SOCIAL
To Top

A tendência dos revestimentos de grandes formatos

Com design mais clean e contínuo, produtos de proporções gigantes vêm ganhando destaque na decoração de interiores

Características como a imponência do formato, o efeito estético de continuidade nos ambientes e a sustentabilidade – pela substituição das matérias-primas naturais – vêm fazendo com que os revestimentos industrializados gigantes conquistem cada vez mais a preferência dos profissionais e amantes de arquitetura e decoração, principalmente em projetos contemporâneos e com estilo mais clean.

Tendência forte na Europa, estes revestimentos propõem uma uniformidade estética elegante e promovem uma sensação de amplitude e leveza visual devido a menor presença de recortes e juntas entre as placas para paginar grandes espaços. Duas empresas brasileiras que apostam nestes grandes formatos são o Grupo Eliane – responsável pelas marcas Eliane Revestimentos e Decortiles – e a Eucatex.

Pioneiro na fabricação de porcelanato no país e maior fabricante nacional de azulejos, o Grupo Eliane traz porcelanatos com medidas que variam entre 1,00 x 1,00 m, 1,20 x 1,20 m e 1,20 x 2,40 m, proporcionando um design mais natural e contínuo, com maior liberdade e dinamismo de paginação. “Os porcelanatos de grandes formatos atuam como um elemento construtivo visualmente integrado à arquitetura, podendo esconder ou valorizar detalhes arquitetônicos – tais como portas e bancadas -, possibilitando ainda uma aplicação mais criativa do produto, como em painéis artísticos, em um resgate da técnica de afrescos”, comenta o designer de produto do Grupo, Eduardo Boselo.

Para 2018, a empresa de revestimentos cerâmicos trará sete novos produtos, com estéticas diferenciadas e em formatos impressionantes. Atualmente, a empresa possui cerca de 15 superfícies gigantes.

Com 66 anos de atuação no mercado nacional, a Eucatex é uma das maiores produtoras de pisos, portas, divisórias, painéis MDF e MDP, chapas de fibras de madeira, chapas T-HDF e tintas e vernizes do Brasil. No portfólio da empresa, os grandes formatos se destacam entre as divisórias Novitá – que possuem a altura de 2,74 m com duas opções de largura (89 cm ou 1,20 m) – e os pisos laminados Eucafloor linha Gran Elegance – com comprimento de 135 cm e largura de 44,5 cm, a maior disponível no mercado de laminados. “Quando se fala de produtos industrializados que remetem à madeira, as tábuas mais largas possuem uma preferência do consumidor. Como desde o início elegemos o HPP como base para os nossos pisos laminados, foi possível desenvolver um revestimento com grandes larguras. Além do formato similar à madeira natural, conseguimos atender a tendência atual da valorização de pisos antigos, decoração industrial, inspirados no desenho de espinha de peixe e na estética do concreto, por exemplo”, explica a gerente de marketing e serviço da Eucatex, Flávia Athayde Vibiano.

Com o sucesso dos pisos e divisórias de grandes formatos, a expectativa da empresa é lançar novos padrões ainda em 2018.

Abaixo, confira alguns dos revestimentos gigantes das marcas Eliane Revestimentos, Decortiles e Eucatex, todos já disponíveis no mercado nacional:


Craft Woods, da Decortiles: Um passeio sensorial por uma floresta. É essa a sensação que se tem ao ver as pinceladas aquareladas que recriam paisagens sobre as paredes com o porcelanato Craft Woods. Seguindo a tendência dos grandes formatos, a coleção evoca a serenidade e proteção que vem da natureza. Medidas: 120 x 240 cm;

Dark, da Decortiles: A elegância da pedra Sahara Noir, um dos mármores mais nobres da natureza, serviu de inspiração para o porcelanato Dark Noir. O grafismo delicado dos seus ricos veios brancos sobre a base “total black” forma uma perfeita harmonia cromática. Além do acabamento polido alto brilho, a coleção traz o acetinado que cria mais profundidade e exalta o design complexo de Dark. Medidas: 120 x 120 cm / 120 x 240 cm;


Óxido, da Eliane Revestimentos: Com design que acompanha a veia pulsante das metrópoles, o Óxido traduz no revestimento cerâmico a ação do tempo sobre as chapas metálicas. A estética forte do aço associada ao aspecto envelhecido do material imprime um efeito robusto, corroído, disforme. A identidade marcante da peça é sinônimo de uma arquitetura contemporânea e repleta de personalidade. Medidas: 120 x 120 cm / 120 x 240 cm;

Marmo, da Eliane Revestimentos: Clássico e tradicional, o mármore é reproduzido com fidelidade no Marmo por meio da tecnologia HD, que imprime com perfeição a beleza única do natural. As peças são ainda mais imponentes com as grandes placas, que ressaltam os veios nobres e raros da pedra imponente. Medidas: 80 x 160 cm / 120 x 120 cm / 120 x 240 cm;

Divisória Novitá, da Eucatex: As divisórias trazem mais beleza e funcionalidade para espaços corporativos e residenciais. A linha Novitá apresenta chapas com 2,74 m de altura e duas opções de largura: 89 cm ou 1,20 m. É apresentada nos padrões madeirados Legno Crema, Elmo Macciato e Nogueira Terra, e além do Concreto – em alta na decoração;

Gran Elegance, PisosEucafloor da Eucatex: A linha Gran Elegance dos pisos laminados Eucafloor contam com largura exclusiva de 44,5 cm e comprimento de 135 cm. Em termos de design, o produto explora tendências vintage, como espinha de peixe presente nos padrões London e New York e o estilo industrial, inspirado no padrão Concreto. Toda a Linha mantém a harmonia com o estilo contemporâneo, priorizando praticidade e conforto.

DECORTILES

decortiles.com

ELIANE REVESTIMENTOS

eliane.com
Eucatex / Eucafloor

www.eucatex.com.br / www.eucatex.com.br/granelegance

 

 

 

Por Lais Colombini

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tendências

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.