SOCIAL
To Top

Espelho para sala de jantar: Karina Korn apresenta inspirações para valorizar o seu ambiente

Além de deixar o espaço mais elegante, a profissional destaca aumento da iluminação e profundidade como funções essenciais da peça

inegável o charme que o espelho contempla no décor da sala de jantar. Versátil, a peça pode ser usada de várias formas: seja emoldurado, como se fosse um quadro, ou aplicado sobre a parede inteira, sua finalidade vai muito além do efeito decorativo. Ao revestir uma parede, o espelho contribui para alongar o cômodo, ampliar a cor escolhida e até mesmo refletir a luz natural proveniente de uma janela.

“Na minha opinião, este é um dos ambientes que melhor pode tirar proveito das funções do espelho”, conta a arquiteta Karina Korn, do escritório que leva seu nome, Karina Korn Arquitetura“Independentemente das dimensões do projeto, o espelho valoriza o ambiente e promove charme à sala de jantar “, revela a arquiteta.

Confira as sugestões da profissional e inspire-se com as dicas que vão deixar sua sala de estar ainda mais sofisticada e charmosa.

1)   Proporção e estilo: como escolher o espelho ideal para a sala de jantar?

A proporção de área é variante e de acordo com cada imóvel, podendo ser bastante ampla, em alguns casos e, mínima, em outros. Segundo Karina Korn, os espelhos podem ser aplicados em ambas as ocasiões, o que muda é a finalidade que tomará no ambiente. “Quando vamos adicionar um espelho na sala de jantar, é importante fazermos uma análise prévia para definir se sua finalidade será assumir um papel funcional ou decorativo. Só assim podemos bater o martelo sobre as questões de tamanho e modelo, por exemplo”, explica.

Salas muito pequenas costumam tirar proveito dos espelhos para adquirirem a sensação de aumento visual. “Até a iluminação é beneficiada”, complementa Karina. Mas as dimensões da sala de estar são mais avantajadas, o elemento entra em cena para adornar, permitindo que o projeto de arquitetura de interiores possa contar com diferentes proporções, formas variadas e até mesmo investir em composições que mesclam espelhos e quadros.

Duas propostas com a utilização de espelho na sala de jantar: à esquerda, o elemento compõe com o aparador suspenso. Na imagem ao lado, Karina Korn elegeu a peça para revestir a parede em seu pé-direito completo | Fotos: Celina Germer (1ª foto) e Nicola Labate (2ª foto)

 2) Instalação: quais os cuidados tomar?

Espelhos são peças muito frágeis e sua instalação requer a mão de obra de profissional especializado para que que não ocorram acidentes, principalmente em projetos que terão a presença de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais. “O essencial é o arquiteto ou designer de interiores defina a área onde a peça será instalada e conte com um vidraceiro de confiança”, sugere.

Para criar uma composição clássica e moderna, Karina Korn criou uma composição de espelhos atrás do buffet da década de 1950 e herdado pela família dos proprietários. Como função é decorativa, arquiteta completou com quadros e vasos com flores | Fotos: Eduardo Pozella

3) Manutenção: Como cuidar do espelho na sala de jantar?

A sala de jantar com espelhos chanfrados comporta toda a área da parede| Foto: Nicola Labate

Diferente de outros tipos de revestimentos que precisam de uma manutenção mais rigorosa, como os papéis de parede que devem ser trocados de tempos em tempos e exigem um cuidado maior com poeira, os espelhos não exigem grandes esforços para que estejam sempre bonitos. “A manutenção é, sem dúvidas, uma das vantagens que o espelho propicia. No mercado, existem alguns produtos específicos para a higienização do espelho, mas a maioria dos casos podem ser resolvidas com um paninho úmido ou um pouco de álcool. Mesmo nas salas de jantar”, finaliza.

Sobre Karina Korn Arquitetura 

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

Tel. (11) 98848-6858 / (11) 3473-1303 

karinakorn@karinakorn.com.br 

www.karinakorn.com.br  

@karinakornarquitetura

 

 

 

 

Por Diego Rogério

 

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.