SOCIAL
To Top

01 de julho: Dia Mundial da Arquitetura: Profissão que atravessa gerações, com Paulo Niemeyer

STAEDTLER Brasil conversa com Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, para compreender e fomentar ainda mais a importância dessa atividade

A arquitetura, entendida como manifestação artística materializada em construções e/ou edificações com propósito e finalidade, está presente em nosso dia a dia desde os primórdios. No Brasil é impossível falar sobre a profissão sem citar Oscar Niemeyer, responsável pelas aclamadas obras que realizou em Brasília como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Panteão da Liberdade, a Catedral de Brasília e o Complexo Cultural da República João Herculino, dentre diversas outras.

Em busca dessa memória afetiva, a STAEDTLER Brasil – fabricante alemã de escrita, pintura e desenho – conversa com Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar, em comemoração ao Dia Mundial da Arquitetura, que acontece dia 01 de Julho, para explicar um pouco mais sobre essa profissão que atravessa gerações.

Por se tratar de uma aproximação genuína entre avô, bisneto e Arquitetura, Paulo Niemeyer comenta que não consegue se lembrar da relação com seu avô, sem falar sobre essa profissão. “Nós tínhamos uma relação muito próxima e depois que fui morar com ele, ficamos ainda mais próximos. Eu tive a oportunidade de participar de inúmeros projetos com ele e todos, sem exceção, foram muito marcantes, tanto as residências, quanto às obras monumentais que fizemos juntos”, relembra.

Vale lembrar que, por se tratar de um mestre em desenhos e criações, Oscar Niemeyer, também utilizava vários objetos de desenho, dentre eles, a STAEDTLER sempre esteve presente e hoje foram herdados por Paulo. “Tenho vários objetos de desenho da marca, que para mim são relíquias, não pelo valor, mas pela memória de seus donos anteriores. Afinal, não herdei apenas dele, mas também de minha mãe e meu pai, que também são arquitetos”, comenta Paulo.

O famoso lápis azul Mars Lumograph de diferentes graduações, borracha técnica Mars, compassos, lapiseiras técnicas e caneta nankin pigment liner para finalização são alguns dos materiais STAEDTLER, básicos para a profissão. “É maravilhoso poder ver que nossos produtos carregam tanto valor afetivo, principalmente depois de ultrapassar gerações. Isso confirma nossa essência, com a preocupação em entregar materiais de qualidade e que sejam úteis no dia a dia dessas profissões”, comenta Juliana Rett, Marketing Manager da multinacional.

Paulo Niemeyer ainda explica sobre a importância da profissão para a sociedade, pois eles não projetam apenas residências, mas também ambientes de trabalho, de vivência, teatros, museus e diversos outros. “Um pensamento recorrente da minha profissão é: como posso fazer a diferença e ajudar ao próximo, com ou sem o meu trabalho? Estamos vivendo uma época de pandemia e que novos problemas surgiram, o que exigirá de nós, arquitetos e urbanistas, novas soluções ou – até mesmo – retomar questões que foram esquecidas ou abandonadas”, reflete Paulo Niemeyer.

Além disso, com exclusividade para a marca, Paulo fala sobre a criação do novo Espaço Niemeyer, dentro do shopping Cittá América, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. No local será contemplado três espaços, um pequeno Museu permanente com trabalhos da arquitetura Niemeyer, que ficará aberto ao público; uma Escola Niemeyer, com propostas de encontros, debates e palestras, a partir de sua proximidade com o Oscar; e uma galeria para pequenas e médias exposições temporárias, aliados ao instituto Niemeyer, o qual preside e que vai formar grupos de pessoas e projetos sociais de importância e relevância na difusão da cultura e arte do brasil e do exterior.

Outro ponto importante a se dizer, é sobre o artigo que ele está desenvolvendo, sobre ‘Recuperação Social’, assunto esse que não é tratado e não existe, quando falamos em pós pandemia. “Considero um fato a ser pensado, pois acredito – neste momento – que a cidade só pode ser ressignificada a partir do pensamento de todas as relações que nela se inclui. A recuperação econômica que tantos especialistas falam e colocam como base de futuro, é simplesmente e tão somente, um dos efeitos de uma recuperação da sociedade e não uma causa ou solução de melhoria de todo o resto. Então, acho extremamente necessário e importante que falemos da recuperação social em primeiro lugar, como causa a induzir efeitos na segurança social e na recuperação econômica,mas – principalmente – na mobilidade urbana e assim uma sociedade mais justa e humana como pretendemos e que se deseja”, finaliza.

Para mais informações, http://www.staedtler.com/br/pt/ e @pauloniemeyer.oficial .

Sobre a STAEDTLER

Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a STAEDTLER é uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade. Como marca é reconhecida mundialmente e possui uma alta cota de exportação, a STAEDTLER possui 3.000 funcionários em todo o mundo, sendo que mais de 1.200 deles estão na Alemanha. A companhia de longa data atribui grande importância às origens de seus produtos Made in Germany e fabrica quase dois terços dos seus artigos em seu país de origem. Isso torna a STAEDTLER a maior fabricante de lápis de madeira, marcadores universais, borrachas, minas de lapiseiras e argila de modelagem industrial na Europa. Pioneira quando se trata de criar harmonia entre os mundos analógico e digital,seus produtos premium apoiam seus clientes ao longo de suas vidas – desde suas primeiras tentativas de colorir até suas conquistadas criativas na terceira idade – com ferramentas que são precisamente adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

 

 

 

 

Por Beatriz Xavier

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.