SOCIAL
To Top

Quatro restaurantes projetados pelo arquiteto Gabriel Bordin para conhecer no litoral catarinense

Além da boa gastronomia, o guia é composto por estabelecimentos projetados pelo arquiteto Gabriel Bordin

Se além de um bom cardápio a arquitetura do lugar pesa na escolha, então esse roteiro é para você. Os quatro restaurantes a seguir têm propostas gastronômicas totalmente distintas e apenas um traço em comum: assinatura do arquiteto Gabriel Bordin. O profissional também indica seus pratos preferidos do itinerário. Em Florianópolis, à beira do mar de Santo Antônio de Lisboa, o Pargus há dois anos tornou-se o queridinho dos que amam comida grega. Sob o comando do chef Nathan Oliveir, o lugar materializa o termo “pé na areia”.

A Grécia inspirou o projeto, porém não da forma mais explícita da estética conhecida. Bordin deixou de lado as cores azul e branca, e acolheu na paleta os tons mais cinzentos e arenosos. Assim como o bambu, material da bancada do bar, dos brises e fechamentos do teto. Parte do mobiliário foi criado com madeira reaproveitada e cestos de palha invertidos fazem as vezes de luminárias. No Pargus o arquiteto adora o Polvo Grelhado em cama de humus com Tzatziki, farofa de pão ao nero e azeite grego. Fica a dica!

Sob a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis que acaba de ser reinaugurada, fica o Noma Rooftop. No grande terraço construído pode ser vislumbrada a bela vista logo à frente com degustação de um dos melhores sushis da cidade, onde também funciona uma “baladinha”. O restaurante foi repaginado pelo escritório. Bordin seguiu com o rosa na paleta, presente nos tecidos dos estofados, forro e na grande bancada de cerâmica do Sushi Bar. No endereço, o arquiteto não abre mão do Nigiri de barriga com vieira crocante.

Vista do Noma Rooftop e James Pizza com vista direta para a ponte Hercílio Luz (3D)

No mesmo endereço do Noma Rooftop, divide o CEP a James Pizza, administrada pelo mesmo grupo, porém outra proposta com assinatura de Bordin. Com décor aconchegante e moderno, a referência veio do bairro de Chelsea, em Londres. Uma grande mesa central marca o espaço com ar descontraído e o neon “Let the good time roll” reforça o convite para aproveitar o momento. Por ali, o arquiteto revela sua redonda preferida: Burrata assada envolta em massa de pizza. Melhor degustá-la na varanda na altura da ponte Hercílio Luz, um dos locais mais disputados da casa.

Na Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, o tradicional restaurante-club La Belle passou por uma grande reforma comandada pelo arquiteto. O azul royal prevalece na proposta misturado ao branco, num layout fluido que atende tanto a função balada quanto restaurante.

La Belle, em Balneário Camboriú, é um mix de restaurante e casa noturrna

“A planta dividida em três faixas paralelas inicia na varanda com vista para o mar, adentra o restaurante e chega à pista de dança. Estes espaços foram divididos com cortinas ou sistema de vidro deslizante para que possam ser integrados ou divididos com facilidade. A divisão ainda se dá por uma graduação na linguagem do espaço, iniciada mais clara e praiana na varanda e terminando mais noturna no espaço de eventos”, completa Bordin. Vale aproveitar o fervo da pista, mas antes experimentar o Risoto de Camarão Capri com molho de moqueca. Prato imperdível!

http://www.gabrielbordin.com.br

 

 

 

 

 

Por Luciana de Moraes

Imagens: Fabio Severo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Bravo!

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.