SOCIAL
To Top

Com o Espaço Índigo Comgás, Lao Napolitano e Guilherme Ortenblad querem mostrar que é possível unir pessoas, natureza e tecnologia em um mesmo ambiente

O designer Lao Napolitano, da Lao Design, e Guilherme Ortenblad, do Zoom Arquitetura, repetem a parceria de 2018 e criam o Espaço Índigo Comgás, na CASACOR SP deste ano, que abre dia 28 de maio e vai até 4 de agosto, no Jockey Club. O ambiente, que é a porta de entrada do evento, tem como propósito mostrar que espaços públicos podem ser tão acolhedores quanto os privados.

“Em uma metrópole como São Paulo, quase sempre estamos de passagem – nas ruas, nos shoppings… Nossa intuito é fazer com que ninguém apenas passe por aqui, mas que experimente o prazer de conviver”, explica Napolitano. “E não falo de conviver apenas com outras pessoas, mas com plantas, terra, passarinhos etc.”, acrescenta.

O projeto reuniu elementos, à primeira vista, inconjugáveis, como natureza, tecnologia e concreto, para mostrar que diferenças, conceitos e pontos de vistas podem coexistir e se completar. “Ainda existe uma certa ‘rivalidade’ entre cidade e meio ambiente. Será mesmo que uma coisa anula a outra?”, questiona o designer.

A intervenção começa do lado de fora, com o desvio da ciclovia para cima da calçada, que ganhará um piso de concreto drenante. Duas árvores que margeiam o portão de entrada serão abraçadas por bancos de formas irregulares, com assentos de madeira engenheirada, também conhecida como CLT, sigla em inglês para laminado de madeira cruzada. Paraciclos metálicos completarão a ambientação externa.

Para delimitar a área, foram criados perfis de aço em forma de árvores, que servem de suporte para plantas, especialmente aquelas que nascem em locais inusitados das cidades, como em rachaduras no asfalto. “Elas são uma amostra da força da delicadeza sobre a dureza do concreto”, comenta Napolitano.

A entrada será marcada visualmente por um piso azul impermeável que revestirá todo o espaço, sem emendas, e vai até ao fundo dos dois espelhos d’água laterais. Uma sequência de bancos de madeira engenheirada acompanha toda a extensão dos muros internos, cobertos de murtas.

Segundo os criadores, esses móveis, repletos de curvas, foram pensados para acolher tanto os que querem conversar, como os que buscam privacidade. “Queremos que este seja um lugar de descompressão, concebido para aquietar a mente, promover encontros consigo, com os outros e com o entorno”, diz o designer.

A dança do fogo

Um dos grandes atrativos do projeto é a “dança do fogo”, que ocorre em alguns momentos do dia, nos espelhos d’água. De uma série de furos em tubos de aço, abrigados em caixas-estanques submersas e conectados a caixas de som, sairão chamas produzidas por gás natural, que dançarão conforme a vibração da música. No projeto, o experimento conhecido como “Tubo de Rubens” representa a possibilidade de coexistência entre tecnologia e natureza.

Onde:Jockey Club de São Paulo. Avenida Lineu de Paula Machado, 1075.

Quando:de 28 de maio a 4 de agosto, de terça a sábado e feriados, das 12 às 21 horas.

Sobre a LAO: empresa especializada em soluções ecológicas para áreas de lazer, prática esportes e infraestrutura urbana. Com madeira certificada e materiais reciclados, produz playgrounds, equipamentos de ginástica, bancos e estruturas de madeira, como pontes, passarelas, mirantes, deques e pergolados, entre outros.
Tel.: 4617-3400

 

 

 

Por Claudia Sá | Gauche Comunicação

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.