SOCIAL
To Top

Vitra na Maison & Objet 2018- Portfólio de acessórios da marca ganha novas peças, assinadas por grandes designers

Entre os dias 7 e 11 de setembro, a Vitra participa da Maison & Objet 2018, em Paris, e apresenta ao público os novos itens que compõem a coleção de acessórios da marca, baseada em padrões clássicos e objetos assinados por designers como Alexander Girard, George Nelson e Charles e Ray Eames, além de peças de designers contemporâneos.

Resting Animals, Front (2018)

Resting Animals é o resultado de um projeto de pesquisa recente da dupla de designers Front, que foca na estreita conexão entre humanos e objetos figurativos. A dupla de designers pediu a pessoas selecionadas, aleatoriamente, para identificarem os objetos mais enriquecedores e significativos em suas vidas. A maioria das respostas trouxeram figuras de animais que foram percebidos como personalidades, atributos específicos ou uma história compartilhada. Trabalhos anteriores da dupla foram dedicados à observação sistemática de como vários animais dormem ou hibernam.

Eames Radio, Charles & Ray Eames (1946)

Depois de desenvolver um método de sucesso para a moldagem de compensados no início da década de 1940, Charles e Ray Eames empregaram o know-how adquirido para criar uma ampla gama de produtos – incluindo gabinetes de rádio. Em 1952, aproximadamente 200.000 rádios projetados pelos Eames tinham sido vendidos por vários fabricantes. Um projeto, no entanto, nunca entrou em produção: um elegante rádio de mesa com uma caixa de compensado moldado, cuja forma compacta e aparência austera e mais técnica eram incomuns na época. Concebido em 1946, o rádio foi rejeitado pelo fabricante designado, que queria um ‘design normal’. Charles e Ray enviaram fotografias do protótipo para a revista “Interiores”; caixas de fósforos foram incluídas nas imagens como uma referência de escala. Seu objetivo era aumentar a aceitação de dispositivos menores e mais modernos. No entanto, esse objetivo se mostrou indefinido e a produção de rádios Eames foi interrompida no início dos anos 50.

Mais de 70 anos depois, a Vitra se juntou ao Eames Office para reviver o design deste rádio compacto, que era um dos favoritos de Charles e Ray. Encaixada em um elegante armário de nogueira e equipada com tecnologia de ponta pelo fabricante britânico REVO, a Eames Radio testemunha hoje a inabalável crença do casal designer no progresso. O Eames Radio está disponível em uma edição limitada de 999 unidades.

Eames House Bird, walnut

Charles e Ray Eames foram ávidos viajantes por toda a vida e trouxeram inúmeros objetos e acessórios de suas viagens para mobiliar e decorar sua casa particular, a Eames House. Um desses itens é uma figura de pássaro preto que decorou a sala do casal por mais de cinquenta anos. Em colaboração com o Escritório Eames, a Vitra lança agora uma versão da Eames House Bird, em nogueira escura com acabamento em laca clara. O grão visível confere ao pássaro de madeira uma aparência autêntica e natural, o que também destaca o processo de produção cuidadosamente feito à mão.

Popsicle Clock, George Nelson/Charles Pollock (1957)

Na década de 1950, George Nelson e seu escritório concebiam uma gama de objetos do cotidiano com o objetivo de levar o design moderno aos lares americanos. Estes incluíram uma extensa coleção de relógios de parede incomuns. Reeditado pela Vitra, este portfólio de relógios de parede agora recebe uma nova peça: o relógio de picolé. Composto por uma estrutura de varetas planas de nogueira, lembrando – como o próprio nome sugere – palitos de picolé, e impressionantes mãos de metal em um acabamento branco com revestimento em pó, este modelo é mais um exemplo da visão imaginativa empregada por George Nelson e sua equipe em relação à formas e materiais.

Table Runners, Alexander Girard

Junto com seus colegas Charles e Ray Eames e George Nelson, Alexander Girard foi uma das principais figuras do design americano durante a era pós-guerra. Enquanto o design têxtil foi o foco principal da obra de Girard, ele também foi admirado por seu trabalho nas artes gráficas, bem como mobiliário, exposição e design de interiores. Girard trouxe uma alegria sensual ao design do século XX, ausente na estética austera do modernismo clássico. Para os Table Runners, a Vitra colaborou com a família Girard para selecionar os designs têxteis Broken Lines e Geometric, desenvolvidos por Alexander Girard em 1964 e 1971, respectivamente.

Angel Candle Holder, Alexander Girard

Girard fez o próprio Castiçal Anjo para sua casa em Santa Fé, o deixando em sua mesa de jantar cercado de arte popular e vasos. O designer também usou o tema em seus projetos gráficos para a exposição “Hemisfair – A Magia de um Povo”, que foi realizada em San Antonio, Texas, em 1968. A Vitra colaborou com a família Girard para desenvolver o castiçal branco para produção em série em pó-aço revestido.

Silhouette, Alexander Girard (1965)

Na década de 1960, Girard criou os conceitos de interiores para vários restaurantes – La Fonda del Sol (1961, Nova York), L’Etoile (1966, Nova York) e Compound (1967, Santa Fé) – com soluções abrangentes que vão desde decoração, móveis e talheres para guardanapos, até cartões de visita e caixas de fósforos. Em 1965, o designer foi contratado para projetar o restaurante La Reserve, de Nova York, e criou uma série de charmosas figuras de metal que parecem dançar, chamadas assim de Silhouettes. Posicionadas entre as mesas de jantar, as peças criavam um toque alegre ao ambiente, enquanto serviam simultaneamente como divisórias atraentes entre os convidados.

O restaurante La Reserve, infelizmente, nunca chegou a existir, mas os planos e desenhos de Alexander Girard foram preservados e fazem parte da coleção Alexander Girard, realizada pelo Vitra Design Museum. Juntamente com a família Girard, Vitra estudou todas as ideias desenvolvidas para o La Reserve e decidiu dar vida às Silhouettes – inicialmente com os temas Bull e Mermaid.

Metal Wall Relief Dove, Alexander Girard (1965)

O Metal Wall Reliefs são exemplos de itens decorativos de parede desenvolvidos por Alexander Girard para vários projetos. O Metal Wall Reliefs, Sun, Arrow, Heart e Little Heart, que foram criados para o The Compound Restaurant e para a casa de Girard em Santa Fé, agora recebem uma nova adição à coleção: Metal Wall Relief Dove.

A pomba da paz apareceu pela primeira vez no trabalho de Girard em 1965 e foi usada repetidamente ao longo de sua vida criativa e carreira de diversas maneiras – como para diversas aplicações têxteis, em sua Árvore da Vida, ou em seu lendário trabalho de design gráfico para Braniff Companhias Aéreas. Selecionados pela Vitra em conjunto com a família Girard, os temas para os Metal Wall Reliefs são fabricados em metal robusto.

Akari Light Sculptures, Isamu Noguchi (1951)

Em 1951, o artista e designer nipo-americano Isamu Noguchi começou a desenvolver as esculturas Akari Light, um grupo de obras feitas de papel que acabou por abranger mais de 100 luminárias – candeeiros de mesa, de chão e de teto. Ele escolheu o nome “akari” para esses objetos, que significa “luz” em japonês, conotando tanto a iluminação quanto a leveza física.

Três novos modelos foram agora adicionados à esta coleção inspiradora, oferecendo uma escolha ainda maior para diversos estilos de interiores. Cada luminária é elaborada artesanalmente na oficina Ozeki, uma empresa familiar tradicional baseada em Gifu, no Japão. As esculturas de luz Akari são marcadas com um logotipo estilizado de sol e lua projetado para se assemelhar aos caracteres japoneses correspondentes. Isso garante a autenticidade de cada produto. “A dureza da eletricidade é transformada por meio da magia do papel de volta à luz de nossa origem – o sol – para que seu calor possa continuar a encher nossos cômodos à noite”. – Isamu Noguchi

As esculturas Akari Light foram produzidas em papel washi desde a década de 1970. Mais fino do que o papel shoji original, é mais adequado para luminárias. O papel shoji mais espesso é usado principalmente para paredes divisórias e portas, comumente usados na arquitetura tradicional japonesa. Ambos os tipos de papel são fabricados a partir de casca de amora.

Colour Update: Toolbox, Arik Levy (2010)

A Toolbox é uma caixa de ferramentas, em um recipiente de armazenamento prático com uma alça para uso em casa e no escritório. Projetada com compartimentos funcionais, é perfeita para organizar todos os tipos de itens, como acessórios, maquiagem, utensílios de cozinha, medicamentos, materiais de trabalho e parafernália de escrita, etc. Feito de plástico robusto, a Toolbox está agora disponível em uma paleta de cores atualizada.

Sobre a Vitra

Empresa familiar, a Vitra foi fundada no início da década de 50 pelo empresário Willi Fehlbaum e sua esposa Erika Fehlbaum quando o casal descobriu, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, o mobiliário de Charles & Ray Eames em uma loja de Nova York. O entusiasmo com o projeto os levou à decisão de, regressando à Suíça, tornarem-se fabricantes dos produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard and Isamu Noguchi na Europa. O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960 por Verner Panton e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris. A Vitra é mais do que uma das maiores empresas de fabricação de design. O nome também representa o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada com uma infinidade de atividades, como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.

 

 

 

Por Priscila Brazil

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Lançamentos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.