SOCIAL
To Top

Unesp concede título de Doutora Honoris Causa na área de design para Adélia Borges

Cerimônia solene de entrega ocorrerá em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 14h30, com transmissão pelo canal da TV Unesp no YouTube

O Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) decidiu conceder o título de Doutora Honoris Causa para Adélia Borges, curadora, jornalista e crítica atuante na área do design. O processo para a concessão do título teve a iniciativa do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), do campus de Bauru. Na justificativa do título, o Conselho afirma que ele foi conferido “por sua atuação como crítica e curadora com relevante contribuição para a pesquisa, divulgação e valorização do Design Brasileiro no cenário nacional e internacional, demonstrando profundo conhecimento da área e abrangente visão sociopolítica e cultural”. A cerimônia solene de entrega ocorrerá em 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, às 14h30, com transmissão pelo canal da TV Unesp no YouTube.

Até então a Unesp havia outorgado 16 títulos de Doutor Honoris Causa, entre eles para o geógrafo Milton Santos, o economista Celso Furtado, o crítico literário Antonio Candido, o engenheiro aeronáutico Ozires Silva, o indigenista Orlando Villas Bôas, o advogado Plínio Soares de Arruda Sampaio, o escritor Ignacio de Loyola Brandão e dois Prêmios Nobel – o norte-americano David Gross (Física) e o argentino Adolfo Pérez Esquivel (Nobel da Paz). Adélia é a primeira mulher a receber a distinção.

A diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Profª. Drª. Fernanda Henriques, afirma que a nomeação como Honoris Causa é motivo de orgulho para a FAAC. “Adélia congrega com excelência nossas áreas de conhecimento, como ciências sociais aplicadas, comunicação social e artes. Jornalista, contribuiu para o reconhecimento do Design Brasileiro, a partir da valorização da cultura e saberes locais, aproximando a área com o artesanato”, destaca.

Adélia Borges, por sua vez, diz: “Fico extremamente feliz com esse reconhecimento, que considero extensivo a toda a área do design. Essa atividade impacta profundamente a vida e o cotidiano de todos, mas ainda é pouco conhecida e debatida pela sociedade em geral em nosso país. Um motivo a mais de alegria é o fato de estar numa lista com personalidades que admiro demais que haviam recebido a distinção em anos anteriores, escolhidos em processos de concessão muito criteriosos por parte da Unesp, passando por sucessivos filtros”.

Processo e pareceres

Como em todas as universidades públicas, o processo de concessão do título de Doutora Honoris Causa foi longo e criterioso. Adélia Borges não possuía vínculo anterior com a Unesp, e visitou o campus de Bauru em março de 2019 para uma palestra aos alunos. A partir daí a professora doutora Mônica Moura teve a ideia da proposição do título e passou a elaborar um amplo dossiê sobre a candidatura.

Em junho de 2019, Mônica encaminhou ofício ao Departamento de Design argumentando que Adélia “divulgou, valorizou e colaborou com a consolidação do design brasileiro, no cenário nacional e internacional” e se tornou “uma das vozes mais respeitadas da área”. Segundo a professora, “Adélia Borges é uma pessoa com amplitude de pensamento ímpar, como visão e conhecimento profundo a respeito do design brasileiro. Sua experiência na grande imprensa conferiu-lhe uma visão política e social para pensar o design. Ela tem a peculiaridade de entender, refletir, comunicar e exercer o design em sua essência maior, sem fronteiras e sem preconceitos, trafegando entre instituições, comunidades artesanais e nos meios culturais, educacionais, profissionais e institucionais, no caminho entre profissionais consagrados e os jovens profissionais, entre a academia e o mercado de trabalho, entre o pensamento e a ação”. O ofício foi acompanhado por dezenas de depoimentos e cartas em defesa da concessão do título.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Retrofit sustentável da Casa Niemeyer conta com materiais e tecnologias em EPS

——————————————————————————————————————————————————————————

Em reunião, o Conselho do Departamento de Design da FAAC, composto pelo chefe e vice chefe do departamento, cinco professores, um representante técnico-administrativo e dois representantes dos alunos analisou o pleito, tendo sido aprovada em votação aberta a continuidade do processo. A professora Paula Landim foi designada para a elaboração de um parecer a esse respeito. Ressaltou-se nessa fase que Adélia há 30 anos vem estudando, pesquisando, documentando, expondo e escrevendo sobre design no Brasil.

Aprovado no âmbito do Departamento, o pleito seguiu para a diretoria da FAAC, que o enviou para a avaliação de  parecerista externa à Unesp, a arte educadora Ana Mae Barbosa, professora titular sênior da ECA/USP e professora do Programa de Pós Graduação em Design , Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Ana Mae situou a ação de Adélia Borges dentro da questão do decolonialismo, que segundo ela “não é desprezar a cultura europeia mas considera-la um estudo de caso e não um modelo a ser imitado”. Em seu parecer, afirmou que “embora seja lida e reconhecida pela cultura e história hegemônica europeia, Adélia desenvolve conceito e abordagens decoloniais sobre o Design no Brasil” e “valoriza a produção autóctone e popular não apenas como cultura material, mas como Design”. A professora citou exposições com curadoria de Adélia e avaliou que “trabalhar criticamente reconhecendo códigos híbridos ou originários de multiculturas que enriquecem nossa produção de Design eliminando ou pelo menos estabelecendo equilíbrio valorativo entre o erudito universitário e o popular dos pobres a tornaram uma das curadoras culturalistas mais importantes do Brasil”.

O pleito seguiu então para a Congregação da FAAC, onde foi colocado novamente em votação. A Congregação é formada pelo diretor (presidente da congregação) e vice diretora da unidade (FAAC) chefias dos departamentos da unidade (arquitetura, artes, design, ciências humanas e comunicação social), cinco representantes docentes, três representantes técnicos-administrativos, representantes dos coordenadores de pós-graduação e de graduação, e um representante de cada um dos seguintes órgãos: associação dos servidores, das comissões de ensino, pesquisa, extensão e discente.

O processo foi encaminhado em seguida ao reitor da Unesp, que designou a professora doutora Marize Mattos Dall’Aglio-Hattnher, da área de Literatura, como relatora. A solicitação foi finalmente apreciada pelo Conselho Universitário em reunião realizada em 22 de outubro de 2020. Entre os 71 votantes, 70 se manifestaram a favor e um se absteve.

Sobre a UNESP

A Universidade Estadual Paulista é uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Criada em 1976, a partir de institutos isolados de Ensino Superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp possui 34 unidades em 24 cidades – sendo 22 no Interior, uma na Capital do Estado de São Paulo e uma no Litoral Paulista, em São Vicente.

Sobre a FAAC – https://www.faac.unesp.br/

Lista de títulos concedidos pela Unesp – https://www2.unesp.br/portal#!/secgeral/historico/titulos-concedidos/)

http://www.adeliaborges.com

@borges_adelia

 

 

Por Martim Moraes

Imagem: Mariana Chama

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.