SOCIAL
To Top

Terracor e Lady Revestimentos trazem reflexões da A Casa Brasileira durante a DW

A juventude pede passagem com toda licença poética nesta instalação idealizada pelo designer Airon Martin apresentando a arte de jovens artistas brasileiros

Idealizada pelo designer Airon Martin, inspirado nas pinturas e platibandas do interior nordestino, a instalação A CASA BRASILEIRA que acontece durante a DW 2019, entre os dias 18 a 25 de agosto, na A Estufa, Vila Madalena, é a introdução da coleção Cápsula da Misci, grife criada a partir do neologismo da palavra Miscigenação e representa a pluralidade do Brasil profundo, a brasilidade.

A instalação A CASA BRASILEIRA apresenta tecidos da Lady Revestimentos com tramas naturais manipulados com tintas e pigmentos Terracor, originalmente aplicados em paredes e superfícies rígidas com efeito de caiação, aqui humanizadas pela artista potiguar mossoroense Yohannah de Oliveira e sua aguçada habilidade com a mescla de materiais. Em conjunto o “varal humaniza”, sob o olhar da artista maranhense Tais Geburt, carregado de afetividade cigana traz o design emocional e as reflexões sobre o morar brasileiro.

Neste cenário surge na instalação entre os tecidos a cadeira small UNI na cor café. Criada pelo designer e estilista Airon Martin em homenagem à sua amiga transexual, a UNI simboliza o princípio UNIversal do design que deve ser inclusivo, e não adaptativo. A cadeira que se olhada de frente, não tem uma lateral, pode ser usada tanto assim quanto inclinada, este design inclusivo permite o uso por qualquer pessoa, independentemente de suas características específicas físicas.

Durante a semana do DW a A Estufa servirá o autêntico café coado brasileiro fornecido pelo Empório Coisas de Minas.

Sobre os artistas

Airon Martin

Plural, diverso, trans, multifacetado, humano, agregado, passional, qualquer uma destas palavras consegue explicar o trabalho do designer e estilista mato-grossense, mas nenhuma delas traduz sua essência tão bem como a palavra Miscigenação, daí a escolha de sua marca, MISCI.

Nascido e criado em Sinop, cidade amazônica no Mato Grosso é neto de garimpeiros e foi criado por sua avó que a teve como referência. Depois de cursar alguns anos direito e medicina, descobriu o design. Estudou no IED – Instituto Europeo di Design e trabalhou no estúdio Paulo Alves e na marcenaria Trancoso. Do design ao vestuário foi uma transição orgânica.

Yohannah de Oliveira

Potiguar mossorense, estudou arquitetura no Mackenzie e a Universidad Politecnica de Madrid. Estagiou como arquiteta em Barcelona e trabalhou como voluntária no Hawai. Decidiu se dedicar com a arte visual e seu trabalho como tal se destaca com a mescla de materiais em produções de telas, painéis e instalações na busca de sensações inéditas no expectador. Seus trabalhos são abstratos, orgânicos fluídos sempre buscando uma conexão com o surreal. Nordestina, filha única, criada pela mãe se beneficiou de diversas bolsas de estudo. Acredita na arte, na cultura e na educação como chaves no processo da descoberta de identidade e transformação social.

Tais Geburt

É artista visual autodidata e graduada em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Maranhão. Trabalha com técnica mista, técnica aguada e tinta óleo, Em suas produções explora as dificuldades e burocracia envolvidas para a obtenção de moradias no espaço urbano. Representa a casa através dos véus das ciganas, muitas vezes estampados por azulejos portugueses, detalhes que remetem a sua cidade São Luis. Seu trabalho é inspirado pela sua mãe, mulher negra, inquilina em busca do sonho da casa própria. Além disso, carrega a afetividade do povo cigano e no seu aprendizado, que quer se livrar da insegurança de explorar fronteiras, é um protesto de não se ter um lugar fixo, não significa não ter morada, sua mente pode ser sua morada.

Sobre as marcas

A Estufa

É realmente um lugar alternativo na Vila Madalena. Plural, acontecem exposições e eventos culturais e é também o showroom da Terracor. É um lugar onde se inspira e inspira.

Terracor

Cria, desenvolve e fabrica com exclusividade tintas e acabamentos para paredes que reproduzem a necessidade estética de todo e qualquer arquiteto, designer ou pintor. Desenvolvida em 1993, a TERRACOR foi idealizada pelo renomado arquiteto e paisagista Leo Laniado e pôde ser concretizada graças a sua união com Osiel Pereira, químico e Diretor de Produção da empresa.

Lady Revestimentos

Fundada em 1940 por um casal de austríacos que prezavam pela evolução constante e pela inovação, a Tecelagem Lady mantém esses valores vivos na companhia até hoje. A empresa com sede em São Paulo está no mercado de revestimentos como uma grande fornecedora de soluções para diversos ambientes – comerciais, corporativos, hoteleiros e residenciais. A expertise da Lady é a fabricação de tecidos de fibras 100% naturais como 100% lã, 100% linho e 100% algodão. Inicialmente, a empresa fornecia apenas tecidos para o mercado da moda e migrou para o mercado de decoração e agora retoma a atender estilistas e toda cadeia moda novamente. A Lady permeia entre os universos da moda e decor.

Serviços

DW  2010 – De 18 a 25 de agosto.

Instalação Casa Brasileira

Local: A Estufa – Rua Wizard, 53 | (11) 38142300

Horários de funcionamento: de segunda a sexta – 9h30 às 18h | sábado e domingo – 10h00 às 17h00

Entrada gratuita

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.