Sustentabilidade, acessibilidade, tecnologias, valorização da equipe, atitudes positivas e avanços em prol do planeta foram as métricas desta edição
Aconteceu durante esta terça-feira (16), no Novo Hotel – Center Norte, a segunda edição do Property Meeting – Behing The Scenes, organizado pela equipe de Paulo Mancio, SVP Design, Technical & Construction da Accor para a América do Sul, com intuito de aprimoramentos contínuos para a melhor experiência dos hóspedes e visitantes das unidades. O evento especialmente preparado para a gestão da manutenção preventiva busca a otimização do desempenho de sistemas, máquinas e equipamentos, e das instalações existentes, bem como para as futuras. O bom funcionamento de suas mais de 4.800 unidades, deve-se ao olhar atento e ações rápidas destas equipes. A Accor, uma das líderes mundiais no segmento de hospitality, desenvolveu internamente a disrupção para seu mercado, agindo prontamente quanto aos anseios dos hospedes atuais. “Buscamos manter as propriedades seguras, acessíveis, modernas, mas sobretudo sustentáveis e valorizadas, e esta equipe tem esta responsabilidade”, explicou Paulo Mancio durante a abertura do evento.
Ao todo, foram 350 participantes que receberam atualizações e diretrizes de segurança e manutenção para os próximos períodos, o que incluiu importantemente a sustentabilidade, acessibilidade, tecnologias e inovação, valorização da equipe, atitudes positivas e avanços em prol do planeta, preservação dos recursos hídricos e de energia elétrica.
Com pontualidade britânica, ainda pela manhã, foi realizada uma explanação pelo CEO Patrick Mendes, os negócios da empresa envolvem atualmente mais de 706.000 quartos de hotéis, com abertura prevista de 100.000 novos quartos ainda para este ano. “Nunca tivemos um crescimento tão forte, e por isso temos uma responsabilidade ainda maior em garantir a segurança dos clientes e colaboradores diariamente, dos ativos e patrimônio da marca.”, reforça o CEO.
O primeiro palestrante foi Raimundo Ribeiro, da LG Ar-condicionado, que abordou a temática de novas tecnologias, eficiência, e dicas de utilizações.
Em seguida, iniciou-se o primeiro painel apresentado com moderação de Zilca Saldanha, Gerente Sênior de Implantação da Accor, com pauta principal à segurança e riscos iminentes. O diálogo foi iniciado com o engenheiro Carlos Rodriguez, responsável por implantações e reformas de mais de 80 empreendimentos; em seguida Dionísio Campos – Gerente de Gestão e Riscos, com mais de trinta anos de experiência na área, e ainda Marcelo Salomão – TI, com vasta experiência no setor, para que fossem tratados todos os tipos de segurança da corporação.
O segundo Painel, teve a participação de Felipe Faria – Diretor Executivo da Green Building Council no que tange as certificações no Brasil, e ainda a presença da PHD em Engenharia Civil – Daniela Abreu que explanou sobre suas experiências no País e em outros lugares que já viveu. Sua percepção do que falta ainda para o mercado brasileiro é a utilização de medidas e construções sustentáveis via esferas governamentais, tornando-se exemplo para os demais, uma vez que a iniciativa privada já desenvolveu e desenvolve projetos fantásticos em nosso País, e ainda o diálogo de benefícios que estas construções certificadas trazem para todos, de maneira ampla e profunda. E por fim, uma conversa super importante com Bruno Manfuz, sócio fundador do Guia de Rodas, para tratar do assunto de acessibilidade. “Acessibilidade é um exercício contínuo”, reforça o empreendedor.
Deivison Predoza CEO da empresa Verde Ghaia, abordou o tema eficiência energética. Segundo o profissional mineiro, a boa gestão e melhor eficiência geram além de ganhos consideráveis, respeito e boa reputação, mas que antes de mais nada, viver no dia a dia esta realidade é fundamental.
Fernando Mariante – Gerente de propriedade e manutenção sobe ao palco as 14h, reforçando a importância dos treinamentos frequentes e com temas pontuais para toda a rede, para que otimize-se a experiência do hóspede, mas de forma fundamental, mantenha-se de forma ininterrupta a segurança de todos.
Em seguida, o palestrante Andrei Alves que é advogado e teólogo, iniciou a abordagem de desenvolvimento pessoal com a temática “Reprograme sua mente”. Segundo o profissional, “a parte mais importante sobre sua vida é quando você entende onde quer chegar, conhecendo os seus potenciais”, reforçou.
Próximo às 16h, Olivier Hick, COO de Operações Midscale e econômicos da Accor destaca o crescimento destas operações no Brasil, o gigantismo da empresa e o pipeline que prevê novas 100 unidades, chegando a 650 hotéis em operacao no País. Reforçou ainda a importancia deste evento, no que tange as operações e a qualidade de tudo o que é oferecido aos hóspedes e visitantes de cada uma das unidades.
Carlos Jacob especialista em inteligência de mercado, Diretor do Grupo Capital e Energia, trouxe cases bastante interessantes de energias renováveis. Iniciou sua temática explanando sobre a zero emissão de carbono (Zeg), e a criação de energia a partir de elementos naturais. “Hotéis precisam preparar-se para o crescente número de carros elétricos em seus estacionamentos – esta condição já é uma realidade, é preciso tornar-se sustentável e reduzir custos. Cada caso é um caso”, afirmou Jacob.
Destacando os desafios em garantir a melhor experiência aos hóspedes da categoria Luxo Premium, Philippe Trape – COO Luxe & Lifestyle da Accor América do Sul, reforça a importância dos investimentos da empresa na aquisição de marcas, e também da qualidade dos produtos e serviços ofertados, o que inclui medidas ambientais importantes, para a consolidação mundial neste segmento.
Homenagens foram concedidas a Léa Lobo – Publisher da Revista Infra, Luciano Brunherotto Presidente da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities), ao Bruno Mahfuz – Fundador do Guia de Rodas e também Luiz Puglia, responsável pela implantação do PMP – Plano de Manutenção na Accor.
A PREMIAÇÃO AOS MELHORES LIDERES DE MANUTENÇÃO
Encerrando as atividades, iniciou-se a premiação aos Chefes de Manutenção Accor, que mantém acompanhamento contínuo, onde os critérios de avaliação para a premiação foram o Score PMP 2018, Segurança e Gestão. Confira:
MENÇÃO HONROSA
– Antônio Carlos – Ibis Styles Curitiba – Centro Cívico
– Natanael Dantas Siqueira – Mercure São Paulo
– Ederson Goulart Batista – Ibis Budget Curitiba – Aeroporto
– Marcos Santos – Mercure São Paulo – Boa Vista
– Emerson Santos – Novotel São Paulo – Center Norte
TROFÉU TOP FIVE
5º lugar – Klaus Leppaus Ataide – Ibis Vitoria Praia de Camburi
4 º lugar – Bruno Silva Dias – Mercure Santo André
3 º lugar – Gilberto Djalma da Silva – Ibis Budget São Paulo Jardins
2º lugar – Alex Marques – Ibis Budget São Paulo Paulista
1º lugar – Alexandre Alves – Ibis São Paulo Expo
Por Redação – Revista USE DESIGN