SOCIAL
To Top

Reforma: apartamento na Avenida Paulista-SP mescla estilo industrial, arte de rua e elementos retrô

O projeto de interiores para um apartamento localizado no encontro de importantes avenidas de São Paulo – Paulista e Consolação – teve como objetivo criar morada para um jovem solteiro da área de publicidade e cinema.

Com um estilo de vida dinâmico e amante das artes visuais e música, o morador buscava um espaço descontraído para relaxar e reunir familiares e amigos.

A proposta foi unir o estilo do cliente com o contexto do local em que o apartamento está inserido: o Edifício Anchieta, tombado pelo CONPRESP como patrimônio arquitetônico da cidade, projetado e construído em 1941 pelo escritório carioca MMM Roberto, é um marco da Arquitetura Moderna. Com pé-direito alto e caixilharia piso-teto, foi possível conferir a este apartamento uma atmosfera de loft.

Com o propósito de revelar o método construtivo da época, as paredes e a estrutura foram descascadas, expondo os elementos estruturais em concreto aparente e paredes feitas com tijolo de barro maciço. Além disso, as instalações elétricas e de iluminação também seguem a linguagem de ficarem expostas. Os móveis foram desenhados utilizando perfis de ferro sem acabamento e madeira de demolição, e outros com estilo retrô, garimpados em lojas de antiguidades.

A decoração conta com as grandes paixões do morador: suas bicicletas, arte de rua, câmeras fotográficas antigas e elementos que demonstram seu grande apreço pela família e amigos.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: A Accor se junta à rede global de sustentabilidade, a Sustainable Hospitality Alliance

————————————————————————————————————————————————————————

Já o projeto de iluminação, desenvolvido juntamente com o Estúdio da Casa, usou iluminação indireta, como a luminária de ferro pendente da Sala de Estar, desenhada pela arquiteta Cecilia Horner Hoe, sócia-fundadora do escritório Hoearquitetura; iluminação direta (com projetores, lâmpadas de LED instaladas diretamente nos perfilados) e cênica, como as lâmpadas de filamento de cobre, que proporcionam uma luz aconchegante.

O resultado foi um apartamento moderno cheio de personalidade, com ambientes amplos e totalmente integrados.

FICHA TÉCNICA

PROJETO DE INTERIORES | REFORMA DE APARTAMENTO

LOCAL: Condomínio Edifício Anchieta – Av. Paulista, 2584 – São Paulo, SP

DATA DE INÍCIO DO PROJETO: MARÇO/2016

DATA DE CONCLUSÃO DA OBRA: NOVEMBRO/2016

ÁREA DA REFORMA: 100 m2

PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES: Arq. Cecilia Horner Hoe e Arq. Mary Ane de Azevedo (Hoeazevedo Arquitetura) | Colaboradoras: Bruna Bertuccelli e Luísa Stoler

PROJETO DE MOBILIÁRIO E ILUMINAÇÃO: Hoearquitetura: Arq. Cecilia Horner Hoe

FORNECEDORES:

Marcenaria Oriente
Serralheria Cia. do Metal
Marmoraria Lagonegro
Iluminação: Estúdio da Casa
Arte de Parede: Marcelo Anache

 

 

Por Suelen Magalhães

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.