SOCIAL
To Top

Studio Davini Castro traz dicas e inspirações para áreas externas

Alguns cuidados são essenciais para aproveitar, sem dores de cabeça, a energia do verão

Para essa cobertura com vista privilegiada da cidade, a arquiteta Luizette Davini e o designer Rogério Castro apostaram em uma piscina revestida com pedras Hijau e borda de granito levigado. Possui iluminação cênica, com sistema de LEDs multicoloridos. 

O verão está chegando e esse ano, mais do que nunca, é tempo de aproveitar o sol e toda a energia da estação nas áreas de lazer dentro de casa! Por isso, projetos bem pensados, que priorizam o refresco e comodidade, são essenciais – tanto para garantir conforto, quanto para evitar dores de cabeça. Pensando nisso, a arquiteta Luizette Davini e o designer Rogério Castro, do Studio Davini Castro, uniram diversas dicas para ajudar na hora de compor uma área externa.

Segundo os sócios, planejar os espaços com antecedência é essencial. “Uma área externa pode ter diversos usos e é importante tê-los em mente. Um espaço de relaxamento pede por peças diferentes de uma área gourmet, por exemplo”, pontua Luizette. Independente da finalidade, porém, a arquiteta aponta que os materiais devem ser resistentes, uma vez que sofrem constantemente com as intempéries, como sol, chuva e vento. “Prefira pedras, concreto e madeira com tratamento específico para áreas externas”, indica. “Para o piso, especialmente ao redor da piscina, prefira opções antiderrapantes, que garantem segurança, e atérmicos”, complementa.

Para a área de lazer da mesma cobertura, em São Paulo, o Studio Davini Castro projetou um espaço gourmet que se integra com a área externa.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Museu da Casa Brasileira prorroga exposições temporárias

——————————————————————————————————————————————————————————

Atenção e cuidado na hora de escolher os mobiliários e o material que são feitos também é muito importante. “Como eles também sofrem com a ação do tempo, devem ser resistentes. Dê preferência para os de alumínio, cordas náuticas, fibras naturais e madeira, desde que tenha o tratamento adequado”, diz Rogério Castro. Para a madeira, o designer indica a aplicação de stein, que funciona como um verniz e protege o material. “Ainda assim, eles funcionam melhor em áreas externas recobertas”, explica. Para os tecidos, opte por aqueles impermeáveis – com proteção UVA/UVB – resistentes a ação do tempo, com acabamento antimicrobiano e que não propagam o calor

Além dos materiais, considerar a estética e conforto faz toda a diferença para criar uma área externa e de lazer agradável. “Cores claras são perfeitas e esquentam menos. O azul também é uma ótima opção, trazendo um estilo navy”, indica. Para a composição, Rogério sugere dispor os móveis sobre um pequeno deck ou em espaços delimitados por pisos drenantes e pedriscos. “A composição circular privilegia as conversas nas horas de relaxamento”, pontua.

Para complementar, é impossível pensar em uma área externa sem falar sobre o paisagismo – especialmente atualmente, em que o conceito de biofilia está cada vez mais presente nos projetos de interiores. “Plantas trazem frescor e vida aos ambientes, além de oferecer conforto térmico e sombreamento”, explica Luizette Davini. A natureza também pode estar mais próxima com o uso de materiais naturais, seja na estrutura ou nos mobiliários.

Rústico, esse projeto do Studio Davini Castro contou com área externa com churrasqueira, forno a lenha e piscina. Tijolo aparente, concreto e madeira imperam, ao passo que a piscina ganhou revestimento de manta vinílica.

Por fim, Luizette aponta a importância de considerar um bom projeto luminotécnico para as áreas de lazer ou externas, permitindo que elas sejam aproveitadas mesmo durante a noite. “A iluminação transforma um ambiente e pode ser explorada de diversas formas, até mesmo na piscina”, afirma. Luzes indiretas são mais aconchegantes e, portanto, recomendadas. “Em áreas gourmet, por exemplo, considere pontos de iluminação mais intensa na pia e bancada”, complementa.

Sobre Studio Davini Castro

Comandado pela arquiteta Luizette Davini e pelo designer de interiores Rogério Castro, sócios há mais de cinco anos, o escritório atua em projetos residenciais, corporativos e de patrimônio histórico. Apaixonados pela profissão, Luizette Davini é responsável por toda a parte de projeto arquitetônico, ao passo que Rogério Castro é quem traz personalidade para os interiores. Para eles, o papel da arquitetura e do design é tornar a vida das pessoas mais agradável, para que se sintam bem onde vivem e trabalham. Por isso, cada projeto é encarado com muito profissionalismo, competência e paixão.

@studiodavinicastro
R. Padre Machado, 455 – cj 61 – Vila Mariana, São Paulo
(11) 98558-7127 ou (11) 94837-5169

 

 

 

Por Marcela Millan

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.