SOCIAL
To Top

Primeiras impressões de Milão

A principal feira de móveis, Salone del Mobile, de Milão, acontece nesta semana, na Itália, e a arquiteta e designer Gislene Lopes conta o que viu já no primeiro dia da Semana do Design

As vitrines da loja Rinascente,  criadas pela designer holandesa Sabine Marcelis.  As peças em plaxiglass fazem o efeito de movimento com as plantas. É o “Ballet das Plantas”.

Acontece em Milão, na Itália, entre os dias 09 e 14 de abril, a principal feira do mobiliário mundial. A Isaloni chega à sua 58ª edição e, além dos móveis, também, engloba os maiores nomes da decoração, com a Euroluce – equipamentos de iluminação, e o Workplace3.0/SaloneUfficio.

A arquiteta e designer de interiores Gislene Lopes está presente na cidade milanesa e observou a mescla da importância de se renovar o mobiliário e trazer a modernidade para as suas criações, como é o caso da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, a celebração da tradição, onde se honra peças icônicas do design mundial.

Na Fuorisalone – a “Feira fora do salão”, onde há exposições com peças de design espalhadas pela cidade de Milão –  a profissional destacou a instalação da designer holandesa Sabine Marcelis, para a segunda edição do The Green Life. As criações da designer ocupam as janelas, dentro e fora da loja Rinascente, na Piazza Duomo. Foram criados assentos em vários tons de laranja na avenida que segue da loja à praça, junto a 16 oliveiras centenárias. Sabine criou, também, o “ballet da planta”, uma série de oito esculturas em movimento para as vitrines da loja que ficam de frente para a Piazza, que existem em perfeita harmonia com a avenida. “Nas vitrines, os discos coloridos de plexiglas se contorcem e flutuam em torno das plantas, fazendo uma alternância de cores e trazendo movimento à avenida. É realmente um ballet harmonioso e lindo de se contemplar”, conta Gislene.

Durante a Semana de Design de Milão, também se comemora os 50 anos da poltrona Donna, criada pelo designer italiano Gaetano Pesce. A peça criada pelo designer, arquiteto e artista, foi a primeira feita por ele com significado político. A sua forma lembra um corpo feminino e está amarrada a uma corrente ao apoio para os pés. Gaetano, em sua obra, denuncia a posição da mulher, vítima de preconceito, medo e violência do homem, onde é privada, em certos países, de direitos ao indivíduo, somente concedidos a eles.

A poltrona Donna, em grande escala, homenageada na Piazza Duomo por seus 50 anos. Ela foi a primeira peça política criada por Caetano

Gislene Lopes pôde ver, in loco, a celebração em homenagem à “Donna”, em plena Piazza del Duomo, com a presença do próprio Gaetano Pesce. As comemorações permanecem durante toda a semana em que ocorre o Salone del Mobile e, além de celebrar a criatividade italiana quer, também, mostrar e conscientizar sobre o seu doloroso significado aos milhares de visitantes de diversos países do mundo que passarão pela cidade nestes dias. “Este foram apenas os primeiros dias da Semana do Design e já me encantei com o que vi do lado de fora do Salão principal. Vamos ver o que me aguarda lá dentro. Acredito que muitas percepções e novidades estão por vir”, encerra Gislene Lopes.

Gislene Lopes em uma das instalações externas da Semana do Design .
Por Mão Dupla Comunicação
Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.