SOCIAL
To Top

A arquitetura europeia com tropicalismo brasileiro da Triptyque inova no velho e novo continente

Os projetos assinados pelo escritório franco-brasileiro vêm influenciando o mundo e também já é realidade em Curitiba

Quando se fala em arquitetura contemporânea e sustentável, não tem como não trazer à memória o talentoso e renomado escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture. Fundado por Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli, desde 2000 no Brasil, e 2008 em Paris, a Triptyque é exemplo mundial no que faz. Seus projetos firmam o propósito do escritório em contribuir com o desenvolvimento de áreas urbanas a partir de uma arquitetura exclusiva e sustentável.

Segundo o sócio-fundador da Triptyque Architecture, Greg Bousquet uma das peculiaridades da Triptyque é o fato de ser um escritório bi-cultural. “Chegamos como os europeus e começamos a abraçar e a amar a cultura brasileira. Então, começamos a mudar um pouco a nossa percepção da arquitetura”. Tudo começou no Rio de Janeiro e a cidade foi responsável por dar a eles o entendimento da geografia carioca. “Entendemos o peso da natureza e trouxemos isso para a arquitetura”.

De acordo com o arquiteto, conceitos chamados de “maiores” também andam junto na missão da Triptyque em construir de forma sustentável, inovadora e singular. “Integrar a natureza no vocabulário da arquitetura não mais como um enfeite ou um paisagismo. A gente tenta sempre ter o pensamento, por exemplo, de como o mineral e o vegetal podem conviver juntos”.

Prova disso são as inúmeras construções que já ganharam o mundo e receberam prêmios reconhecidos mundialmente. Entre elas, os clássicos Fidalga, edifício-casa vertical no bairro paulistano Vila Madalena e Colombia, edifício situado em um antigo bairro de São Paulo com a figura do brise-soleil como destaqueo AMATA, também em São Paulo, que foi construído inteiramente em madeira certificada e demonstra a aplicação da naturalização da arquitetura, além de propiciar uma experiência sensorial total; sem falar do ECOTONE, na França, um dos maiores edifícios em madeira da Europa, que deu ao escritório o título de um dos vencedores do “Inventons la Metropole”, maior concurso internacional de planejamento e urbanismo da Europa; entre tantos outros. Entre suas premiações está o reconhecimento dos Novos Álbuns de Jovens Arquitetos (NAJA) pelo Ministério da Cultura da França; e a seleção entre as maiores agências internacionais de arquitetura, uma iniciativa da Associação Italiana de Arquitetura e da Crítica (AIAC) que tem como objetivo homenagear as agências não convencionais pela ousadia de seus projetos.

E toda essa exclusividade e marca arquitetônica da Triptyque também chega a Curitiba. O escritório franco-brasileiro firmou parceria com a incorporadora AG7 para a construção do novo empreendimento de luxo AGE 360, localizado no Ecoville, que será lançado no primeiro trimestre de 2020.

Segundo o diretor criativo da Triptyque Architecture, João Vieira Costa, o AGE 360 é um dos projetos que melhor descreve o que o escritório acredita. “Um processo que é baseado em três pilares fundamentais: o primeiro, a colaboração, ou seja, trata-se de uma consequência a quatro mãos e jamais da imaginação de um único arquiteto; o segundo, a inovação, o projeto tem vários pontos que realmente são novos; e o terceiro é a sustentabilidade como postura inteligente na condução do processo. O AGE 360 é um projeto referência para o futuro por que é um projeto atemporal; ele foi pensado para atender a vários propósitos. Eu acho que a postura do AGE 360 tentou ser a mais rigorosa possível para ser um projeto que seja sustentável e que seja contínuo durante muito tempo”.

O prédio é inspirado nos arranha-céus de Nova York, Londres e Emirados Árabes, irá contar com 33 apartamentos, plantas de 200 a 560m² e vista 360 graus de Curitiba, sendo um dos 20 prédios mais altos do Brasil. “O AGE 360 é um produto que poderia ser muito bem construído na Europa ou nos EUA, mas que chega a Curitiba”, afirma o sócio fundador da Triptyque, Greg Bousquet.

O edifício residencial ainda será um dos primeiros do mundo a ter a certificação FitWel, desenvolvida por especialistas em saúde e design do governo norte americano, que utilizaram mais de 3.000 estudos científicos em busca de estratégias direcionadas a construção de edifícios mais saudáveis, que permitem melhor qualidade de vida para seus moradores e usuários. De acordo com a médica e sócia executiva da AG7 Realty, Dra. Andressa Gulin, uma das primeiras médicas da América Latina a receber a certificação Fitwel Ambassador e que participou da elaboração do projeto, o ambiente onde vivemos é o principal fator que influencia na saúde do ser humano. “Está na hora de tratarmos nossos lares como um investimento em nossa qualidade de vida, e não apenas como um investimento material ou financeiro”, explica ela.

Para saber mais sobre o novo empreendimento da incorporadora, acesse: https://designforliving.com.br/.

Sobre a AG7

Conteúdo, conceito, tecnologia, design e experiência. A holding AG7 é uma plataforma entre os melhores profissionais da economia criativa, tais como designers, arquitetos, engenheiros e paisagistas, e o consumidor final, contemplando para isso uma cadeia que reúne os mais prestigiados e inovadores fornecedores, construtores, técnicos, cientistas e parceiros investidores. O resultado são produtos que estão na fronteira da tendência, seja em empreendimentos imobiliários, seja em design e inovação. “Unimos conceito, tendência, design, arquitetura, sustentabilidade, construtores, fornecedores, cientistas e os profissionais mais preparados e renomados em suas áreas na criação de empreendimentos únicos, que transportam a experiência do morar a uma nova dimensão, mais personalizada e atualizada com os novos tempos”, define Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7. “Nós construímos diferente porque acreditamos em um mundo diferente. Nosso mindset é voltado à tendência, à inovação, ao design e ao bem-estar.”

A atuação da empresa, que oferece serviços de consultoria de inteligência imobiliária completos, full service real estate developer, ocorre em três frentes: prospecção e parceria de novos negócios, properties com imóveis de renda e, por meio da AG7 Realty, gestão de incorporações imobiliárias. Entre as premiações e conquistas, estão o 20º Prêmio Master Imobiliário, o mais importante do mercado de imóveis no Brasil; o 23º Prêmio Master Imobiliário; a Certificação Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio na categoria “Gold”. Recentemente a holding anunciou seu mais novo empreendimento, em parceria com a Triptyque Architecture, a ser edificado em Curitiba (PR) com mais de 130 metros de altura e design marcante, inspirado nos arranha-céus de Nova York, com vista 360º da cidade. Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, foi projetado para ser o edifício de maior destaque na capital paranaense. “Como plataforma criativa de negócios, a AG7 traz um novo conceito de design e de estilo, que entrega ao cliente soluções, em produtos e serviços, personalizados e atualizados para um viver com qualidade, saúde, conforto, sustentabilidade e beleza.”

AG7
Endereço: Av. Sete de Setembro, 5739 – Edifício Priori (sala 303)
Tel.: (41) 3128-8203
Site: www.ag7realty.com.br
Instagram: @agaleria31 | @icaroag7 | @ag7realty
Facebook: AG7 Realty | Mandala Curitiba

 

 

 

 

Por Marcela Andressa – Mcomm

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.