SOCIAL
To Top

Estudo da HERE Technologies: 78% dos brasileiros têm receio de compartilhar informações no meio digital

Pesquisa realizada em 10 países mostra que, no Brasil, a falta de confiança nas empresas é um fator complicador para a expansão e aprimoramento de serviços no país

A HERE Technologies, líder global em mapas e serviços de localização, acaba de lançar uma pesquisa que mostra como evoluiu a atitude de público e clientes em relação à privacidade e compartilhamento de dados ao redor do mundo. A pesquisa, desenvolvida em 10 países, reflete diferentes mudanças no comportamento do consumidor em relação ao segmento de mobilidade e transportes.

O estudo, realizado em parceria as empresas ESOMAR e BuzzBack Research and Cint, ouviu 10 mil clientes de mercados como Brasil, Estados Unidos, Grã Bretanha, Alemanha, França, Austrália e Japão. O Brasil é o país que concentra o maior número de consumidores desconfiados a respeito do compartilhamento de dados: 78% dos brasileiros estão preocupados em compartilhar informações pessoais de maneira digital. No âmbito mundial, esta taxa é de 53%.

Ainda abordando o perfil do consumidor digital brasileiro, a falta de confiança nas empresas é um complicador para a expansão e aprimoramento de serviços no país. De acordo com a divulgação, 52% dos brasileiros estariam mais dispostos a comprar serviços ou usar aplicativos de empresas que conhecem e que lidam com os dados pessoais com transparência.

Em escala global, 26% dos usuários se mostraram informados e afirmaram que sabem o objetivo das empresas que utilizam os dados de clientes. Já aqui no Brasil, esta camada é de 32% e, além disso, 36% dos brasileiros argumentaram que compartilham seus dados porque sabem da necessidade deles para a melhoria dos serviços e aplicativos.

Ainda de acordo com a pesquisa da HERE, os brasileiros se mostram dispostos a compartilhar seus dados pessoais desde que conheçam quem está os utilizando. A empresa apurou que 44% provavelmente compartilhariam dados de localização se soubessem quando e para que seriam utilizados. Outra constatação feita pelo estudo é de que 68% dos usuários no país provavelmente compartilhariam se pudessem predefinir as preferências de compartilhamento de dados de localização como um procedimento padrão.

Segmentando os serviços em que brasileiros estão dispostos a disponibilizar seus dados, os serviços de aplicativos de mobilidade lideram com 78% da preferência dos usuários. Aplicativos de taxi também têm alta aderência, com 74% de aceitação. Aplicativos de mensagens e filmes/streaming vem logo atrás, com 67% da confiança dos usuários. Por fim, serviços de compartilhamento de vídeos e aplicativos de serviços públicos completam a lista com 59% e 41%, respectivamente.

“Nosso estudo mostra claramente que o comportamento do consumidor está mudando no que diz respeito à mobilidade como serviço”, disse Aleksandra Kovacevic, gerente de engenharia de serviços de privacidade da HERE Technologies.

O estudo constatou que mais de 70% dos consumidores no mundo compartilham seus dados de localização pelo menos algumas vezes. As pessoas estão mais dispostas a disponibilizar suas informações desde que elas sejam revertidas em algo benéfico, como para aumentar a segurança, possibilitar um serviço ou economizar dinheiro. A pesquisa também indica que é mais provável que as pessoas compartilhem seus dados de localização se souberem para que estão sendo usados.

Para acessar a pesquisa completa, clique em https://www.here.com/sites/g/files/odxslz166/files/2019-09/the_privacy_paradox.pdf

Sobre a HERE Technologies

A HERE Technologies, empresa de localização na nuvem, permite que pessoas, empresas e cidades ao redor do mundo desfrutem de serviços de localização de alta qualidade. Traduzindo o mundo em mapas e soluções de mobilidade, a companhia ajuda seus clientes a chegarem a melhores resultados – auxiliando prefeituras a gerenciar a infraestrutura da cidade ou permitindo que empreendimentos de todos os portes otimizem seus ativos para guiar motoristas com máxima segurança a seus destinos. Para saber mais sobre a HERE, incluindo as novas plataformas de serviços de localização em nuvem, acesse http://360.here.com.

 

 

 

 

Por Igor Taborda

Imagem: rawpixel.com

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.