SOCIAL
To Top

5 dicas para um quarto infantil cheio de estilo e aconchego, com a arquiteta Marta Calasans

O quarto infantil deve refletir o mundo da criança. Pensando nisso, tiramos algumas dúvidas com a arquiteta Marta Calasans, especialista em projetos kids e teen, para você que busca planejar ou transformar o espaço do seu pequeno num refúgio especial e seguro. Confira!

  • O que é imprescindível em um quarto de criança e por quê?

O imprescindível é muito relativo. Trago muito da personalidade do cliente para o ambiente e, muitas vezes, o que é importante para um pode não ser tanto para outro. No entanto, não dispenso o local para livros de leitura, um canto de acesso fácil para os brinquedos que a criança mais brinca, e neste caso, mesmo quando na casa eu projeto uma brinquedoteca destinada para brincadeiras em geral, sempre deixo no quarto um local para brinquedos, porque, se ali é o mundo deles, esse mundo tem que ter brincadeira. Sou fã da frase “brincadeira é coisa seria”. Outra coisa bastante importante é criar um local de fácil acesso para as fantasias e um espelho para a criança se olhar.

  • No que o projeto de marcenaria de quartos infantis se diferencia de outros projetos de marcenaria? E que cuidados devem ser tomados?

Normalmente, eu dou asas à imaginação dos pais e das crianças… Adoro! Confesso ter o meu lado lúdico bastante aguçado, o que me ajuda nas criações. Fico muito feliz com os resultados dos meus projetos e percebo que deixo os clientes muito satisfeitos também. O mais importante é conferir a alegria dos clientes mirins ao entrarem em seus “mundos encantados”. Nesses projetos, é necessário pensar na escala para atender a proporção das crianças e preocupar-se muito com a segurança de todos os itens, pensando nos cantos que devem ser arredondados, nas ferragens especiais (ex: puxadores adequados, ferragem para segurança em tampos e abertura de portas etc). Quando o assunto é marcenaria, devemos nos atentar bastante na escolha deste profissional e, por isso, contrato apenas as empresas que estou treinando há muitos anos para a execução dos meus projetos, pelo fato de saber que criança sobe nos móveis, pula em cima e essas peças devem ser resistentes a tudo isso.

  • Como você define a altura de cada um dos móveis nos projetos?

Projeto de acordo com a faixa etária da criança, utilizando a escala delas. Mesmo assim, sempre penso no momento delas crescendo e passando pelas diferentes fases até a adolescência. Então, em projeto, já sugiro quais itens (como cama e escrivaninha) serão substituídos em um futuro próximo e já apresento a solução para esta substituição.

  • Que materiais acabamentos são mais indicados na confecção da marcenaria e por quê?

Utilizo quase sempre o acabamento em laca, lembrando que o trabalho com este acabamento é mais nobre e me possibilita brincar com as cores nos projetos. Outro material que eu adoro usar é o Corian, que me permite criar várias coisas explorando o formato esbelto, flexível e leve deste material.  No piso, costumo apostar no Revolution, da by kamy, que possibilita a criação de desenhos variados ou apenas uma única cor dando um toque diferenciado no ambiente.

  • Como as temáticas e cores podem ser trabalhadas de formas não convencionais?

Eu não gosto de ter um tema para o quarto e, normalmente, estudo o temperamento da criança para sugerir as cores a serem utilizadas. A decoração tem que ter uma relação com a personalidade da criança e, quando os pais me solicitam um tema, utilizo esta questão para explorar cores e algumas formas no mobiliário. Por exemplo, se a solicitação é um quarto de super-heróis, vou utilizar as cores que mais encontramos nestes personagens: azul, vermelho e branco. Também exploro os brinquedos, neste caso, os bonecos que farão parte da produção final. Gosto bastante de utilizar baús ou caixas decorativas para organizar os brinquedos e facilitar o acesso às crianças.

Sobre Marta Calasans

http://martacalasans.com.br/

Arquiteta com mais de 20 anos de experiência em design e arquitetura de interiores, conquistando sempre novos espaços dentro do mercado de arquitetura. Possui amplo conhecimento em obras de alto padrão, além disso, especialista em projetos kids e teens. Em seu histórico possui o gerenciamento de grandes obras em São Paulo, Paraty, Buenos Aires, Nova York entre outros. A sua habilidade de trabalhar neste universo, combinando a inspiração clássica com o contemporâneo, cria ambientes elegantes e confortáveis através de detalhes personalizados provenientes de estudos e pesquisas, sempre atendendo as necessidades de seus clientes.

 

 

 

 

Por Regiane Moreira

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.