SOCIAL
To Top

Como organizar studios de 20 m² ? Confira dicas com arquiteto Diego Franceschini

Os Studios vêm ganhando espaço na construção civil. Apartamentos com metragem menor que 25 m², são ideais para solteiros, estudantes e, até mesmo, para idosos que moram sozinhos. E, também, ótimo investimento.

Normalmente os Studios estão em condomínios que mais parecem clubes com piscina, espaço gourmet, sauna, academia, espaço para reuniões e, principalmente, lavanderia.

Mas como fazer desses poucos metros um lugar onde se possa viver em ordem e sem se bater nas peças de decoração?

O arquiteto Diego Franceschini, do escritório 42 Graus Arquitetura, garante que apesar do espaço diminuto é possível integrá-lo em diversos usos. Para a primeira regra para quem pensa em morar num desses apartamentos compactos é “optar por um estilo de vida onde haja apenas o essencial. Tendo isto em mente cabe ao arquiteto planejar e aproveitar cada m², criando um layout funcional, setorizado e com espaço para guardar tudo”. Sim, tudo isso é possível.

Otimizar

A característica desse tipo de apartamento deixar nos mesmos metros quadrados cozinha, sala de estar e dormitório.

No projeto do arquiteto Diego Franceschini o importante é “separar a cozinha para evitar que o cheiro invada todo o ambiente”. Neste projeto, então, priorizou-se fazer um espaço específico para a cozinha evitando que o barulho da geladeira ou frigobar perturbe a qualidade do sono.

“Otimização, então, é palavra chave para quando se começa a projetar um Studio, porque muitas vezes um sofá vira cama ou um quadro se transforma em mesa, tudo isso para garantir diversos tipos de uso”, diz o arquiteto. Normalmente com varandas, esse Studio projeto por Franceschini teve esse ambiente incorporado ao espaço com uma área com poltrona e escritório.

Elemento coringa

Para ter um visual bem clean a TV é um modelo que imita um quadro quando desligada, e para esconder os equipamentos evitando o uso de um rack, estes aparelhos foram conectados através de uma fibra óptica e guardados no armário da parede oposta à TV.

Já o sofá cama, revela, é um elemento coringa: “durante o dia gera um estar agradável e a noite se transforma em uma confortável cama queen” completando que para “manter tudo organizado no dia a dia é fundamental para quem opta por viver em um Studio e por isso uma grande parede com armários cria espaço para tudo”.

A paleta de cores foi escolhida com cuidado. Branco, preto, madeira e cimento queimado foram a base de todo o projeto, algo minimalista e que não enjoa com o passar do tempo.

Sobre a 42 Graus Arquitetura

Simplicidade volumétrica, extrema atenção aos detalhes, traços retos e marcantes definem o conceito dos projetos do escritório 42 Graus Arquitetura, que sob comando do arquiteto Diego Franceschini há oito anos desenvolve projetos residenciais, comerciais, institucionais e de interiores.

Instagram: 42grausarq

www.42grausarquitetura.com

 

 

 

 

Por Post Comunicação

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.