SOCIAL
To Top

4 quartos infantis para aflorar a imaginação

Conheça projetos assinados pelo escritório Miró e Carvalho criados para encantar os pequenos

Um espaço especial para que as crianças descansem e desenvolvam-se: o quarto infantil é um ambiente que merece muita atenção para ser projetado de acordo com as necessidades do pequeno cliente.

Os arquitetos Gisela Miró e Rafael Carvalho, do escritório Miró e Carvalho Arquitetura, são responsáveis por projetos que fogem do tradicional acrescentando charme às residências e explicam: “Um quarto infantil deve ser divertido para a criança e ao mesmo tempo funcional para os pais. A dificuldade é unir estas funções de uma forma harmônica sem ser cansativa e pensando sempre na possibilidade de adapta-lo ao crescimento da criança e sua mudanças de hábitos. Nesses ambientes não podem faltar estímulos para amarem e cuidarem do seu cantinho, como organizadores para os brinquedos e livros, escrivaninhas e espaço para brincarem”.

Confira quatro projetos cheios de personalidade criados por Miró e Carvalho Arquitetura:

Quarto de 8m² para um menino de 4 anos de idade apaixonado por piratas.

O madeirado foi utilizado como base principal e toques de cor apenas nos nichos e cabeceira – para não cansar e também com o intuito de “evoluir” com o crescimento da criança sem tantas modificações.

O toque lúdico e divertido fica por conta da cama (bicama para poder receber os amigos) que com adesivo estampando o mapa do tesouro na cabeceira, bandeira pirata e timão instalado em uma ponta, almofada em forma de âncora amarrada em uma corda e a grade de proteção também em corda na outra ponta representa o navio pirata do pequeno.

Quarto de 12m² para uma bebê.

A mãe queria aproveitar os móveis tradicionais da família, mas não queria uma decoração muito clássica. A proposta foi mesclar e usar tons frescos como o verde menta, que foi utilizado na pintura da cômoda e prateleira e se repete no enxoval e no papel de parede de losangos, que unidos ao rosa antigo e bege trazem leveza ao ambiente.

O toque moderno fica por conta da caixa/moldura de madeira que delimita o espaço da bebê reforçado por iluminação indireta com fita de LED.

Quarto de 12m² para uma menina de 4 anos.

Como a maioria das meninas desta idade a brincadeira preferida da Sofia é casinha e sua cor é o rosa. Utilizando dos princípios Montessori, os arquitetos remeteram a alguns elementos na decoração do quarto, como a cama em forma de casinha e as janelas fixas na parede – uma tem o fundo de espelho e outra de fórmica branca, e quando abertas têm a função de penteadeira e quadro para desenhar. As floreiras embaixo das janelas são para guardar as maquiagens e canetinhas.

O ar lúdico e divertido se repete no móvel que abriga a escrivaninha e estante com os nichos também em formato de casinha. Assim, cria-se um degradê de rosa encontrado também nas caixas com rodízio para abrigar os brinquedos e nas prateleiras para os livros.

Quarto de 16,5m² para um bebê.

Seguindo uma paleta de cores neutra em tons de branco e cinza, o quarto do bebê deveria usar móveis clássicos sem ser antiquado. Para isso os arquitetos propuseram a pintura cinza do mobiliário e o uso de um papel de parede geométrico para trazer modernidade ao ambiente.

Por Paola Possato – Prime Comunicação

Imagens: Marcelo Stammer / Rodrigo Ramirez

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.