SOCIAL
To Top

Artigo | Design Thinking: a solução de problemas complexos com o consumidor no centro das atividades

O distanciamento social tirou boa parte das pessoas das ruas e as colocou atrás de uma tela. Nesse cenário, virou uma obrigação para as empresas proporcionar uma boa experiência para o usuário quando ele está usando uma tecnologia da informação, ou qualquer produto digital.

Sabendo disso, as empresas buscam satisfazer as necessidades e também as expectativas dos consumidores, tentando inovar em seus produtos e serviços para que tenham uma usabilidade cada vez melhor. No caso das empresas que desenvolvem software sob medida para empresas, essa máxima também é verdadeira. No entanto, para atingir os resultados pretendidos no escopo daquele projeto, é necessário compreender quais as demandas deste cliente e os recursos que ele tem disponíveis, de forma a combiná-los de forma lógica e criativa.

Seja o objetivo oferecer uma tecnologia “b2c” ou “b2b”, as empresas mais inovadoras estão cada vez mais utilizando o Design Thinking, que é muito mais que uma técnica. É uma abordagem, uma maneira de agir. Seu objetivo é resolver problemas complexos com o foco nas pessoas.

Ele se estrutura em três pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação. Para tanto, soma profissionais com competências diferentes, cujo resultado se torna positivo a partir de um objetivo comum e, realmente, assumido por todos: entender e atender o cliente em potencial.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Cores 2021: conheça os revestimentos da Roca Brasil Cerámica que trazem os tons tendência do ano

——————————————————————————————————————————————————————————

O Design Thinking busca solucionar problemas complexos, gerando valor com propósito e impacto. Um exemplo prático: Dentro de um pensamento de melhoria contínua, a Oji Papéis, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, iniciou sua transformação digital. Para tal, a ART IT foi contratada para promover melhorias no portal de clientes e também em alguns de seus sistemas internos já existentes. A sugestão apresentada foi a utilização do Design Thinking visando aprimorar a experiência do usuário.

O uso desta metodologia certamente permitiu a melhor experiência possível para os chamados clientes internos das tecnologias utilizadas pela companhia, pois, por meio de todas as suas etapas, potencializa o impacto das soluções geradas em tempo, efetividade e rentabilidade.

O Design Thinking é estratégico por natureza, pois aprimora todas as etapas de desenvolvimento de um software e integra as partes envolvidas no negócio. Ele pode transformar o modo como as empresas criam produtos, serviços, processos e estratégias, visando equilibrar as necessidades humanas com a viabilidade tecnológica e econômica.

*Romulo Cesar de Paula é sócio e diretor comercial da ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.

 

 

 

Por Eduardo Vella

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Artigo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.