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Um processo de transformação no varejo chamado Design pós-traumático

Mudanças vão da valorização dos espaços abertos à valorização das lojas de bairro. Processo de transformação já vem sendo chamado de design pós-traumático

Com a pandemia de covid-19, atividades cotidianas como frequentar shoppings deverão apresentar mudanças comportamentais relevantes. Como fazer, por exemplo, para que consumidores se sintam seguros nas lojas físicas? Essa e outras questões críticas para o setor de varejo estão sendo pensadas por especialistas como a arquiteta Anelise Campoi, professora na pós-graduação da ESPM SP e presidente do Retail Design Institute Brasil. “Em nossas pesquisas, imaginávamos que essas mudanças comportamentais no consumo e nas lojas físicas se dariam em médio prazo, talvez em dois ou três anos. Com a pandemia, o cenário mudou radicalmente em poucos meses. A organização das lojas de amanhã já está sendo chamada de ‘design pós-traumático’ “, afirma.

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VEJA: Liana Tessler Arquitetura assina projeto da nova loja Alexandre Birman na Fazenda Boa Vista (SP)

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De acordo com Anelise, os espaços abertos passarão a ser muito valorizados pelos consumidores. Shoppings verticalizados e fechados tendem a perder mais público. Espaços horizontais e ao ar livre, em estilo outlet, devem ganhar público. “Mas as mudanças não ficarão nisso — tudo o que envolve o toque das mãos em uma loja tende a ser suprimido, com auxílio de tecnologias ainda em desenvolvimento”, afirma.

Outra mudança importante apontada pela arquiteta é o crescimento do comércio de vizinhança. Os deslocamentos dos bairros para os shoppings em regiões centrais devem diminuir. Os comércios de bairro, próximos das residências, já estão atraindo os consumidores novamente. Isso ocorre tanto pela segurança de se estar perto de casa, quanto pela ideia de que é melhor ter menos produtos bem selecionados, do que muitos em uma loja grande e com muita circulação.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

 

 

Por Jonatas Torresan

Imagem: Ilustração

 

 

 

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