SOCIAL
To Top

Projeto residencial brasileiro AGE360 recebe a maior pontuação do mundo em qualidade de vida

Antecipando a maior tendência do mercado imobiliário mundial, o projeto da incorporadora curitibana AG7 Realty recebeu a maior pontuação do mundo pelo Fitwel, em projetos residenciais, é o mais premiado da América Latina e está no top 15 global na certificação de qualidade de vida, tornando-se uma referência para a arquitetura mundial

A medicina já estuda há muitos anos como o código postal de uma pessoa tem influência na saúde do próprio código genético dela. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é definida como o “completo bem-estar bio psico social” e não apenas a ausência de doenças. Ou seja, o lugar onde moramos impacta diretamente na saúde do corpo e pode garantir esse bem-estar que a própria saúde pede. Tal constatação ficou ainda mais evidente durante a pandemia do COVID-19, quando a atenção do mercado imobiliário foi voltada para as novas certificações de qualidade de vida, selos que tem como propósito garantir a construção de edifícios mais saudáveis para as cidades e seus habitantes.

O prédio residencial curitibano AGE360, que tem se destacado no cenário mundial por seu exclusivo projeto, acaba de ser reconhecido pela certificação Fitwel – selo internacional de saúde e bem-estar no morar – como o residencial com a maior pontuação do mundo. O projeto também tem a maior pontuação da América Latina, dentre todos os tipos de projeto, e está no top 15 global. Ele é assinado pelo escritório de arquitetura Triptyque Architecture e incorporado pela AG7 Realty, incorporadora curitibana que tem em seu board uma médica especialista em inovação, a Dra. Andressa Gulin.

O selo internacional Fitwel reconhece projetos que colocam o indivíduo como a peça mais importante em um espaço e tem como premissa a arquitetura e a construção voltadas à promoção da saúde. Dos projetos disponíveis no diretório do Fitwel, em todo o mundo são 286 edifícios certificados e apenas 30 deles atingiram a pontuação “3-star”. O AGE360, localizado na categoria “Fitwel v2.1 Multifamily Residential”, é um destes e registrou pontuação de 128,94 pontos ainda em projeto.

De origem norte-americana, a certificação baseia-se em mais de 3.000 estudos científicos analisados por especialistas em saúde e design do governo dos Estados Unidos em busca de estratégias direcionadas à construção de edifícios mais saudáveis, que permitam melhor qualidade de vida. Mais do que uma certificação, a Fitwel serve como uma espécie de guia para o bem-estar das pessoas, já que aponta 60 estratégias para isso. Os valores considerados centrais nesse guia passam por: saúde da comunidade, redução de morbidades, responsabilidade social, atividade física, segurança, sentimento de bem-estar e acesso a alimentação saudável.

 No AGE360 a saúde do morador é um dos pilares de sustentação do projeto que une arquitetura e sustentabilidade atrelados a ambientes, serviços e materiais que inspiram um estilo de vida mais saudável. Edifícios certificados Fitwel seguem critérios que estimulam a construção de ambientes que influenciam em hábitos como a alimentação, condição física, o humor, os padrões de sono, a relação entre as pessoas, a qualidade de ar e água.

Entre os inúmeros critérios pontuados pelo AGE360, os futuros moradores terão a garantia de viver em um residencial que conta com: áreas bem ventiladas e iluminação natural em todas os ambientes, visto que o empreendimento é cercado por amplas janelas do piso ao teto, em 360 graus que garantem a qualidade do ar; sistema de filtragem na caixa d’água garantindo água potável em todos os apartamentos, além de  bebedouros distribuídos nas áreas comunsáreas que estimulam práticas de atividades físicas indoor, como a academia, com equipamentos de última geração, e outdoor, como a quadra de areia para práticas de beach tênis e vôlei de praia; a seleção de materiais livres de substâncias tóxicas como o chumbo e asbestos, que podem causar doenças crônicas; sistemas de segurança física e biológica nas áreas de acessos com estações de desinfecção e tecnologia de última geração para vigilância dos usuários,  além de equipamentos para casos de emergências graves como desfibriladores externos automáticos em áreas estratégicas do residencial para casos de infarto.

Ainda, o edifício une tecnologia e sustentabilidade levando o conceito de biofilia, que pode ser sentido na harmonia de um paisagismo marcante localizado no térreo, que se eleva com floreiras de irrigação automatizada em todos os apartamentos. A criação de um microclima único é alimentada pela reutilização de água da chuva e de manutenção do condomínio, que garantem sua perenidade. O edifício também conta com esquadrias de alta performance que garantem o conforto térmico e sonoro nas áreas internas, que levam um equilíbrio de temperatura dos ambientes internos e externos com a melhora do conforto e qualidade do sono.

Nas áreas comuns estão espaços destinados a experiências facilitadoras de rotina e com o propósito de estimular a conexão pessoal e social dos residentes, localizados a poucos andares de distância dos moradores, no meio do edifício, com vistas impressionantes da cidade para contemplar o entardecer de Curitiba, por exemplo. Entre elas está o Salão de Festas, sob um lindo jardim; áreas para relaxamento e meditação, que trazem paisagens de tirar o fôlego; e ainda espaços como a Wellness Kicthen que traz novas referências de espaços gourmets com acesso a horta orgânica, com alimentos da Lapinha Spa. O edifício ainda contará com uma programação de atividades periódicas como Clubes de Leitura, Aulas de Culinária e Atividades Físicas, organizadas pelo concierge do prédio em parceria com a Lapinha Spa e os moradores também terão acesso a espaços exclusivos para trabalho, home schooling, creativity room e serviços pay per use, como atendimento médico, salão de beleza e massagem.

O olhar de uma médica na incorporação

A Dra. Andressa Gulin, sócia da AG7 Realty e uma das primeiras médicas da América Latina a receber a certificação Fitwel Ambassador, que forma líderes para o desenvolvimento de construções mais saudáveis, relata que as pessoas passam cerca de 85% do seu tempo dentro de edifícios, espaços que têm impacto direto e indireto na saúde dos seus usuários. “A necessidade de se criar projetos focados em saúde e bem-estar se torna uma nova premissa para o mercado imobiliário. Os edifícios podem ser vistos como nossa armadura imunológica, onde o cuidado com a saúde ganha a conotação de segurança e o bem-estar um estilo de vida do morador”, afirma.

Segundo ela, a incorporação destes projetos certificados também demonstra o compromisso social dos investidores. “A pontuação vai além dos espaços internos e qualifica os projetos por demonstrar uma preocupação em estimular a convivência dentro do bairro, levar benefícios sociais para o entorno, incentivar o comércio local e do pequeno produtor”. No AGE360, a incorporadora AG7 contemplou um projeto de gentileza urbana que construirá uma rua na região do edifício, além de uma loja comercial no empreendimento, que abrigará serviços e produtos alinhados com a marca, e ainda terá parte de seus recursos destinados para ações sociais.

Ao todo, são três chancelas unidas que fazem do AGE360 o primeiro Wellness Building do Brasil: além da maior pontuação na certificação Fitwel, o edifício está em processo de certificação pelo Green Building Council (GBC), a principal certificação de sustentabilidade do país; e recebe a chancela da Lapinha SPA na concepção de espaços que reverberam cuidado para levar saúde e bem-estar de forma holística ao dia a dia dos moradores.

A incorporadora AG7 Realty se destaca por entregar residenciais premiados e reconhecidos em todo o mundo por sua arquitetura, design, saúde e bem-estar. Recentemente, seu outro projeto, o ÍCARO Jardins do Graciosa, assinado por Studio Arthur Casas recebeu o prêmio internacional de arquitetura Rethinking The Future, uma das premiações de renome na área de Arquitetura e Design mais reconhecidas do mundo. O projeto também foi um dos primeiros residenciais certificados no Green Building Council e é o residencial com maior pontuação em sustentabilidade. Para saber mais sobre a AG7, clique aqui. Para saber mais sobre o AGE360, clique aqui.

Sobre a AG7

Conteúdo, conceito, tecnologia, design e experiência. A holding AG7 é uma plataforma entre os melhores profissionais da economia criativa, tais como designers, arquitetos, engenheiros e paisagistas, e o consumidor final, contemplando para isso uma cadeia que reúne os mais prestigiados e inovadores fornecedores, construtores, técnicos, cientistas e parceiros investidores. O resultado são produtos que estão na fronteira da tendência, seja em empreendimentos imobiliários, seja em design e inovação. “Unimos conceito, tendência, design, arquitetura, sustentabilidade, construtores, fornecedores, cientistas e os profissionais mais preparados e renomados em suas áreas na criação de empreendimentos únicos, que transportam a experiência do morar a uma nova dimensão, mais personalizada e atualizada com os novos tempos”, define Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7. “Nós construímos diferente porque acreditamos em um mundo diferente. Nosso mindset é voltado à tendência, à inovação, ao design e ao bem-estar.”

A atuação da empresa, que oferece serviços de consultoria de inteligência imobiliária completos, full service real estate developer, ocorre em três frentes: prospecção e parceria de novos negócios, properties com imóveis de renda e, por meio da AG7 Realty, gestão de incorporações imobiliárias. Entre as premiações e conquistas, estão o 20º Prêmio Master Imobiliário, o mais importante do mercado de imóveis no Brasil; o 23º Prêmio Master Imobiliário; a Certificação Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio na categoria “Gold”; o Rethinking The Future; prêmio internacional de arquitetura reconhecido como uma das premiações mais importantes do mundo do universo da Arquitetura e Design; entre outras. Em 2020, a holding lançou seu mais novo empreendimento, em parceria com a Triptyque Architecture, a ser edificado em Curitiba (PR) sendo um dos prédios mais altos do Brasil, com design marcante, inspirado nos arranha-céus de Nova York, e com vista 360º da cidade. O AGE360, localizado em um dos pontos mais altos da cidade, foi projetado para ser o edifício de maior destaque na capital paranaense. “Como plataforma criativa de negócios, a AG7 traz um novo conceito de design e de estilo, que entrega ao cliente soluções, em produtos e serviços, personalizados e atualizados para um viver com qualidade, saúde, conforto, sustentabilidade e beleza.”

AG7
Endereço: Av. Sete de Setembro, 5739 – Edifício Priori (sala 303)
Tel.: (41) 3128-8203
Site: ag7.co
Instagram: @age360_ag7 | @icaroag7 | @ag7realty
Facebook: AG7 Realty | Mandala Curitiba

 

 

 

Por Marcela Andressa

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.