SOCIAL
To Top

Truques de marcenaria e acabamentos cheios de estilo personalizam o apartamento de 57 m²

Reforma comandada pelas arquitetas Beatriz Ottaiano e Daniele Okuhara, da doob arquitetura, trouxe soluções para driblar os pequenos espaços e garantir um projeto bem funcional

Marcenaria sob medida e amplitude visual no apê da doob Arquitetura

O apartamento de 57 m², no 23º andar de um prédio na Barra Funda, zona oeste Paulista, reunia os ingredientes perfeitos para se tornar o primeiro lar da jovem moradora e seu vira-lata Nico. No entanto, o imóvel comprado na planta pedia um projeto que aliasse funcionalidade ao dia-a-dia e uma decoração que refletisse o estilo da proprietária. A tarefa ficou por conta das arquitetas Beatriz Ottaiano e Daniele Okuhara, da doob Arquitetura.

O primeiro passo proposto pela dupla foi pedir com antecedência à construtora que eliminasse a parede entre a sala de jantar e a cozinha, solução certeira quando se deseja fazer o espaço render. Após a entrega da chave, a convenção do condomínio autorizou a retirada das portas de correr entre os dois ambientes, otimizando ainda mais cada centímetro do pequeno apartamento.

Como a moradora não gosta de excesso de cores e elementos que sobrecarregam o visual dos espaços, as arquitetas priorizaram o uso de materiais claros e práticos, fáceis de instalar, manter e, sobretudo, com ótimo custo-benefício. É o caso do piso de porcelanato que reproduz a aparência da madeira, presente em quase todos os ambientes a fim de trazer amplitude. O branco, que impera por quase todos os lugares também, reforçou essa sensação e aumentou a claridade.

Para unir a varanda à sala, a doob Arquitetura nivelou o piso dos ambientes e ainda providenciou o fechamento de vidro (Sacada Glass). Essenciais, persianas do tipo rolô (Liapis Decoração) filtram a entrada do sol e oferecem privacidade na hora de ver TV.

A área social e os quartos receberam o prático piso de porcelanato com aparência de madeira (Emil). Multiúso, a estante de MDF pintado de branco guarda inclusive louças e ainda esconde o shaft de água pluvial do edifício. Na mesma tonalidade da parede, a porta de correr que separa a ala íntima fica imperceptível. Almofadas e quadrinhos preenchem as áreas de cor e alegria.

Além de privilegiar a organização, a moradora é monocromática, por isso cabem aos objetos e outros elementos menores preencherem os ambientes de cor. A madeira, no bloco horizontal da estante, reúne os equipamentos de áudio, vídeo e ajuda a aquecer a decoração, assim como o conjunto de tapete, onde repousa o simpático vira-lata Nico, manta e demais acessórios.

Aberta para as salas de jantar e estar, a cozinha ganhou um toque retrô com os ladrilhos hidráulicos geométricos (Ladrilar). As paredes também receberam uma nata que faz às vezes de cimento queimado (Mr. Cryl, da Protécnica), acabamento que reaparece em outros lugares do apartamento. Resistente e bonito, o granito preto são-gabriel dá forma à bancada da cozinha e tem excelente custo-benefício. Armários até o teto aproveitam ao máximo cada centímetro.

A dupla de criados-mudos do quarto é realçada pela parede com cimento queimado. Para aquecer o espaço, a cabeceira é feita de couro natural com duas charmosas cintas nas laterais. Apenas de um lado da cama, o pendente de cobre quebra a simetria. Almofadas de tricô da Macadâmia.

Versátil, o escritório também é quarto de hóspedes, perfeito para os dias em que a moradora recebe visitas. Sob o móvel com laminado grafite, tiras de silicone colorido (Droog) organizam papéis e fotos. No banheiro, as pastilhas de porcelana branca (Cerâmica Atlas) contrastam com o piso de porcelanato escuro (Emil). Para encobrir o shaft (duto por onde passa a rede hidráulica) que está acima do espelho, criou-se o móvel alto onde cabem toalhas e acessórios de banho.

Sobre a doob arquitetura

Escritório é formado pelas arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, graduadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua, principalmente, na reforma de interiores residenciais em todo o estado de São Paulo, mas assina também projetos de apartamentos decorados, retrofit e espaços corporativos. A marcenaria sob medida, pensada na integração e na otimização dos ambientes, é uma característica marcante nos trabalhos da Doob Arquitetura, que busca identificar o perfil de cada cliente para materializá-lo na arquitetura e decoração, não só pela forma, mas também pela funcionalidade.

Turiassu, 591, conjunto 102, São Paulo
Tel. (11) 2528-2258
www.doobarquitetura.com
@doob.arquitetura

 

 

 

 

Por comunicação dc33

Imagem: Evelyn Müller

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.