SOCIAL
To Top

Sto inspira-se em besouro do deserto para desenvolver soluções biomiméticas para a construção

Tecnologia Dryonic® é inspirada em besouro do deserto para tornar superfícies hidrorrepelentes

O besouro do deserto africano da Namibia foi a inspiração para a criação da tinta de fachada StoColor Dryonic®. Esta criatura foi abençoada com longas pernas traseiras que a ajudam a recolher água. Quando o nevoeiro atravessa as dunas de areia de manhã cedo, o besouro baixa a cabeça e levanta a traseira. Isto permite que o nevoeiro condensado na sua concha corra diretamente para a sua boca.

A única razão pela qual esta técnica de apoio funciona tão bem é que a concha na parte de trás do besouro é coberta por covinhas microscópicas. As pontas hidrofílicas permitem que a água se condense e os espaços entre elas asseguram que ela escorra. Esta microtextura foi tomada como inspiração para a criação da tecnologia StoColor Dryonic® usando aglutinantes e enchimentos. Ela funciona em praticamente todos os substratos de construção convencionais, incluindo reboco, concreto, tijolo, metal, telhas de argila, placas de fibrocimento, madeira e plástico.

As fachadas estão constantemente expostas às condições meteorológicas, incluindo o orvalho e a chuva. Isso as deixa em risco de serem infestadas por micro-organismos nocivos, especialmente se estiverem localizadas perto de árvores, arbustos ou água. Mas a tecnologia Dryonic® priva esses microrganismos dos nutrientes de que necessitam para crescer, assegurando que o orvalho e o nevoeiro simplesmente desapareçam. Além disso, outras tecnologias inteligentes adicionais protegem a fachada contra o desbotamento ou o aquecimento excessivo ao sol.

Características da StoColor Dryonic®:
– Secagem muito rápida após a chuva e a formação de orvalho
– Princípio biomimético para fachadas secas que protegem contra ataques de algas e fungos
– Extremamente ampla variedade de tonalidades de cor e alto nível de estabilidade de cor
– Mínima ruptura de material extensor (não é fácil de arranhar)
– Pode ser aplicada em praticamente todos os substratos de construção convencionais
– Ligeiro brilho da seda visível dependendo do ângulo
– Opcionalmente disponível com proteção térmica contra o aquecimento solar (Tecnologia X-black)

Sobre a Sto Brasil

Fundada em 1835 na Alemanha, a Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, oferecendo serviços que vão desde a administração do desenho da cor das estruturas até o fornecimento do equipamento para a aplicação de seus produtos. Presente em 87 países, entre eles o Brasil busca constantemente inovação, através de novas tecnologias para aprimorar seus produtos, atendendo mundialmente as necessidades de seus clientes. A Sto Brasil disponibiliza para o setor as soluções técnicas dos sistemas que foram desenvolvidos ao redor do mundo. A missão da Sto Brasil, desde sua fundação, é Construir com Consciência, respeitando valores e princípios com qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem os certificados de ISO: 9001, que garantem o atendimento das normas de qualidade em toda sua produção. Outras informações: www.stobrasil.com.br

 

 

 

 

Por Yasmin Gonçalves

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tecnologia

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.