SOCIAL
To Top

Projetos de iluminação ganham ares de modernidade com acrílico

Leve, versátil, excelente condutor de luz e, sobretudo, bonito, o acrílico ganha cada vez mais espaço entre os itens de iluminação

INDAC (Instituto Nacional para Desenvolvimento do Acrílico) mostra, durante a 16ª edição da Expolux 2018, que quando o assunto é iluminação, o acrílico é uma matéria-prima ímpar. Lustres, luminárias de teto e parede e abajures, não são poucos os itens feitos com o material que ganharam leveza e versões mais modernas e inusitadas. A feira acontece de 24 a 27 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O painel luminoso da Acrilaria é pura arte, que além de iluminar o espaço, ainda contribui para a decoração. Nesta versão, com 1 metro de comprimento e 33 cm de altura, a ilustração da Catedral da Sé, de Carlos Rizzo, ganha mais vida com a luz que percorre o acrílico e ilumina os detalhes da obra. O valor da peça, que também já foi exposta na Casa Cor e acaba de ganhar uma versão 3D, é de R$ 2.000,00, mas a empresa oferece outros dois tamanhos de painéis, além de mais opções de imagens, como a do Conjunto Nacional e da Estação da Luz, ambas da cidade de São Paulo.

Rizzo, que fundou a Acrilaria e que, assim como o pai, é arquiteto, conta que as luminárias em acrílico são mais leves, seguras e resistentes. “A maneira como as cores e a luz reagem no acrílico são completamente diferentes das telas comuns. As cores ficam muito mais vivas, e quando a luz muda, tudo muda junto, de uma forma intensa, única”, explica.

Extremamente versátil, o acrílico tem possibilitado o nascimento de projetos ousados. Neste, da PPCaponi, a luminária de mesa criada por Pedro Caponi, brinca com estilo vintage japonês e dá ares de modernidade à peça, que ainda pode ser transformada pelo consumidor. É que os pingentes da cúpula são móveis e podem ser trocados. A empresa oferece uma grande variedade de cores, todas translúcidas, que são vendidas separadamente. A luminária tem 31 cm de altura, 17 cm de largura e 26 de profundidade. Seu preço é de R$ 245,00.

Caponi conta que a iluminação realça as propriedades naturais do acrílico, como brilho e transparência, resultando em uma infinidade de tons. “Outra vantagem deste plástico é a combinação de estilos que permite, já que não conflita com nenhum deles”.

Para quem tem projetos próprios ou quer tirar do papel algo único, Caponi conta que o acrílico é a garantia de que as ideias podem, de fato, ganhar vida. Além do design exclusivo, o material ainda permite obter resultados muito gratificantes.

Eduardo Fiasco, diretor da Sinteglas, fabricante nacional de chapas acrílicas, conhece bem as propriedades deste plástico. Em meio a um universo de variedades, com diferentes texturas, espessuras, cores e transparência, entre outras características, a empresa ainda oferece diversos tipos de acrílicos específicos para iluminação, como os da linha para LED, com excelente capacidade de transmitância da luz.

Ainda segundo ele, as chapas acrílicas especiais para iluminação são muito utilizadas em projetos de alto valor agregado. Nelas, a empresa utiliza pigmentos especiais e de fabricação própria para atingir a qualidade exigida. Não à toa, a fabricante fornece para alguns dos principais designers e marcas do país, entre eles, Wagner Archela, CarboDesign, Diagonale e Bertolucci.

 

Consumidores mais cientes dos benefícios oferecidos pelo acrílico, o setor de comunicação visual é o que mais demanda projetos de iluminação feitos com esse plástico nobre. No estande da Vogue EyeWear, na Expo Abióptica, as luminárias esféricas feitas pela Artcryl foram atração a parte.

Para projetistas, designers, arquitetos e decoradores que ainda têm dúvidas sobre o material, o INDAC mantém o programa Acrílico em Ação, por meio do qual, ajuda o cliente a pensar seu projeto e encontrar um transformador de acrílico indicado para cada caso. Tudo isso, gratuitamente. Contato através do site: www.indac.org.br, no link Iniciativas e Publicações e, depois, selecionar Acrílico em Ação – Assessoria Gratuita Especializada.

SERVIÇO

ACRILARIA – www.acrilaria.com.br – contato@acrilaria.com.br

PPCAPONI – www.ppcaponi.com.br – ppc@caponi.com.br

ARTCRYL – www.artcryl.com.br – contato@artcryl.com.br

SINTEGLAS – www.sinteglas.com.br – atendimento@sinteglas.com.br

SOBRE O INDAC

O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização criada há 17 anos, por empresários da livre iniciativa do setor com objetivo de promover o uso correto do acrílico, difundir o conhecimento das suas propriedades e aplicações, além de ampliar sua participação no mercado, por meio da indicação de seus associados.

A entidade, geradora de negócios e difusora de conhecimento para o setor de acrílico, reúne atualmente 38 filiados em todo o país.

Para saber mais, acesse: www.indac.com.br

Por Cléa Martins

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.