SOCIAL
To Top

A importância de se projetar a eficiência energética desde os primeiros estudos do imóvel

Engenheiros especialistas da Hygge destacam a importância de se projetar a eficiência energética desde os primeiros estudos do imóvel, utilizando sistemas como os da Sto Brasil!

Neste novo normal em que as pessoas permanecem mais tempo dentro de casa, arquitetos, engenheiros e construtoras deverão encontrar uma nova maneira de trabalhar juntos e de maneira integrada para a construção de imóveis que proporcionam mais conforto aos moradores e, ao mesmo tempo, façam melhor uso dos recursos hídricos e energéticos. “Ter acesso a projetos bioclimáticos deve ser um direito de todos e não um privilégio”, afirma Alexandre Castagini, sócio de Fabrício Lucchesi na Hygge, Consultoria de arquitetura bioclimatica e eficiência energética que busca o conforto térmico, redução do consumo de energia e uso do bioclima a favor do design.

Através do conceito de casa passiva (ou PassiveHaus) eles acreditam que é possível construir moradias que são adequadas para qualquer estação, reduzindo o uso de ar condicionado no verão e mantendo as temperaturas agradáveis no interior mesmo nos dias mais frios, como acontece em Curitiba (onde estão sediados), que é considerada a capital mais gelada do Brasil. Para isso é fundamental ter um revestimento com isolamento externo contínuo como o EIFS (External Insulation and Finishing System), um sistema de isolamentos de fachadas para paredes, conhecido na Alemanha como “reboco sintético”, uma vez que reduz em 90% o consumo de água durante a instalação, não apresenta fissuras e tem a capacidade de proteger os ambientes. “Hoje no Brasil, consideramos que a melhor solução é o sistema StoTherm, desenvlvido pela STO, pioneiro no mundo e um dos melhores sistemas de isolamento para paredes disponível no mundo e presente no mercado brasileiro”, destaca Alexandre.

Com a integração entre o trabalho dos arquitetos, engenheiros, construtoras e de uma consultoria especializada, utilizando produtos e sistemas reconhecidos internacionalmente e adequados para o clima de cada região é possível reduzir o consumo de energia elétrica sem abrir mão do conforto. “Não adianta copiar ou tropicalizar projetos bem-sucedidos de uma região, como os projetos de Niemeyer para Brasília, e implementar em outra, sem adequações às demandas bioclimáticas, como Curitiba, com um perfil climático totalmente diferente”, afirma Alexandre. Os elementos que compõe a envoltória precisam ser especificados em função do clima local, o que não significa necessariamente em custo mais elevado, mas certamente será mais eficiente termicamente. “Uma casa com isolamento térmico e bem iluminada consome menos energia”, destaca Alexandre.

Implantação do Sol 15h

Daí a importância de se contar com uma consultoria como a Hygge, como a que foi aplicada no edifício Guará (Bidese Construtora), em Curitiba, onde a eficiência energética proporcionará aos moradores espaços confortáveis termicamente eficientes, com baixo consumo energético e uso preciso da iluminação natural, através das amplas aberturas de janelas. Mais do que um investimento em bem-estar, é um projeto em nome da sustentabilidade, que gera economia significativa de energia em prol de um futuro mais verde. O conceito de casas passivas tem como um dos requerimentos o limite de consumo energético para climatização seja para o frio ou calor. “Se em países como a Noruega, com poucas horas de sol por dia e invernos rigoroso conseguem este padrão de desempenho térmico, aqui no Brasil, mais precisamente em Curitiba onde temos sol todos os dias é possível alcançar a mesma eficiência com menor custo. Para isso é preciso quebrar este paradigma e investir desde o início em uma equipe multidisciplinar, pensando no longo prazo”, conclui Alexandre.

É possível que o projeto de arquitetura proporcione desempenho térmico adequado valorizando a estética. Com o StoTherm não é necessário sacrificar ou priorizar um ou outro benefício, já que é a combinação perfeita entre forma e função, além de proporcionar diversos benefícios para a edificação como o aumento da vida útil; redução de peso em até 80%; eliminação da ponte térmica, proporcionando maior conforto de temperatura interior, inclusive em regiões de climas extremos; possibilidades de design ilimitadas; redução de custos com energia elétrica gerada pela eficiência térmica de até 45%; e eficiência na proteção de qualquer tipo de substrato.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Leather Labs participa pela primeira vez da Campinas Decor

————————————————————————————————————————————————————————

Ainda na fase de concepção de um projeto, nas etapas de definição do programa de necessidades e no desenvolvimento dos estudos preliminares, antes mesmo da escolha da tecnologia construtiva, é preciso definir quais serão os requisitos que deverão ser atendidos pelo empreendimento e as tecnologias construtivas disponíveis no mercado que apresentam potencial para atendê-los considerando seus benefícios técnicos, de custo e de prazo. Nesta etapa, projetistas especialistas, fornecedores e construtores devem integrar a equipe técnica de projeto.

Quando a tecnologia selecionada é considerada inovadora, é necessário identificar um fornecedor como a Sto Brasil, que já tenha feito a avaliação técnica, de forma a disponibilizar ao projetista, incorporador e construtor os parâmetros de desempenho potencial. “Baseado no método simplificado, podemos demonstrar que as paredes de concreto maciço não atendem a norma, em determinadas zonas bioclimáticas. Contudo, a adoção do sistema StoTherm oferece garantia de conforto e atendimento à NBR 15575, inclusive no Nível Superior”, finaliza William Medeiros.

Sobre a Hygge – www.hygge.ecobr

Empresa de consultoria com objetivo de otimizar a eficiência energética e o investimento necessário para obter conforto térmico em um ambiente personalizado, sustentável e ecologicamente amigável. Hoje com mais de 90 projetos residenciais e comerciais, com consultoria em arquitetura bioclimática e eficiência energética.

Sobre a Sto Brasil:

Fundada em 1835 na Alemanha e presente em 87 países, a Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, oferecendo serviços que vão desde a administração do desenho da cor das estruturas até o fornecimento do equipamento para a aplicação de seus produtos.

A Sto Brasil busca constantemente inovação, através de novas tecnologias para aprimorar seus produtos, atendendo mundialmente as necessidades de seus clientes. Empresa disponibiliza para o setor as soluções técnicas dos sistemas que foram desenvolvidos ao redor do mundo. A missão da Sto Brasil, desde sua fundação, é Construir com Consciência, respeitando valores e princípios com qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem os certificados de ISO: 9001, que garantem o atendimento das normas de qualidade em toda sua produção.

Fundada em 1835 na Alemanha e presente em 87 países, a Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, oferecendo serviços que vão desde a administração do desenho da cor das estruturas até o fornecimento do equipamento para a aplicação de seus produtos. A Sto Brasil busca constantemente inovação, através de novas tecnologias para aprimorar seus produtos, atendendo mundialmente as necessidades de seus clientes. Empresa disponibiliza para o setor as soluções técnicas dos sistemas que foram desenvolvidos ao redor do mundo. A missão da Sto Brasil, desde sua fundação, é Construir com Consciência, respeitando valores e princípios com qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem os certificados de ISO: 9001, que garantem o atendimento das normas de qualidade em toda sua produção.

Acompanhe a Sto Brasil pelo Site Facebook Instagram.

 

 

Por Silvia Celani

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.