SOCIAL
To Top

Com Consagrado júri internacional, 22º Prêmio Salão Design, com patrocínio da multinacional alemã Interprint, tem cerimônia de premiação na próxima semana durante a Movelsul

Maior concurso de design da América do Sul, a premiação reuniu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o seleto corpo de jurados para a escolha final dos projetos premiados. Membro convidado do júri, o diretor de marketing e design da Interprint, Salvatore Figliuzzi, veio especialmente ao Brasil para a ocasião Cerimônia de premiação será em março, durante a importante feira Movelsul Brasil, na Serra Gaúcha

Linhas fluidas, sensoriais, funcionais e estéticas, valorizando conceitos modernos como a exploração espacial e a composição sofisticada de materiais, marcam os 12 projetos premiados nas categorias Estudantes, Profissionais e Indústrias nesta 22ª Edição do Prêmio Salão Design. Organizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, o prêmio, que em 2018 comemora 30 anos de realização, conta pela primeira vez com o patrocínio da Interprint, multinacional alemã líder em design no mercado de papéis decorativos considerada referência mundial em inovação e tendências para o segmento de mobiliário e interiores. Incentivadora do design nos diversos mercados em que atua, a Interprint vê no Prêmio Salão Design a manifestação do grande potencial criador do Brasil e da América do Sul.

“Apoiamos o talento e o design em todo o mundo, pois ele é o propulsor de um morar cada vez melhor e mais confortável para as pessoas. A Interprint investe muito em pesquisa e desenvolvimento de produto para oferecer ao mercado produtos diferenciados e, também, competitivos. Unir estes dois atributos – design e valor competitivo – é o que proporciona à Interprint a liderança global”, aponta a diretora comercial e de marketing da Interprint do Brasil, Lourdes Manzanares.

A Interprint reúne, ela própria, uma vasta gama de respeitadas premiações no universo do design. Recentemente, conquistou mais um Red Dot Award, na edição 2017, com o livro Transform, na categoria Design de Comunicação. A multinacional comemora também a indicação entre os cinco disputados finalistas do respeitado Frame Awards 2018 na categoria “Estande do Ano – Feira de Negócios”, pela participação na Euroshop 2017.

JÚRI COSMOPOLITA

Entre as novidades deste ano está a composição de um júri multidisciplinar e cosmopolita, com alguns dos nomes mais talentosos do design brasileiro e também com a presença do consagrado profissional mundial do design Salvatore Figliuzzi, diretor de marketing e design da Interprint. “Queremos fortalecer o valor do bom design na América do Sul e dar às indústrias de mobiliário local e produtos afins novas ideias para o design de mobiliário e interiores”, enfatiza Salvatore Figliuzzi.

A composição completa do corpo de jurados é a seguinte: Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e Salvatore Figliuzzi.

VENCEDORES

A colocação dos vencedores anunciados será conhecida neste mês de março, na cerimônia de premiação realizada durante a feira Movelsul Brasil 2018, entre os dias 12 e 15 de março em Bento Gonçalves (RS). Os projetos vencedores, independentemente da classificação, terão suas peças expostas no estande do Prêmio Salão Design na Movelsul, assinado pelo renomado arquiteto italiano Luca Tormena a convite da Interprint, e novamente em agosto, durante o DW! São Paulo Design Weekend, na feira High Design, em São Paulo (SP).

Este ano, a premiação mudou de configuração, ganhando mais dinamismo. Em lugar das categorias tradicionais, divididas por segmento, cada modalidade (Estudante, Profissional e Indústria/Varejo) terá primeiro, segundo e terceiro lugares, além de três superprêmios para os melhores produtos da edição como um todo.

Além da premiação dos projetos (em dinheiro) e menções honrosas, o Prêmio Salão Design traz as categorias especiais Troféu Professor Orientador e Prêmio Madeiras Alternativas, promovido em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro.

SOBRE A INTERPRINT

Multinacional alemã líder no mercado de papéis decorativos, atua como fornecedora da indústria de painéis de madeira e mobiliário. Os papéis decorativos da Interprint decoram peças de mobiliário, pisos e acabamentos internos. É considerada referência mundial em design e inovação nos segmentos de arquitetura, design e interiores. Sob a direção Lourdes Manzanares, a Interprint está presente no Brasil desde 2011, quando inaugurou seu escritório comercial no país. E, desde o segundo semestre de 2015, com a mais moderna fábrica na região, instalada em São José dos Pinhais (PR), atendendo toda a América Latina.

BOX

Conheça os projetos vencedores do 22º Prêmio Salão Design

** Em ordem alfabética – a colocação será conhecida em março, durante a feira Movelsul Brasil

Estudantes

  • Coleção Diagonal, por Gabriel Paim Barbeiro (UCS/Caxias do Sul-RS).
  • Mesa Quebrada, por Agustín dos Santos Farias (EUCD/Montevidéu-Uruguai); Troféu Professor Orientador para Gabriel Deber.
  • Poltrona Flor, por Artur de Menezes Fernandes (UNOPAR/Londrina-PR).

Profissionais

  • Biblioteca Latorna, por Marcela Coppari e Agustín Barrionuevo (Córdoba-Argentina).
  • HUM, por Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño (Montevidéu-Uruguai).
  • Linha Zina, por Zanini de Zanine, Studio Zanini (Rio de Janeiro-RJ).
  • Luminária Costureira, por André Ferri (Belo Horizonte-MG).
  • Poltrona Lina, por Leo e Fernanda Mangiavacchi, Fantástico Studio di Design (Rio de Janeiro-RJ).
  • Varanda, por Menini Nicola e Bernardo Senna (Montevidéu-Uruguai).

Indústrias

  • Mesa Falésia, de Lider Interiores (Carmo do Cajuru-MG) por Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite – Plataforma 4.
  • Mini Nadda, de Iluminar (Belo Horizonte-MG) por Francisco Esteban Terroba.
  • O2 talheres, de Alma Design d’Auteur (Curitiba-PR) por José Manuel Carvalho Araújo.

Prêmio Madeiras Alternativas

  1. Penteadeira Nena, por Mariana Beting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro-RJ).

Menções Honrosas

  • Castiçal Veleiro, por Giuliano Perretto e Max Kampa, Ventura Lab (Curitiba-PR).

 

  • F.LY, por Andrea Bezerra de Carvalho Macruz, Nolii (São Paulo-SP).

 

  • Hoop Lamp, por Daniel Simonini e Niccolo Adolini, Adolini+Simonini para Martinelli Luce (São Paulo-SP).

 

Interprint do Brasil

Rua Gilvani Augusto Criminácio, 315 – Campo Largo da Roseira

São José dos Pinhais (PR)

Tel.: (41) 3513-9400

Email: brazil@interprint.com

Site: www.interprint.com

Instagram: @interprint.gmbh

Por IMPRENSA CAMILA GINO

Imagem: Divulgação Sindmóveis

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.