SOCIAL
To Top

Rosa na decoração: arquiteta Cristiane Schiavoni ensina como usar a cor de diferentes maneiras

Muito além do quartinho de bebê, a profissional prova que é possível aplicar o rosa em todos os ambientes da casa de forma muito elegante

Eleger as cores que estarão nos ambientes da casa é muito importante. Para tanto, é preciso levar em consideração a personalidade dos moradores e o estilo do cômodo. Nesse sentido, um tom que merece destaque é o rosa. Dependendo da forma, combinação e o gradiente escolhido para compor a paleta do projeto de arquitetura de interiores, ele promove alegria, conforto, modernidade, delicadeza e, até mesmo, um toque retrô na decoração.

Apesar de ser muito associado ao feminino, o rosa pode ser aplicado em ambientes neutros, como também aqueles com características masculinas, contribuindo para uma atmosfera elegante no décor. “Sempre digo que não existem os antônimos aplicados para uma cor, como o bonito ou feio, cafona ou chique e a aplicação de gêneros. Todas as cores e suas tonalidades podem ser sofisticadas, inclusive o rosa”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.

Para comprovar que a cor é versátil, convidativa e sempre up to date na decoração, a profissional reuniu algumas dicas inspiradas nos projetos que já realizou com o emprego desse tom. Confira:

Como usar o rosa na decoração: 

Tendo em mente que o rosa propicia inúmeras tonalidades, é possível brincar com suas nuances. Desde o rosa bebê até o pink, passando pelo rose e o rosa antigo, o mercado de decoração dispõe de muitas opções. “A combinação com outras cores, materiais e elementos é o que dará significado, fazendo a diferença na decoração”, conta a arquiteta.

No projeto desse living, o rosa marcou presença no sofá da OVOO, criando um magnífico contraste com os demais elementos da decoração | Projeto: Cristiane Schiavoni

Dependendo das predileções do morador, a cor pode ser usada de diversas maneiras. É possível colocá-la nas paredes, nos móveis e nos objetos de decoração sem medo de errar. Em uma composição com a madeira, por exemplo, o rosa concebe uma atmosfera campesina e aconchegante. “O rosa cabe perfeitamente em diferentes propostas, sempre trazendo acolhimento e felicidade para os ambientes”, afirma Cristiane Schiavoni.

A composição entre o rosa escuro e o móvel de madeira foi responsável por uma decoração bucólica | Projeto: Cristiane Schiavoni

Composição com outras cores:

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Archademy inaugura o primeiro Market Network no Brasil e registra mais de 120% de crescimento durante isolamento social

————————————————————————————————————————————————————

Por ser multifacetado, o  tom pode, facilmente, estar em espaços com variadas paletas. Com o cinza e o branco, o resultado será uma decoração mais neutra. Já o rosa bebê oferece a possibilidade de brincar com as candy colors, emanando ambientes pautados pela delicadeza. A combinação com as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) é uma aposta ousada para quem busca ares divertidos para o cômodo.

Nessa varanda gourmet, o rosa escuro das paredes foi combinado com o laranja nos móveis. A combinação deu um ar ousado para decoração | Projeto: Cristiane Schiavoni

“Os tons frios (azul, verde e roxo) também funcionam muito bem! Eles nos trazem uma decoração mais sóbria, dando destaque para o rosa”, declara a profissional. Nesse caso, tanto a cor fria, quanto o rosa, podem protagonizar.

No quarto, o rosa pink da penteadeira foi enaltecido pela combinação com o azul da parede da cabeceira e o enxoval| Projeto: Cristiane Schiavoni

Ainda existe a alternativa de usar várias tonalidades de rosa em uma mesma decoração. “Quando elegemos uma única cor como destaque de um ambiente, a sugestão para não ficar monótono é reunir os diferentes tons e salpicar nos elementos”, aconselha Cristiane. Desse modo, o projeto terá um movimento agradável aos olhos.

Quais ambientes podem receber o rosa?

A resposta é simples: todos! Afinal, as cores não são limitadas a certos cômodos. “Muita gente pensa que o rosa só pode ser usado em quarto de bebê, mas a verdade é que ele vai muito além disso”, conta a arquiteta. Nesse sentido, é possível executá-lo na sala, no banheiro, no lavabo, na varanda e até mesmo na cozinha. Tudo vai depender da personalidade do morador e do estilo do projeto.

No projeto desse banheiro, o rosa claro foi aplicado na parede e nas toalhas. Os objetos em rose gold fecham o primor dos detalhes | Projeto: Cristiane Schiavoni

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

 

 

Por Bianca Benfatti

Imagens: Carlos Piratininga / Rafael Renzo / Sidney Doll

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.