SOCIAL
To Top

Base neutra, conforto e atmosfera carioca conduziram o décor assinado pela arquiteta Carina Dal Fabbro

A profissional cuidou de todos os detalhes do imóvel alugado pela família que veio do Rio de Janeiro para morar em São Paulo

O imóvel de 280 m² é a mais nova morada de um casal carioca que se mudou para São Paulo acompanhados pelas duas filhas pequenas. Por conta do trabalho, a família iniciou uma nova etapa de vida ao firmar residência na capital paulista.

Depois de decidirem o bairro e o apartamento que alugariam, o próximo passo foi a escolha do profissional que cuidaria do projeto. Coube à arquiteta Carina Dal Fabbro, do escritório Carina Dal Fabbro Arquitetura, a responsabilidade conceber o novo lar. “Trabalhamos todos os detalhes para que a nova casa pudesse transmitir a atmosfera que estavam acostumados no Rio de Janeiro”, revela Carina.

Os moradores sabiam o que eles queriam: cores claras e neutras, funcionalidade, aproveitamento de alguns móveis que traziam na mudança e toque de sofisticação. “Por se tratar de um apartamento alugado, nossa premissa foi não promover nenhuma modificação estrutural. Assim, o projeto foi pautado em soluções de décor com a utilização de elementos práticos para a renovação dos espaços”, explica Carina.

No fechamento de janelas, cortinas são bem-vindas pela proteção, a estética e a praticidade para instalação

Na proposta de Carina, a área social foi eleita como o cartão de visita do apartamento. Como trouxeram na mala o prazer de receber em casa, a arquiteta apostou na integração de ambientes para criar duas atmosferas para esses momentos. Na primeira sala, as poltronas foram escolhidas como elementos de destaque por conta da estampa de animal print que as revestem. Além disso, Carina mostrou sua versatilidade ao incluir o sofá branco de dois lugares, que já pertencia à família, acompanhado pela caixa baú que cumpre, de modo genuíno, a função de mesinha lateral. “Gosto muito de aplicar esse olhar que envolve mesclar peças que já estavam com família em meio a novas escolhas. A decoração de um novo lar pode dar vida nova para um móvel, ao mesmo tempo que transmite um sentido de continuidade”, reflete a arquiteta.

Os elementos escolhidos e combinados deixaram a atmosfera carioca que os moradores tanto queriam

Na segunda sala, o bar está sobre o aparador posicionado em evidência. Toda concepção foi idealizada para que os moradores possam vivenciar o prazer de estar com amigos e familiares que os visitam em São Paulo. Seguindo o preceito dos tons claros e ares contemporâneos, os confortáveis sofás e a mesa de centro em laca branca são agraciados pela fine art que está na parte na parede do bar: uma magnífica paisagem do Rio de Janeiro – uma homenagem de Carina para marcar a cidade natal dos moradores na cena paulistana que adotaram. “Esse quadro teve um significado muito marcante pra eles”, lembra Carina.

O branco e a madeira, presente no piso de assoalho de cumaru e em elementos selecionados para o projeto, resultaram em combinação encantadora e que denotam a personalidade da família

E casa com história sempre vem acompanhada por objetos decorativos apreciados e colecionados pelos moradores. Para acomodá-los, a arquiteta elegeu o efeito singelo e minimalista da estante-escada apoiada na parede. Para completar, o banco ripado de madeira, que esconde as costas do sofá, também acolhe peças essenciais para eles. O material dos móveis reforça o conforto para os ambientes, junto com o piso original do imóvel e as escolhas assertiva dos tapetes.

O cinza foi eleito para ser a cor principal do lavabo

Os nichos e a pia de vidro, que já estavam no ambiente, promoveram delicadeza para a composição no lavabo. O banquinho de madeira com desenho natural foi o ponto de cor para o espaço.

Peças dos moradores, como as cômodas e a poltrona, deveriam fazer parte do quarto do casal

Discreto e bastante acolhedor, o cinza também seguiu como cor predominante no dormitório do casal, e o papel de parede escolhido reforça a sensação de aconchego. Nos pequenos detalhes, a cômoda de madeira, posicionada nas duas laterais, evoca o bem-estar e promove o apoio necessário. A poltrona azul estampada quebra a monotonia, acompanhada pelo pufe de couro, traduz-se como um realce e aquele cantinho de leitura e reflexão.

Para as duas meninas, o quarto compartilhado destaca uma harmonia romântica, ao mesmo tempo que preserva a individualidade de cada uma

O tom rosa do papel de parede com desenho de borboletas protagoniza, com suavidade, o aspecto meigo e terno das duas irmãs. As camas, que já pertenciam às meninas, foram incorporadas no dormitório e renovadas com o novo enxoval que destaca o rosa e o cinza. As luminárias de olhinhos, colocadas acima de cada cabeceira e a bancada à frente da cama – móvel ‘dois em um’ trazido por Carina para ser o local de estudos e penteadeira – salientam a atenção em prover um espaço gostoso para as pequenas clientes. “No contato com elas, logo percebi como eram vaidosas. Para as crianças, mudanças de casa e cidade podem ser ainda mais impactantes. Por isso, fazer com que se sintam inseridas na nova casa é um caminho para colaborar nesse processo de adaptação que todos passarão. Elas adoraram”, confessou Carina.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura.

Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado à cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação.

O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obra, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura

www.carinadalfabbro.com.br

@carinadalfabbroarq

 

 

 

Por Mayara Grosso

Imagens: Rafael Renzo

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.