SOCIAL
To Top

Sergio Cabral participa pela primeira vez da Semana Criativa de Tiradentes juntamente com Maria Fernanda Paes de Barros

A dupla faz do projeto Desdobramentos com artesãos locais

Os designers  Sergio Cabral e Maria Fernanda Paes de Barros participam da Semana Criativa de Tiradentes, que acontece de 18 a 21 de outubro, em Minas Gerais na cidade de Tiradentes. Nesta edição, os dois designers foram convidados para desenvolver o projeto “Desdobramentos” junto aos cinco artesãos que haviam participado da edição passada, explorando de forma ainda mais profunda os conhecimentos e materiais específicos de cada um.

Os artesãos Expedito Jonas de Jesus, Lilia Fonseca, Maria Conceição de Paula, Rondinelly Santos e Wagner Trindade, voltam para criar peças únicas e inéditas mostrando a evolução de cada um juntamente com a curadoria dos designers e apresentam produtos que tocam o emocional, pois elas são produzidas em clima de cumplicidade e fraternidade.

Ao longo de 2018, a dupla realizou diversas imersões com os artesãos, sempre buscando realizar um trabalho conjunto, tanto que não se fala em uma peça assinada por um ou por outro e sim em equipe. Os designers concordam que os produtos foram desenvolvidos a seis mãos, se referindo ao trabalho individual com cada artesão.

São produtos feitos com pedra sabão, bordado, latão e entalhadas que podem ser vistas em 20 produtos como fruteira, bowl, luminárias nos mais diferente formatos e utilidades, abajures, canudo, poltronas, colheres, ganchos de paredes, mancebo e joalheria contemporânea. As peças serão apresentadas no Sobrado Aymorés e ainda contará com exposição de fotos do fotógrafo Marcelo Oséas, que são imagens que ilustram o processo de criação dos envolvidos.

O projeto “Desdobramentos” foi a maneira encontrada pelos idealizadores da Semana Criativa de Tiradentes, Simone Quintas e Junior Guimarães, para dar continuidade ao trabalho realizado com os artesãos na edição de 2017.

Artesãos:

Expedito Jonas de Jesus – atua com pedra sabão

Lilia Fonseca – atua com papel crepom

Maria Conceição de Paula – atua com bordado

Rondinelly Santos – atua com entalhe

Wagner Trindade – atua com latão

Semana Criativa de Tiradentes

De 18 a 21 de outubro

Local: Sobrado Aymorés

Rua Direita, 45 – Tiradentes – MG

Sobre a Sergio Cabral:

Formado em Design Industrial pela FAAP em 2001, cursou pós-graduação em Design de Interiores na mesma instituição onde teve como mestres Marcelo Aflalo, Edson Barone, Agnaldo Farias, entre outros. No início da carreira Sérgio Cabral trabalhou com Nido Campolongo, onde participou ativamente do projeto Casa do Leitor (SESC-SP). Foi um dos fundadores do escritório de arquitetura e design SuperLimão Studio, onde despontou como um dos escritórios jovens mais importantes da atualidade com projetos para Firma Casa, Estar Móveis, Fernando Jaeger Pronta Entrega, Carbono Design, Reserva, Restaurante Dui (da Bel Coelho), Dona Vitamina e projetos residenciais. Em 2016 migrou para a Contain [it], um hub de soluções inovadoras que combina urbanismo, arquitetura e design, considerado referência na transformação de contêineres e estruturas modulares, parklets e no desenvolvimento de mobiliário urbano, com projetos para Ambev, Heineken, Google, Itaú, Visa, entre outras empresas. Sérgio também acumula experiência como professor de pós-graduação do curso de Design de Interiores no SENAC-SP e no IED (Istituto Europeo di Design).

Sobre a Semana Criativa de Tiradentes:

Semana Criativa de Tiradentes é um festival anual que reúne criativos e trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design, do artesanato de tradição, da arquitetura e de manifestações como o Movimento Maker. Tudo isso em um ambiente especial: a cidade histórica de Tiradentes, MG. Durante quatro dias acontecem palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e até workshops de faça você mesmo’ para introduzir o assunto junto a outros públicos e engajá-los na era do capitalismo intelectual.

O principal objetivo da Semana Criativa de Tiradentes é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história. Assim, esperamos contribuir para o crescimento da economia criativa.

Por Samantha – Compor Comunicação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.