SOCIAL
To Top

Projeto Raiz reúne designers brasileiros durante a Paris Design Week 2021

Entre os dias 09 e 18 de setembro, o projeto de internacionalização do designer brasileiro promove a exposição de estúdios e empresas de design nacional em evento híbrido

Pela segunda vez e sob a missão de posicionar profissionais do design brasileiro no exterior, em especial na Europa e América do Norte, o Projeto Raiz participa da Paris Design Week, semana de design que reúne marcas e profissionais de diferentes lugares do mundo. A iniciativa é promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Embaixada do Brasil na França.

A participação dos designers é fruto do acompanhamento prévio comandado pela direção do Projeto, que avalia individualmente o potencial exportador de cada membro e o direciona de acordo com a estratégia comercial da marca e às exigências deste mercado consumidor. Esta é a maior atuação de designers brasileiros no evento. Além de poderem conhecer suas obras pessoal na plataforma digital e no espaço físico da Maison & Objet, feira âncora da Paris Design Week, os designers brasileiros apresentarão um vídeo conceitual produzido especialmente para o evento na Galerie Joseph Froissart, de 8 a 15 de setembro, em um espaço dedicado exclusivamente para o design internacional. No total são mais de 30 estúdios que representam o melhor do design brasileiro em ambos os eventos.

O filme de cerca de seis minutos explica o que é o Projeto Raiz, discorre sobre os designers participantes e informa onde são encontradas suas peças no cenário internacional. Dentre os cerca de 100 participantes do Projeto Raiz, o filme apresenta trabalho de designers como Aristeu Pires, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Sérgio Matos, Estúdio Bola, entre outros. Efeitos sonoros e visuais foram escolhidos para embasar a vertente multicultural e internacional do design brasileiro.

Já os designers participantes do evento e da plataforma Maison & Objet (de 02 a 09 de setembro) apresentam peças que também reforçam a pluridade do design nacional, além de destacar o talento desses profissionais em explorar cores, formas e materiais de maneira diversificada em suas criações. Os visitantes do evento podem conferir as peças assinadas por Alessandra Delgado, Atelier Le Motif, Larissa Batista, NDT Project – Ricardo Rodrigues, Studio Marta Manente, Designers by St. James e Sutdio Vallvé.

Trajetória do Projeto
A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil tem deixado a sua marca nos principais circuitos de design do mundo. Esta é a percepção do Sindmóveis Bento Gonçalves, instituição que há 60 anos desenvolve indústrias moveleiras no país, e da Apex-Brasil, que através do Projeto Raiz estimulam a geração de negócios para designers no exterior.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Luz, natureza e bem-estar

————————————————————————————————————————————————————————

O Projeto Raiz nasceu como um braço do Projeto Orchestra Brasil – existente desde 2006 e voltado para internacionalização da cadeia de fornecedores da indústria moveleira brasileira. Em 2012, foi então inserido o segmento de design que em 2014 recebeu o nome de Projeto Raiz e se tornou independente. A nova marca expressa a soma de culturas que alimenta a criatividade nacional sob a supervisão do Sindmóveis Bento Gonçalves. Este sindicato investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, com a criação do Prêmio Salão Design – que mais tarde, em 2007, culminaria na feira de mobiliário e complemento de alto padrão Casa Brasil. Em 2016, a feira migrou para São Paulo e se tornou o evento âncora da Semana de Design da capital paulista, a High Design – Home &Office Expo.

Estratégia
A inteligência estratégica do Projeto Raiz busca oportunidades em duas frentes: promoção dos designers para inserção dos profissionais às cadeias de licenciamento e distribuição e a busca de nichos próprios de mercado por meio da inovação em processos e produtos, fato que possibilita a negociação de projetos especiais e cessões de patentes; oportunidades para exportação do móvel assinado, em parceria entre designer e indústria. Atualmente, cerca de 100 estúdios de design participam da iniciativa.

Resultados
A distribuição geográfica dos contratos de licenciamento internacionais das empresas do projeto Raiz concentra-se na América do Norte e na Europa. O principal destino das licenças internacionais das empresas do projeto Raiz é a Itália, seguido pelo mercado Estadunidense. No que tange o desempenho das ações estratégicas, tem-se um total de XXX produtos criados por brasileiros à venda no mercado internacional. Além disso, cerca de XX% das empresas do projeto exportaram mais de uma vez nos últimos três anos. Em casos de licenciamento, a maioria dos estúdios com esta prática no exterior especifica até dois contratos ao ano.

Projeto Raiz – Paris Design Week
https://www.raizproject.com/
https://galeriejoseph.com/paris-design-week/
De 08 a 15 de setembro
Domingo, das 10h às 17h; Segunda e Terça, das 10h às 18h; Quarta, das 10h às 16h
116 rue de Turenne, 75003 Paris
655 W. 34th St. (11th Avenue at 38th Street)

Projeto Raiz – Maison et Objet
Versão digital: clique aqui
Versão presencial: de 02 a 09 de setembro
De 11h às 19h, exceto no dia 09 que finaliza às 15h
7 Rue Froissart – 75003 – Paris – França

 

 

Por Patricia Buarque – Compor Comunicação

Imagens: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.