SOCIAL
To Top

Expedição Fartura percorre o Mato Grosso e o Paraná, em maio, pesquisando a gastronomia brasileira

Maior plataforma de gastronomia do país transforma pesquisa em conteúdo e festivais

O projeto Fartura – Comidas do Brasil, a maior plataforma de gastronomia do país, tem como missão conectar os elos dessa cadeia e compartilhar conhecimento. E tudo começa com as Expedições Fartura, viagens de pesquisa que já percorreram mais de 75 mil km em todos os estados brasileiros. Em 2019, as viagens voltam a algumas localidades para se atualizar e aprofundar, por isso, neste mês de maio, a curadora do projeto Luiza Fecarotta comanda mais uma expedição nos estados de Mato Grosso e Paraná.

“Estou especialmente entusiasmada para iniciar essa expedição, ambos os estados foram visitados a última vez pelo Fartura em 2013. Em nossas pesquisas preliminares, que nos serviram de partida para a montar o roteiro, tivemos a rica contribuição de dicas de chefs cujo trabalho admiramos e acompanhamos há anos”, comenta Luiza.

No Paraná, a chef Manu Buffara recomendou a criação de porcos mouros, uma produção de orgânicos na Mata Atlântica, e um projeto público no qual são instaladas caixas de abelha sem ferrão em praças e museus de Curitiba, para a obtenção de mel. “E no Mato Grosso, Ariani Malouf nos sugeriu conhecer elementos como o doce de mamão verde e rapadura, com frutas colhidas do quintal de uma senhora, um bolo de arroz feito ainda hoje com banha de porco, peixes pantaneiros e um requeijão feito em comunidade remota no fogão a lenha, com leite de vaca ordenhado no dia”, comenta.

Além das indicações dos chefs, a produção do projeto faz um amplo trabalho de pesquisa e os roteiros são modificados à medida que a expedição coloca o pé na estrada. Os próprios produtores indicam novos locais, o que enriquece, ainda mais, o material.

O conteúdo apurado nas Expedições Fartura é transformado em matérias e receitas para o site e redes sociais do projeto, programas de rádio, vídeos para o youtube e também de base para a seleção de participantes dos Festivais Fartura, que acontecem em todas as regiões do Brasil. Em 2019 os Festivais já passaram por Belém e Brasília e ainda vão acontecer em São Paulo (agosto), Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro), Porto Alegre (outubro), Fortaleza (novembro) e Lisboa (novembro).

FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

O projeto Fartura – a maior plataforma de gastronomia do Brasil – faz um trabalho de mapear a cadeia produtiva gastronômica, criar conexões entre os integrantes dela e disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram 75 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 250 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.

Entre outros prêmios, o Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

 

 

Por Mayra Lopes

Imagem: Leandro Miranda

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.