SOCIAL
To Top

Uma sala para descomprimir pensamentos

Arquiteta Juliana Pippi cria uma versão dos anos de ouro da biblioteca da casa do historiador Oswaldo Cabral, sede da Casa Cor SC 2016, e transporta a atmosfera dos anos 1960 para os dias atuais

A casa do historiador, médico e pesquisador Oswaldo Cabral já era conhecida pela arquiteta Juliana Pippi. Desde pequena, ela passava pelo imóvel a caminho do colégio. Observava os detalhes da arquitetura na fachada e ficava imaginando quem morava ali, como era a estrutura e divisórias por dentro. O tempo passou, a edificação foi reconhecida como patrimônio da cidade – tombada em 1989 – e este ano foi anunciada como sede da Casa Cor Santa Catarina 2016, em Florianópolis (SC).

Um projeto desafiador, na opinião da arquiteta, por envolver a história da cidade e a trajetória de uma personalidade tão respeitada. E com todo cuidado e muita pesquisa, Juliana resgatou a rotina de Oswaldo na sua biblioteca – ambiente de 32m que assumiu na mostra -, onde ele passava horas estudando, pesquisando, escrevendo e recebendo amigos. Colheu relatos da sobrinha de Oswaldo, a professora Sara Regina Poyares dos Reis, para direcionar o trabalho.

“Como ela viveu na casa me contou detalhes sobre o tio que tanto amava e também sobre as pessoas importantes que ele recebia. Ela o chamava de “homem enciclopedista”, de tanto que gostava de ler e escrever. Ele foi um grande pesquisador da história da cidade e deixou esse legado para a sobrinha. No meio da conversa me mostrou um poema lindo assinado pelo tio, o favorito dela. Daí veio a ideia do nome “Sala dos Poemas Oswaldo Cabral”. Quero mostrar esse lado do historiador pouco conhecido pelo público”, explica Juliana.

A conversa também ajudou a arquiteta a estabelecer um período específico de referência na criação do espaço. “Percebi que entre 1960 e 1970 foram considerados os “anos de ouro” da casa e a escolha do mobiliário levou em conta as criações desse tempo. Selecionei a poltrona Jangada de Jean Gillon, a poltrona Kid de Zanine Caldas com peças mais recentes e que eram bastante usadas na época como estantes, cristaleira, namoradeira do portfólio atual de Jader Almeida”, complementa.

A paleta de cores explora as nuances do rosa antigo, o verde esmeralda profundo – tom que cobre as paredes com painéis de veludo -, detalhes em dourado. A arquiteta também faz menção ao estilo Art Déco, com geometria leve estampada no tapete e nos tecidos das cortinas. Utiliza o artesanato brasileiro para trazer frescor com obras de Yana Coelho. O assoalho e teto, originais da construção dos anos 1950, foram restaurados. A iluminação acolhe e pontua a composição. “Utilizei muitos recursos de iluminação pontual destacando as obras de arte e iluminando perimetralmente o espaço com uma luz dourada muito acolhedora”.

Como resultado da investigação dos materiais da época, a arquiteta elegeu a palha Raquete tipicamente brasileira, que teve apogeu nas décadas de 1950 a 1970 . Desenhou e estruturou  um biombo utilizando o material, o móvel serve como pano de fundo para a mesa de bar do ambiente. “O material está em alta novamente no mobiliário brasileiro e pode ser usado em painéis, como a peça que desenvolvemos para o espaço. A palha carrega um tom clássico e afetivo para o ambiente”, pontua Juliana, que em mais uma edição da Casa Cor SC evoca o bem receber com pura personalidade.

Sobre a CASA COR

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2016 chega à sua 30ª edição em São Paulo, com 19 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Interior e Litoral de SP), e mais 5 internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador e Peru).

Serviço Casa Cor Sc 2016:

Quando: 23 de outubro a 04 de dezembro de 2016

Quanto: R$35,00 | R$17,00 (meia)

Onde:

Rua Esteves Junior, 546

Centro

Florianópolis – SC

Assessoria de imprensa:

Luciana de Moraes | A CASAA

luciana@acasaa.com

Tel.: (48) 9982. 5750

Juliana Pippi Arquitetura Design

www.julianapippi.com

(48) 3225 3974 – (48) 9624 9928

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.