SOCIAL
To Top

Diferenças entre os tipos de acabamentos para pedras ornamentais

Extraídas da natureza, as rochas possuem características que podem ser ressaltadas com o tipo de acabamento que recebem. Bruto, polido resinado, polido, levigado, escovado e flameado são alguns dos beneficiamentos utilizados no material que é muito usado na arquitetura e decoração.

Maior exportador de rochas ornamentais da América Latina e referência no setor, o Grupo Guidoni explica que o tratamento recebido por cada produto costuma seguir tendências do mercado, além do uso que ele terá em cada projeto. Assim, um revestimento poderá apresentar o acabamento mais adequado para a utilidade na qual será empregado.

O aspecto bruto é aquele mantido quando o produto extraído da natureza não recebe nenhum beneficiamento e fica com uma aparência escovada. Ele é usual em revestimento de paredes, por exemplo, em espaços que valorizam o aspecto natural das rochas. O acabamento polido resinado é aplicado para corrigir imperfeições, realçar a cor e conferir mais brilho ao material. Esse tratamento é comum em bancadas e pias, uma vez que selam os poros do material. Já o polido, é feito para que a pedra adquira um aspecto brilhante, por isso é comum em pisos e em paredes onde o revestimento tem função de painel decorativo.

Mais raro de ser solicitado, o acabamento levigado é utilizado para uniformizar a superfície, corrigindo possíveis irregularidades e fazendo com que a espessura do material fique homogenea. Esse tratamento também pode ser usado para fechar possíveis fissuras, deixando a rocha mais propícia para as próximas etapas de construção de fachadas, pisos e degraus, por exemplo. Semelhante ao levigado e solicitado também para utilizações semelhantes, o tratamento escovado pode ser mais leve, o chamado aspecto ‘couro’, ou mais profundo, conferindo mais porosidade à pedra.

Feito sob demanda, o acabamento flameado usa água, oxigênio e gás GLP, que formam uma espécie de maçarico ao entrar em contato com a rocha, estourando cristais e criando pequenas canvas. Seu uso é feito para deixar a pedra com aspecto uniforme e poroso. Este tipo de tratamento é indicado para pisos, fachadas, decks de áreas molhadas e acabamentos estéticos para arquitetura.

Geralmente, mármores, granitos e quartzitos já saem da indústria com o tratamento solicitado pelo marmorista, que faz o pedido de acordo com a orientação de um arquiteto ou para atender demandas de consumo. Contudo, o Grupo Guidoni explica que as maiores solicitações são por materiais básicos, que usualmente têm acabamento polido direto, e quartzitos que receberão um beneficiamento polido resinado.

GRUPO GUIDONI

www.guidoni.com.br

O Grupo Guidoni oferece amplo portfólio e soluções voltadas a revestimentos para indústrias, distribuidores, marmoristas, profissionais de arquitetura e decoração. Presente em mais de 70 países em cinco continentes, o Grupo é o maior exportador de rochas do Brasil. Composto por mais de 20 empresas especializadas na extração e no beneficiamento de rochas ornamentais, é considerado hoje como um dos maiores produtores e comerciantes de granitos do mundo. Ao todo, o Grupo abastece o mercado nacional e internacional com 15.000m³ de blocos brutos por mês e 170.000m² de beneficiamento de pedras naturais. Para atender a todos os clientes com qualidade e agilidade, a indústria conta com uma área total de mais de mais de 100.000m².  Com esta expertise, o Grupo tem como missão oferecer ampla variedade de revestimentos, adquirindo e desenvolvendo novas técnicas e tecnologias culminando em produtos inovadores e diferenciados, sejam naturais ou industrializados.

 

 

 

 

 

Por Diego Miguel

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.