SOCIAL
To Top

SuperLimão assina projeto de apartamento com 160m², cheio de memórias no edifício Saint Honoré, na Avenida Paulista

Um apartamento de 160 m² da década de 50 na avenida Paulista, com muita história e clientes dispostos a expor todas as marcas do tempo. O projeto do SuperLimão no imóvel do clássico edifício Saint Honoré, de Artacho Jurado, ganhou como moradores um casal ligado à arte, arquitetura e fotografia e queriam um apartamento para receber amigos para jantares e confraternizações.

Com a alteração de prioridades no modo de viver da década de 50 para os dias de hoje, a passagem de serviço entre a cozinha e a porta de entrada social não fazia mais sentido no uso atual da família. Optou-se por demolir todo o corredor ampliando a sala e unificando a cozinha e a área de serviço, transformando todos espaços em áreas sociais. O banheiro de serviço virou o lavabo e a despensa se transformou no banheiro de uma das crianças.

Por ser antigo as janelas são generosas em todo o perímetro do apartamento. A vista da sala e dos quartos é a Avenida Paulista e a janela da cozinha e da área de serviço permitem a ventilação cruzada.
Buscou-se manter o máximo dos acabamentos existentes para valorizar a história do lugar. Na sala as paredes foram lixadas até chegar nas estruturas; no quarto / escritório as paredes foram descascadas para até chegar no tijolinho; em todo o piso da sala e dos quartos foram mantidos o taco original.

Para a paleta de cores foram escolhidos tons que dialogam com a época da construção do prédio e com o projeto de Artacho Jurado. O teto rosa queimado com as paredes rústicas e toda a cozinha em tons de azul e piso em granilite e bancadas de concreto pigmentado. Nos interiores a primeira opção foi buscar mobiliários brasileiros, como a cadeira Lúcio e a poltrona Diz do Sergio Rodrigues.

Fornecedores

Sala de Jantar
Mesa com mármore calacata — SuperLimão Studio
Cadeiras Lucio — Sérgio Rodrigues
Chair One — Konstantin Grcic para a Magis
Revestimento parede — concreto pigmentado da Casa Franceza

Quarto Filho / Escritório
Bancada e Estantes — SuperLimão Studio
Cadeiras — Móveis Cimo e Gerdau
Móvel MegaHertz da E-mobília

Quarto Casal
Papel de Parede Atol, de Carlota e Adriana — Branco Papel de Parede
Mesas laterais — Firma Casa e Verniz
Luminária — Kaiser Idell

Banheiro Casal
Bancada de concreto — Casa Franceza
Cubas de Cerâmica — Flávia Mendes
Metais — Deca
Ladrilhos — Dalle Piagge

Corredor
Armários — Securit
Bufê — Antiquário Simonetti
Estante — SuperLimão Studio
Poltrona Diz — Sérgio Rodrigues
Tapete — By Kamy

Living Room
Sofá C106 — Carbono Design
Cadeira Panton — Verner Panton trabalhada por João Paulo Cobra, o Nove
Mesa — Nanook Table na Micasa
Piso — Tacos originais do apartamento

PROJETO / Apartamento RF
FICHA TÉCNICA
Arquitetura / SuperLimão Studio Autores / Antonio Carlos Figueira de Mello, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia e Inaiá Botura
Local / São Paulo, Brasil Ano / 2019
Área / 160m²
Fotografias / Maíra Acayaba

 

 

 

 

Por Amanda Ambrosina

Imagem: Maíra Acayaba

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.