SOCIAL
To Top

Casa Brasil Eliane é inaugurada em São Paulo

Projeto vai além de um showroom de cerâmica: é o ponto de encontro para movimentos de arte, cultura e design na capital paulista

Um espaço que exala brasilidade pelos seus quase 1.000m², respirando arte, cultura e design e acolhendo pessoas e movimentos diversos com o objetivo de ser um amplificador de exposições, eventos e ações de diferentes segmentos. É com este pensamento transgressor do modus operandi do setor cerâmico que a Eliane Revestimentos e a Decortiles apresentam a Casa Brasil Eliane, showroom inédito das marcas no país. Mais que um projeto que exalta a cerâmica como elemento fundamental na arquitetura, a Casa nasce seguindo à risca o significado do termo: é um espaço de refúgio, um local para receber culturas e interesses diversos, proporcionando o relacionamento e a conexão para aflorar novos pensamentos e ideias.

O novo espaço físico das marcas vem ao encontro do novo momento da empresa. “O Manifesto 2019 da Eliane reforça que nossos negócios são pautados para transformar o modo como as pessoas se relacionam com os espaços de convivência, indo muito além de sermos uma empresa de produtos e serviços. Unindo isto ao conceito que rege a Decortiles, que preza pelas ideias que fogem à regra e sustentam o poder da expressão. A Casa Brasil Eliane presta homenagem à história da marca e à valorização do coexistir e compartilhar, mas sem perder de foco o objetivo de entender o presente, preservar e respeitar o passado e antecipar o futuro”, comenta Rogério Longoni, diretor comercial e de marketing da Eliane Revestimentos.

Cada ambiente do projeto traz em sua essência a multifuncionalidade, flexibilidade e dinamismo, acolhendo exposições itinerantes, instalações, obras, livros e esculturas em um mood descolado, informal, fresh e incomum, com um modo inteligente e beneficiando a coexistência. Aromas e luzes naturais e artificiais se unem à curadoria de materiais, soluções ecoeficientes, tecnologias e vegetação vibrante para conceber um espaço único e inovador.

O projeto

Distribuída em três andares – diferentes entre si, mas concomitantes em essência –, a Casa leva a assinatura do Estúdio Brunato, que teve como norte principal valorizar ao máximo toda a vegetação do bairro Jardins bem como reverenciar a importância histórica da Avenida Brasil, onde o projeto está localizado na altura do número 526. Por isto, toda a fachada segue uma paleta de cores neutras e básicas, onde pretos e cinzas foram adotados para evidenciar o verde do entorno, bem como a escadaria interna e as estruturas originais do projeto foram preservadas para resgatar a origem da casa.

“O escopo inicial que recebemos foi que o projeto deveria ter como prioridade atuar como um espaço para ressoar arte, cultura e design, incentivando a convivência e a interação para receber da melhor maneira possível as pessoas, afinal, é a casa da Eliane para o Brasil e o mundo”, explica Alexandre Brunato, arquiteto à frente do projeto. Ele conta ainda que o espaço é como uma tela em branco para receber e destacar as diferentes culturas e eventos que o local passará a abrigar, bem como dar foco à natureza do entorno e, obviamente, as coleções cerâmicas da Eliane e da Decortiles.

Já logo na entrada fica claro que não se trata de um showroom convencional ao mercado: no acesso à Casa, não se vê de imediato os produtos expostos, mas sim um vibrante jardim com um delicado espelho d’água. O verde e a serenidade da natureza recepcionam as pessoas que descobrem aos poucos o interior do showroom, em uma área de impacto que ressalta o foco na experiência e não nos produtos.

Neste primeiro andar, dedicado às coleções da Eliane Revestimentos, há o Convivium, espaço que tem como função receber para conviver e integrar – além de comportar exposições de arte intimistas –, contando com uma área de experimentações gastronômicas além de ambientes nichados mas integrados para negócios.

Já no segundo andar, idealizado para expor as coleções da Decortiles, o destaque é o espaço Ágora, inspirado nos locais onde gregos se reuniam para debater ideias e tratar dos mais diversos assuntos. Em formato de arquibancada, o ambiente multiuso é equipado para receber talks e workshops e conta com um diferencial: a madeira natural surge como revestimento para trazer o toque aconchegante e acústico ao projeto, ajudando a valorizar ainda mais o revestimento cerâmico, que não é utilizado em excesso em momento algum. “O foco foi criar um espaço agradável de se permanecer, onde a cerâmica seja apresentada como um elemento harmônico e fundamental em conjunto com demais materiais, sem exageros”, explica Brunato.

O último andar traz um lúdico e incrível rooftop, que ganha ares de liberdade e criatividade ao incluir no projeto a figueira de 120 anos que abraça toda a Casa e se debruça elegantemente sobre o espaço. O visual é deslumbrante: por sobre as folhas e galhos da centenária árvore, pode-se ter a chance de observar os pontos cintilantes da noite paulistana, bem como a vista da arborizada região. O céu e suas estrelas – nem sempre tão visíveis na noite cosmopolita –, são a inspiração para o banheiro do rooftop, que não poderia ser paginado, do piso ao teto, com outro material que não a coleção Decortiles Órbita, com cerâmicas que retratam o sonho de ser astronauta dos Irmãos Campana, peças que levam assinatura deles.

Uma casa do Brasil

Para trazer toda a brasilidade do design e criatividade para a Casa, o projeto também contou com a mentoria de Cláudia Silvestre, curadora responsável pelos objetos que ressaltam a essência e o espírito da Casa: receber pessoas de diferentes origens e criar nelas a sensação de se sentirem em suas próprias casas. Neste sentido, objetos artsy e estética naif e underground permeiam pelos três andares do projeto, contribuindo para uma concepção poética que contrapõe a rigidez e a perfeição da cerâmica com madeiras, tecidos, formas orgânicas e a imperfeição perfeita do artesanal. Assim, emerge uma atmosfera informal, sociável, autêntica, inovadora, transparente e otimista.

Para atingir o objetivo, chegou-se a soluções e propostas que transbordam criatividade. Todo o mobiliário foi personalizado pelo Estúdio Brunato especialmente para o projeto, evidenciando a versatilidade da cerâmica, que aparece em bancadas esculpidas, tampos de mesas, painéis, objetivos decorativos. O toque artístico que sobressai em cada peça ressalta a paixão da empresa pelo artesanal, moldado com carinho e dedicação para durar por gerações.

“Nosso objetivo foi propor ao mercado perspectivas e contextos que extrapolam a relação mercantilista, elevando as cerâmicas ao status de arte em uma experiência disruptiva para o setor no Brasil. Desde a concepção da atmosfera da Casa até a expressão da cultura e valores da Eliane Revestimentos, nosso zelo se esmerou nos menores detalhes, para que tudo dialogasse com as coleções cerâmicas do modo mais natural e artístico possível. Sinto que este projeto crava um novo limiar de evolução, de atuação no seguimento cerâmico do Brasil”, exalta Cláudia Silvestre.

ELIANE REVESTIMENTOS

www.eliane.com

 

 

 

 

Por Laís Colombini

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Lançamentos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.