escreve a história de seu tempo, que pode ser examinado daqui a 100 anos e ser o espírito e a representação de uma época.

À medida que o mercado se expande, com muitas galerias entrando nesse território especializado e recém-fundado – e com grandes feiras de design apresentando o contemporâneo ao lado do vintage –, a compreensão desse novo produto atrai um número cada vez maior de colecionadores. Na nova seara, entram os próprios designers, criando coleções limitadas, e os arquitetos que se aventuram na criação de peças que levantam questões e discutem possibilidades – como a investigação de materiais utilizados de novas maneiras e para múltiplas funções.

O design contemporâneo colecionável nasceu dentro da galeria de design, e as poucas galerias pioneiras assumiram o papel de liderança na descoberta, produção, exibição e definição do seu DNA. No Brasil, a Firma Casa está à frente, sempre apostando no melhor do design brasileiro e internacional.

Sua mais nova aposta é Candida Tabet. A arquiteta busca o raro e o escultural, numa produção única e limitada. Manifestando um artesanato meticuloso e uma abordagem inovadora nos materiais, Candida traça, com sua visão inventiva, uma narrativa poética com total liberdade de criação, sem limites entre o passado e o presente. Ao redefinir o vintage, num exercício fluido e elegante, Candida Tabet busca a função.

“Sempre tive simpatia pela harmonia das infinitas formas do balaústre, elemento arquitetônico tão frequente na estética de antigamente. Quando comecei a construir e me movimentar com as configurações das cúpulas, percebi a oportunidade de transitar em ondas verticais, rejeitando a simetria e o rigor, e explorando o fluxo contínuo que a união das peças oferece”, explica a designer.A coleção de luminárias é composta por nove candelabros, disponíveis em tons de branco, opala, iridescente e fumaça.

“As peças estão no limite do que é possível fazer artesanalmente, seja pelos tamanhos dos objetos de vidro soprados à mão, ou mesmo em termos de precisão e domínio dos encaixes”, afirma ela.

Nessa sua primeira exposição solo, Candida Tabet revela um poderoso compromisso com o design. Aquele que não conhece fronteiras, que começa com os maiores gestos e termina com os mínimos detalhes.

 Firma Casa

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1487

Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h

http://www.firmacasa.com.br/

Sobre a Firma Casa: inaugurada em 1993, nasce da paixão que Sonia Diniz Bernardini sempre teve por design e arte. A loja abriga um misto de design gallery e showroom, com o que há de melhor em mobiliário e objetos de decoração assinados. Aliás, esse é o conceito por trás do nome Firma Casa: oferecer peças assinadas, valorizando o design. Marcas como as internacionais Zanotta, Edra, Tom Dixon, David Weeks, Lema, Magis, Lasvit e Hillsideout entre outras, integram o portfólio da loja, além de valorizar o talento nacional como Irmãos Campana, Claudia Moreira Salles, Nada Se Leva, Simone Conte, entre outros.

Por Isabela Torrente

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.