SOCIAL
To Top

Yankatu conquista Prêmio Objeto Brasileiro, do museu A Casa

Maria Fernanda Paes de Barros – Conjunto banco e prateleira Memórias

Banco e Prateleira Memórias alcançaram a segunda posição na categoria Objeto de Produção Autoral

 

A Yankatu, marca de mobiliário assinado que promove o design com alma, foi uma das vencedoras do 5º Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pelo museu A Casa. A premiação visa destacar o melhor da produção artesanal contemporânea no Brasil, em peças que compreendam em si a perfeita união entre artesanato e design.

Assinados pela designer e idealizadora da marca, Maria Fernanda Paes de Barros, o conjunto banco e prateleira Memórias conquistou o segundo lugar na categoria Objeto de Produção Autoral. Inspirado na história da designer de moda Mayumi Ito, a peça representa os altos e baixos da vida da designer, em um resgate das recordações de sua infância e no seu empenho em resgatar a tradição da tecelagem artesanal.

A beleza do trabalho feito em tecido pela mãe de Mayumi, conhecido por Cathedral Window, serviu de base para que Maria Fernanda desenvolvesse pranchas de freijó maciço entalhadas e entremeadas de tecido feito em tear manual. A tecelagem – feita pelos artesãos de Muzambinho com curadoria da própria Mayumi –, é produzida em fios de algodão tingidos naturalmente utilizando-se frutos do pomar.

“Ter uma peça escolhida dentre tantas outras para ganhar o Prêmio Objeto Brasileiro é uma alegria muito grande, principalmente por partir de uma instituição como o museu A Casa, que há anos se dedica a apresentar ao público um olhar diferenciado sobre a produção artesanal brasileira e os artesãos. Fico também honrada devido aos jurados serem pessoas cujo trabalho eu admiro muito e respeito e por saber que um dos aspectos mais elogiados no meu trabalho foi a perfeita união entre design e artesanato, a inspiração e o princípio básico das minhas criações para a Yankatu”, comenta Maria Fernanda.

As peças premiadas passaram pelo crivo de especialistas no setor, em um júri composto pelo designer de produtos Sérgio Matos, a Coordenadora Nacional de Artesanato do Sebrae Maíra Fontenelte e a jornalista especializada em design e decoração Regina Galvão. As criações vencedoras utilizam técnicas que valorizam a cultura brasileira em diferentes contextos sociais e econômicos.

Sobre a Yankatu: Idealizada pela designer Maria Fernanda Paes de Barros, a Yankatu traz mobiliário de design com alma e tem como premissa revelar histórias, passar o valor da cultura nacional e ressaltar o respeito ao meio ambiente. São peças que fogem de modismos, desenhadas livremente para perdurar na vida das pessoas por gerações, para toda uma vida. Os móveis trazem trabalhos de artesanato rudimentar, tecelagem manual, marcenaria artesanal e sustentabilidade estética e afetiva, na qual o processo produtivo procura dar ênfase a métodos não-nocivos ao meio ambientes. O trabalho executado une a tradição das técnicas artesanais ao desenvolvimento tecnológico e dá vida aos projetos criados com real envolvimento, dedicação, coração, alma e qualidade. É o encanto para além do objeto, a alegria de viver para sempre, design com identidade e alma.

 

Serviço

Exposição: 5º Prêmio Objeto Brasileiro

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 18h00

Local: A CASA museu

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1234 – Pinheiros – São Paulo, SP

Fonte: Denise Delalamo Comunicação

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Prêmio

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.